Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.
OK
A associação
Notícias
Guias
Congressos
Dados educacionais
Edital
Editora pública
Banco de fontes
CONTATO
ASSOCIE-SE
LOGIN ASSOCIADO

Webinário OCDE-Jeduca aborda relatório internacional de educação

Amanhã, às 11 horas, videoconferência com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico vai apresentar os resultados do Education at a Glance 2017, que tem como foco a equidade

06/09/2018
Marta Avancini

Amanhã (11/9), às 11 horas, a OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) realiza, em parceria com a Jeduca, um webinário para apresentar os resultados do relatório Education at a Glance de 2017.

 

A videconferência será conduzida por Camila de Moraes, analista de Educação da OCDE, que é brasileira. A mediação será dos jornalistas Marta Avancini, editora pública da Jeduca, e Sergio Pompeu, editor do site da associação.

 

O evento é aberto a todos os interessados. Quem quiser participar deve entrar em contato pelo e-mail editorpublico@jeduca.org.br ou pelo celular/WhatsApp (19) 98800-1747.

 

O webinário será realizado no dia do lançamento internacional do relatório, um dos mais abrangentes documentos sobre o estado da educação em nível mundial. O documento compila e compara estatísticas dos 36 países que integram a OCDE, além de Brasil, China, Colômbia, Costa Rica, Índia, Indonésia, Federação Russa, Arábia Saudita e África do Sul.

 

Nesta edição, o foco recai sobre a equidade. O relatório analisa de que modo aspectos como gênero, nível de educação dos pais, região e o fato de pertencer a família de imigrantes impactam duas dimensões: o progresso por meio da educação e as associações entre aprendizagem e participação no mercado de trabalho.

 

Além disso, o relatório contempla temas como gasto em educação, equidade no ingresso e formação na educação superior, salários de professores e gestores, além de tamanho das turmas e tempo de aula.

 

A videoconferência será realizada na plataforma online da OCDE. Amanhã, entre 10h30 e 10h45, o interessado em acompanhar o evento pelo computador deve acessar este link e clicar em "join meeting". Quem preferir usar tablet ou smartphone, precisa fazer o download do aplicativo Webex Meetings e usar o código de acesso (access code) 957 657 984 e a senha (meeting password) @Edu2018!

  

 

Série “De Olho no PNE”

 

O webinário sobre o Education At a Glance não será o único realizado pela Jeduca esta semana. Na quinta-feira (13), às 10 horas, a associação fará, em parceria com o Observatório do PNE e o movimento Todos pela Educação, o 9º webinário da série “De Olho no PNE”, sobre as metas do Plano Nacional de Educação. O tema serão as metas 8, 9 e 10, que tratam, respectivamente, da ampliação da escolaridade média da população de 18 a 29 anos;  da alfabetização de jovens e adultos; e da integração da EJA (Educação de Jovens e Adultos) à educação profissional.

 

A videoconferência terá como convidados Ana Lima, cofundadora da Rede Conhecimento Social, que comandou o Instituto Paulo Montenegro e o Ibope Media, e Ocimar Alavarse, professor da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo e coordenador do Gepave (Grupo de Estudos e Pesquisas em Avaliação Educacional).

 

O webinário marca uma mudança na série “De Olho no PNE”, que passará a ter duas videoconferências por mês – até agosto, a frequência era mensal. O objetivo é permitir que a série cubra o maior número possível de metas do PNE ainda durante a cobertura da campanha eleitoral.

 

“Decidimos, em conversas com a Jeduca, ampliar a frequência dos webinários porque achamos que isso valoriza o papel do Plano Nacional de Educação nos debates e na análise das propostas dos candidatos nestas eleições”, diz a coordenadora de Projetos do Todos pela Educação, Vanessa Yumi Souto.

#AnaLima #CamiladeMoraes #DeOlhonoPNE #VanessaYumiSouto #RedeConhecimentoSocial #OcimarAlavarse #OCDE #Gepave #EducationAtaGlance

PARCEIROS FINANCIADORES
PARCEIROS INSTITUCIONAIS
ASSOCIAÇÃO DE JORNALISTAS DE EDUCAÇÃO