Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.
OK
A associação
Notícias
Guias
Congressos
Dados educacionais
Edital
Editora pública
Banco de fontes
CONTATO
ASSOCIE-SE
LOGIN ASSOCIADO

Webinário na 3ª-feira analisa Meta 1 do PNE

Beatriz Abuchaim, da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, e Cisele Ortiz, do Instituto Avisa Lá, vão falar sobre educação infantil; veja 1º webinário da série "De Olho no PNE", transmitido em janeiro

14/02/2018
Redação Jeduca

Da Newsletter da Jeduca

 

A Jeduca e o Todos pela Educação realizam na terça-feira (20/2) às 10 horas o segundo webinário da série “De Olho no PNE”. O tema será a Meta 1 do Plano Nacional de Educação, que trata da ampliação do acesso à educação infantil em creches e pré-escolas.

 

O webinário, que vai ser transmitido pelo canal da Jeduca no YouTube, terá a participação das especialistas Beatriz Abuchaim, da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, e Cisele Ortiz, do Instituto Avisa Lá. Elas vão discutir questões relacionadas a acesso e atendimento das crianças nas faixas de 0 a 3 anos e de 4 a 5 anos, infraestrutura das escolas, como definir padrões mínimos de qualidade e formação de professores.

 

A Meta 1 previa “universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 e 5 anos de idade” e determina a ampliação da “oferta de educação infantil em creches de forma a atender, no mínimo, 50% das crianças de até 3 anos” até 2024, quando termina o prazo de vigência do Plano.

 

O primeiro objetivo não foi alcançado. Segundo as notas estatísticas do Censo Escolar 2016, divulgadas este mês pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), a taxa de atendimento fechou 2016 em 84,3% para crianças de 4 e 5 anos. Quanto às creches, 25,6% das crianças de 0 a 3 anos eram atendidas naquele ano.

 

Durante o webinário, os participantes receberão dicas de como navegar pelo OPNE (Observatório do PNE), plataforma criada para permitir o monitoramento do Plano. No OPNE, jornalistas encontram dados sobre as 20 metas do Plano, tanto nacionalmente quanto desagregados por estados e municípios.

 

Transmitido em 16 de janeiro, o primeiro webinário do “De Olho no PNE” serviu como uma introdução à série. Ele teve como convidadas Priscila Cruz, presidente-executiva do Todos Pela Educação, e Mariana Alcalay, especialista em ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).

 

Priscila falou sobre a importância institucional do PNE e os desafios pela implementá-lo até 2024 e Mariana comentou sobre a relação entre o Plano e os ODS, agenda aprovada pela Organização das Nações Unidas em 2015. A equipe do OPNE também apresentou um tutorial geral para navegação na plataforma, que tem dados desagregados por estados e municípios.

 

 

 

   

Hashtag: Se você quer ter a sua matéria divulgada na Newsletter da Jeduca, publique o link nas redes sociais com a #conteprajeduca, para que possamos encontrá-la! O espaço é aberto a autores de matérias de educação, mesmo quem não é associado da Jeduca 

#Webinário #Unesco #TodosPelaEducacao #PriscilaCruz #PNE #OPNE #Meta1 #MarianaAlcalay #"DeOlhonoPNE" #BeatrizAbuchaim #CiseleOrtiz #InstitutoAvisaLa #FundacaoMariaCeciliaSoutoVidigal

PARCEIROS FINANCIADORES
PARCEIROS INSTITUCIONAIS
ASSOCIAÇÃO DE JORNALISTAS DE EDUCAÇÃO