Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.
OK
11h30 às 12h20
// 18 DE SETEMBRO
Faça seu login acima para interagir
Que sociedade queremos?

A cobertura dos ataques às escolas e os dilemas da imprensa

Diante do aumento de ataques às escolas no País, jornalistas que participaram da cobertura recentes discutem os dilemas éticos sobre o que escrever, como relatar e qual destaque dar ao assunto.


Com Laura Mattos (Folha de S.Paulo), Lorrany Martins (A Tribuna/ES), Maurício Xavier (O Globo), Victor Vieira (Estadão) e mediação de Marta Avancini (Jeduca).

// QUEM PARTICIPA
Laura Mattos

Jornalista e mestre em Comunicação pela USP, onde integra o grupo de pesquisa Jornalismo, Direito e Liberdade. É autora do livro “Herói Mutilado – Roque Santeiro e os Bastidores da Censura à TV na Ditadura” (Companhia das Letras) e apresentadora do podcast de educação midiática “Curti, E Daí?”. Na Folha de S.Paulo, foi repórter da Ilustrada, editora da Folhinha, Turismo, tecnologia e gastronomia, colunista e atualmente é repórter especial.

Lorrany Martins

Repórter especial do jornal A Tribuna e Tribuna Online (ES) há 11 anos, especialista em reportagens na área de Educação. Graduanda de Letras-Português no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) e filha de professora. É embaixadora da Jeduca e vencedora, em 2022, do Prêmio de Educação Básica da Andifes ( Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior). Atuou na cobertura do ataque às escolas de Aracruz (ES), em 2022.

Maurício Xavier

Coordenador de produção da sucursal de São Paulo do jornal O Globo desde 2019. Antes, foi editor da revista Veja São Paulo entre 2010 e 2019. Passou ainda pelo canal por assinatura MTV e pelo jornal gratuito internacional Metro. Ao longo de 25 anos em redações de jornais e revistas, participou de coberturas e chefiou equipes durantes eventos como Eleições, Copas do Mundo e Olimpíadas. Produziu reportagens para editorias de Esporte, Cultura, Cidades, Política e Economia. Formou-se em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina em 1998.

Victor Vieira

Editor do caderno Metrópole do jornal O Estado de S. Paulo, com experiência na cobertura educacional. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pela Universidade de Sevilha (Espanha). Também tem passagens pelo jornal O Tempo, de Belo Horizonte, e pela revista eletrônica Consultor Jurídico (ConJur). Foi também responsável pelo roteiro, apuração e redação dos guias de cobertura da Jeduca "Educação infantil e os primeiros anos do Ensino Fundamental" e "Financiamento da Educação Básica". 

Marta Avancini - MEDIAÇÃO

Jornalista de educação e consultora de organismos internacionais e instituições do terceiro setor. Foi repórter, editora e correspondente em Paris da Folha de S.Paulo e repórter do jornal O Estado de S. Paulo. Jornalista Amiga da Criança premiada pela Andi – Comunicação e Direitos da Infância desde 1999. É editora pública, desde 2016, e editora do site da Jeduca, desde 2019.

// CONFIRA NOSSA AGENDA
// SEGUNDA-FEIRA, 18 de setembro
08h45
às
09h30
Café de boas-vindas no local
09h30
às
10h30
MESA:
Educação antirracista: a voz preta na história

O encontro de dois jornalistas que recontaram a história de uma maneira que brasileiros e norte-americanos jamais tinham ouvido ou lido. Tiago Rogero, autor do podcast Projeto Querino (Rádio Novelo), conversa com Nikole Hannah-Jones, autora de The 1619 Project (The New York Times Magazine), sobre como o jornalismo pode contribuir para uma educação antirracista.


Com mediação de Renata Cafardo (Estadão/Jeduca).

VEJA COMO FOI
10h35
às
11h25
MESA:
A cobertura dos ataques às escolas e o efeito contágio

A pesquisadora norte-americana Sherry Towers, uma das referências em pesquisas sobre o impacto da cobertura da imprensa nos ataques à escolas, fala sobre as evidências diante do aumento no número de atentados no País. A pesquisadora da Unicamp Telma Vinha comenta as pesquisas internacionais e fala dos estudos de casos brasileiros.


Com mediação de Mariana Tokarnia (Agência Brasil/Jeduca).

VEJA COMO FOI
11h30
às
12h20
MESA:
A cobertura dos ataques às escolas e os dilemas da imprensa

Diante do aumento de ataques às escolas no País, jornalistas que participaram da cobertura recentes discutem os dilemas éticos sobre o que escrever, como relatar e qual destaque dar ao assunto.


Com Laura Mattos (Folha de S.Paulo), Lorrany Martins (A Tribuna/ES), Maurício Xavier (O Globo), Victor Vieira (Estadão) e mediação de Marta Avancini (Jeduca).

VEJA COMO FOI
12h20
às
13h50
Almoço
13h55
às
14h50
MESA:
Para além dos ataques: como professores lidam com tensões frequentes e violência na escola

Bullying, discursos de ódio e relações conflituosas desafiam a rotina de educadores nas escolas do país. A Jeduca conversa com professores sobre como lidam com problemas que vão de conflitos rotineiros até ataques violentos. E sobre como incentivar uma convivência pacífica e apoiar os alunos a entender suas emoções.


Com Celiana Moroso (DF), Cinthia Barbosa (São Paulo/SP), Erison Lima (AM) e mediação de Tatiana Klix (Porvir/Jeduca).

VEJA COMO FOI
14h55
às
15h35
MESA:
Educação na América Latina e o jornalismo de soluções

Um papo entre Stella Bin, jornalista argentina, autora da newsletter de educação Hora Libre (Infobae), e Daniel Nardin, da Amazônia Vox, sobre jornalismo de soluções. O que é, como fazer e quais contribuições essa forma de contar histórias pode trazer para a educação na América Latina.


Com mediação de Pedro Lima (Canal Futura).

VEJA COMO FOI
15h40
às
16h30
MESA:
A educação como transformação da sociedade

Especialistas de diversas áreas discutem o papel da educação em uma sociedade mais desenvolvida, justa e democrática.


Com Daniel Santos (USP), Paulo Fochi (Unisinos), Ynaê Lopes do Santos (UFF) e mediação de Antônio Gois (O Globo/Jeduca).

VEJA COMO FOI
16h30
às
17h00
Intervalo - Café no local
17h00
às
18h30
OFICINA:
Jornalismo e educação midiática

Como os profissionais de comunicação podem, no dia a dia, contribuir para a formação de uma audiência crítica que entenda e valorize o papel do jornalismo? Qual o papel do jornalismo na educação midiática? E da educação midiática no jornalismo? A oficina discute essas questões de forma prática.

Com Daniela Machado (Educamídia/Palavra Aberta) e Mariana Tokarnia (Agência Brasil/Jeduca). 

SAIBA MAIS
17h00
às
18h30
OFICINA:
Como pensar em uma estratégia multiformato em conteúdos jornalísticos*

Quais as melhores práticas para criar uma estratégia multiformato utilizando o YouTube*? Essa oficina trará insights sobre como escolher os formatos certos para o seu conteúdo, como promover seus vídeos em diferentes plataformas e como medir o sucesso de sua estratégia. Para criadores de conteúdo de todos os níveis de experiência que desejam aprender como diversificar seus formatos para alcançar um público maior.


*atividade organizada pelo YouTube, patrocinador master do evento.

SAIBA MAIS
17h00
às
18h30
OFICINA:
Educação integral como um pilar para o amanhã*

Com a recente sanção do programa Escola em Tempo Integral, a oficina abordará os desafios e possibilidades que permeiam a implementação do programa, na perspectiva da redução de desigualdades. Vai também trazer dados, estudos e casos de educação integral dos anos finais do Ensino Fundamental e da Educação Profissional e Tecnológica, além de apresentar mecanismos e impactos da arte nessa modalidade de ensino.


*atividade organizada pela Fundação Itaú, patrocinadora master do evento.

SAIBA MAIS
// TERÇA FEIRA, 19 de setembro
09h00
às
10h00
MESA:
Entrevista com o ministro da Educação, Camilo Santana

A entrevista será realizada pelos jornalistas


Renata Cafardo, presidente da Jeduca e repórter especial do Estadão,


Paulo Saldaña, repórter da Folha de S.Paulo,


Sara Rebeca Aguiar, colunista de O Povo e


Ariel Bentes, jornalista freelancer de Manaus.

VEJA COMO FOI
10h00
às
10h45
MESA:
A educação na pauta do dia

Como a educação pode estar presente também nas reportagens e coberturas de política e de economia, os dois grandes assuntos que predominam na imprensa nacional. Grandes jornalistas dessas áreas discutem como e quando as políticas educacionais se misturam às questões partidárias e de governo. E como a imprensa, de maneira geral, pode ajudar a fortalecer o papel da educação no desenvolvimento do país.


Com Adriana Fernandes (Estadão), Basília Rodrigues (CNN Brasil), Fernando Torres (Valor Econômico), Thais Bilenky (piauí) e mediação de José Brito (Canal Futura/Jeduca). 

VEJA COMO FOI
10h35
às
11h00
Intervalo - Café no local
11h00
às
11h55
MESA:
O jornalismo de educação hoje

Quais são os novos desafios para o jornalismo de educação, após mudanças de governos no Brasil? Como entender as diversas correntes da educação, concepções e atores em meio a um cenário de disputas no governo federal e no Congresso Nacional? Jornalistas especializados em educação discutem o que deve ser prioridade para qualificar a cobertura agora e nos próximos anos.


Com Bruno Alfano (O Globo), Paula Ferreira (Estadão), Thatiany Nascimento (Diário do Nordeste) e mediação de Paulo Saldaña (Folha de S.Paulo/Jeduca).

VEJA COMO FOI
12h00
às
12h50
MESA:
Dilemas da tecnologia na escola

Inteligência artificial na escola, proibição de celular em sala de aula, livros impressos versus material digital, plataformas educacionais conflitando com a LGPD. Discussões sobre a tecnologia tomaram o noticiário de educação nos últimos meses, o que dizem as pesquisas mais recentes? Como informar sobre a tecnologia na educação no mundo contemporâneo sem cair no lugar comum e com responsabilidade?


Com Cláudio Miceli de Farias (UFRJ), Juliane Cintra (Ação Educativa/Abong), Lúcia Dellagnelo (consultora Unesco) e mediação de Luiza Tenente (G1).

VEJA COMO FOI
12h50
às
13h50
Almoço
14h00
às
14h45
MESA:
Novo ensino médio: o que pensam os jovens

Estudantes discutem o novo ensino médio em suas escolas e opinam sobre a cobertura da imprensa sobre o assunto nos últimos meses.


Com Maria Eduarda Gutérres Escobar (RS), Maria Luiza da Silva Vasconcelos (PE) e Vitória Ribeiro (SP) com mediação de Vagner de Alencar (Agência Mural).

VEJA COMO FOI
14h50
às
15h40
MESA:
O que dá audiência no jornalismo de educação?

Jornalistas representantes de sites de notícias falam sobre matérias que engajam mais leitores na área e discutem a relação entre pageviews, conversão de assinaturas e o que é relevante para a educação no País.


Com Ardilhes Moreira (G1), Bruna Monteiro de Barros (UOL) e Fabio Leite (Metrópoles) e mediação de Marcelo Soares (Lagom Data).

VEJA COMO FOI
15h45
às
16h30
MESA:
A educação midiática vai salvar o jornalismo?

Especialistas discutem o papel da educação midiática na valorização do jornalismo e como profissionais de comunicação podem trabalhar no seu dia a dia no combate à desinformação. A mesa mostra também como a prática jornalistica pode inspirar professores a desenvolver atividades em sala de aula e formar cidadãos mais conscientes para o mundo da informação.

Com Alexandre Le Voci Sayad (ZeitGeist), Ellen de Paula (Viração), Maria Sylvia Spínola (Piraju/SP) e mediação de Maria Rehder (Unesco).

VEJA COMO FOI
16h30
às
17h00
Intervalo - Café no local
17h00
às
18h30
OFICINA:
Como tirar proveito da IA para suas reportagens

Saiba como a inteligência artificial pode apoiar o trabalho jornalístico de maneira responsável e ética. Nesta oficina, os participantes terão a chance de conhecer e experimentar algumas ferramentas para revisar textos, criar gráficos e organizar e visualizar dados relacionados à educação, sem a necessidade de saber programar.

SAIBA MAIS
17h00
às
18h30
OFICINA:
Como evitar o capacitismo na cobertura sobre deficiência e inclusão

A Énois, em parceria com o Coletivo Libras na Quebrada, apresenta ferramentas e técnicas que jornalistas e comunicadores podem colocar em prática para evitar estereótipos e a discriminação de pessoas com deficiência em reportagens, tendo em vista uma comunicação inclusiva, acessível e diversa.

SAIBA MAIS
17h00
às
18h30
OFICINA:
Primeira infância em pauta: por que e como cobrir o começo da vida*

Nesta oficina, a partir de dados científicos, será abordada a importância de cobrir a primeira infância, com ênfase em acesso e qualidade da educação infantil como fundamentais para o desenvolvimento da sociedade. A oficina trará sugestões, ferramentas, dicas e estudos para apoiar os jornalistas e estudantes a pautar e cobrir a primeira infância.


*atividade organizada pela Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, patrocinadora master do evento.

SAIBA MAIS
ESPAÇO DOS PATROCINADORES
REALIZAÇÃO
PATROCINADORES MASTER
PATROCINADORES OURO
PATROCINADORES PRATA
APOIADORES
APOIADORES INSTITUCIONAIS