Especialistas de diversas áreas discutem o papel da educação em uma sociedade mais desenvolvida, justa e democrática.
Com Daniel Santos (USP), Paulo Fochi (Unisinos), Ynaê Lopes do Santos (UFF) e mediação de Antônio Gois (O Globo/Jeduca).
Professor associado de Economia na Universidade de São Paulo (USP), campus Ribeirão Preto. Doutor pela Universidade de Chicago, foi vice-presidente da Sociedade Brasileira de Econometria e é atualmente coordenador do Laboratório de Estudos e Pesquisa em Economia Social (LEPES), além de membro ativo do Núcleo Ciência pela Infância (NCPI), Rede Ciência pela Educação (CpE) e Edulab 21. Em sua agenda de investigação, se dedica especialmente a compreender questões relacionadas ao desenvolvimento infantil e ao desenvolvimento integral no contexto escolar.
Doutor em Educação (USP) com estágio doutoral na Universidade de Barcelona, mestre em Educação (UFRGS) com estágio na Universidade Publica de Navarra, especialista em Educação Infantil (Unisinos), especialista em Gestão e Organização de Escola (Unopar) e Pedagogo (Unopar). Professor do curso de Pedagogia, professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação, coordenador e professor do curso de especialização em Educação Infantil e pesquisador colaborador do Instituto de Inovação para a Educação (Unisinos). Também é líder do Grupo de Pesquisas Curió (Unisinos/CNPq), é pesquisador colaborador do Contextos Integrados em Educação Infantil (USP/ CNPq). Membro da Associação Criança (Braga, Portugal), dos grupos de trabalho sobre educação de 0-3 anos e pedagogias participativas e investigação praxiológica da Associação Europeia de Pesquisa em Educação Infantil (Europen Early Childhood Education Research Association - EECERA). Foi consultor do MEC na BNCC para a Educação Infantil. É criador do Observatório da Cultura Infantil (Obeci) e colunista do Portal Lunetas.
Professora de História da América da Universidade Federal Fluminense (UFF). É bacharel, mestre e doutora em História pela Universidade de São Paulo (USP). Suas áreas de pesquisa tratam da história da escravidão nas Américas, bem como o estudo das relações étnico-raciais no continente americano e também do ensino de história da África e da questão negra no Brasil, com livros publicados nessas áreas. Também é membra executiva do BRASA, editora da Revista Tempo, colunista da DW Brasil ,consultora do Projeto Querino, e administradora do perfil do Instagram @nossos_passos_vem_de_longe. Autora dos Livros: Além da Senzala - Arranjos escravos de moradia no Rio de Janeiro 1808-1850 - HUCITEC, 2010; História da África e do Brasil Afrodescendente - PALLAS, 2017; Juliano Moreira: o médico negro na fundação da psiquiatraia brasileira, EDUFF, 2020; e Racismo Brasileiro - Uma história da formação do país. TODAVIA, 2022 .
Colunista de educação do Globo e um dos fundadores da Jeduca, tendo sido presidente (2016-2018 e 2018-2020), diretor (2020-2022) e, atualmente, é conselheiro da associação. Cobre o tema desde 1996. Autor dos livros O Ponto a que Chegamos: duzentos anos de atraso educacional e seu impacto nas políticas do presente; Quatro Décadas de Gestão Educacional no Brasil, com depoimentos de ex-ministros da Educação desde o governo Figueiredo, e Líderes na Escola: o que fazem bons diretores e diretoras, e como os melhores sistemas educacionais do mundo os selecionam, formam e apoiam. Foi bolsista dos programas Knight Wallace Fellows, na Universidade de Michigan, e da Spencer Education Journalism Fellowship, na Universidade de Columbia. Vencedor dos prêmios Esso, Embratel, Folha, Undime e Andifes, sempre com reportagens sobre educação. Trabalhou nos veículos O Dia, Folha de S. Paulo, O Globo, CBN. É colaborador do Instituto Unibanco e consultor de jornalismo do Canal Futura.
O encontro de dois jornalistas que recontaram a história de uma maneira que brasileiros e norte-americanos jamais tinham ouvido ou lido. Tiago Rogero, autor do podcast Projeto Querino (Rádio Novelo), conversa com Nikole Hannah-Jones, autora de The 1619 Project (The New York Times Magazine), sobre como o jornalismo pode contribuir para uma educação antirracista.
Com mediação de Renata Cafardo (Estadão/Jeduca).
A pesquisadora norte-americana Sherry Towers, uma das referências em pesquisas sobre o impacto da cobertura da imprensa nos ataques à escolas, fala sobre as evidências diante do aumento no número de atentados no País. A pesquisadora da Unicamp Telma Vinha comenta as pesquisas internacionais e fala dos estudos de casos brasileiros.
Com mediação de Mariana Tokarnia (Agência Brasil/Jeduca).
Diante do aumento de ataques às escolas no País, jornalistas que participaram da cobertura recentes discutem os dilemas éticos sobre o que escrever, como relatar e qual destaque dar ao assunto.
Com Laura Mattos (Folha de S.Paulo), Lorrany Martins (A Tribuna/ES), Maurício Xavier (O Globo), Victor Vieira (Estadão) e mediação de Marta Avancini (Jeduca).
Bullying, discursos de ódio e relações conflituosas desafiam a rotina de educadores nas escolas do país. A Jeduca conversa com professores sobre como lidam com problemas que vão de conflitos rotineiros até ataques violentos. E sobre como incentivar uma convivência pacífica e apoiar os alunos a entender suas emoções.
Com Celiana Moroso (DF), Cinthia Barbosa (São Paulo/SP), Erison Lima (AM) e mediação de Tatiana Klix (Porvir/Jeduca).
Um papo entre Stella Bin, jornalista argentina, autora da newsletter de educação Hora Libre (Infobae), e Daniel Nardin, da Amazônia Vox, sobre jornalismo de soluções. O que é, como fazer e quais contribuições essa forma de contar histórias pode trazer para a educação na América Latina.
Com mediação de Pedro Lima (Canal Futura).
Especialistas de diversas áreas discutem o papel da educação em uma sociedade mais desenvolvida, justa e democrática.
Com Daniel Santos (USP), Paulo Fochi (Unisinos), Ynaê Lopes do Santos (UFF) e mediação de Antônio Gois (O Globo/Jeduca).
Como os profissionais de comunicação podem, no dia a dia, contribuir para a formação de uma audiência crítica que entenda e valorize o papel do jornalismo? Qual o papel do jornalismo na educação midiática? E da educação midiática no jornalismo? A oficina discute essas questões de forma prática.
Com Daniela Machado (Educamídia/Palavra Aberta) e Mariana Tokarnia (Agência Brasil/Jeduca).
Quais as melhores práticas para criar uma estratégia multiformato utilizando o YouTube*? Essa oficina trará insights sobre como escolher os formatos certos para o seu conteúdo, como promover seus vídeos em diferentes plataformas e como medir o sucesso de sua estratégia. Para criadores de conteúdo de todos os níveis de experiência que desejam aprender como diversificar seus formatos para alcançar um público maior.
*atividade organizada pelo YouTube, patrocinador master do evento.
Com a recente sanção do programa Escola em Tempo Integral, a oficina abordará os desafios e possibilidades que permeiam a implementação do programa, na perspectiva da redução de desigualdades. Vai também trazer dados, estudos e casos de educação integral dos anos finais do Ensino Fundamental e da Educação Profissional e Tecnológica, além de apresentar mecanismos e impactos da arte nessa modalidade de ensino.
*atividade organizada pela Fundação Itaú, patrocinadora master do evento.
A entrevista será realizada pelos jornalistas
Renata Cafardo, presidente da Jeduca e repórter especial do Estadão,
Paulo Saldaña, repórter da Folha de S.Paulo,
Sara Rebeca Aguiar, colunista de O Povo e
Ariel Bentes, jornalista freelancer de Manaus.
Como a educação pode estar presente também nas reportagens e coberturas de política e de economia, os dois grandes assuntos que predominam na imprensa nacional. Grandes jornalistas dessas áreas discutem como e quando as políticas educacionais se misturam às questões partidárias e de governo. E como a imprensa, de maneira geral, pode ajudar a fortalecer o papel da educação no desenvolvimento do país.
Com Adriana Fernandes (Estadão), Basília Rodrigues (CNN Brasil), Fernando Torres (Valor Econômico), Thais Bilenky (piauí) e mediação de José Brito (Canal Futura/Jeduca).
Quais são os novos desafios para o jornalismo de educação, após mudanças de governos no Brasil? Como entender as diversas correntes da educação, concepções e atores em meio a um cenário de disputas no governo federal e no Congresso Nacional? Jornalistas especializados em educação discutem o que deve ser prioridade para qualificar a cobertura agora e nos próximos anos.
Com Bruno Alfano (O Globo), Paula Ferreira (Estadão), Thatiany Nascimento (Diário do Nordeste) e mediação de Paulo Saldaña (Folha de S.Paulo/Jeduca).
Inteligência artificial na escola, proibição de celular em sala de aula, livros impressos versus material digital, plataformas educacionais conflitando com a LGPD. Discussões sobre a tecnologia tomaram o noticiário de educação nos últimos meses, o que dizem as pesquisas mais recentes? Como informar sobre a tecnologia na educação no mundo contemporâneo sem cair no lugar comum e com responsabilidade?
Com Cláudio Miceli de Farias (UFRJ), Juliane Cintra (Ação Educativa/Abong), Lúcia Dellagnelo (consultora Unesco) e mediação de Luiza Tenente (G1).
Estudantes discutem o novo ensino médio em suas escolas e opinam sobre a cobertura da imprensa sobre o assunto nos últimos meses.
Com Maria Eduarda Gutérres Escobar (RS), Maria Luiza da Silva Vasconcelos (PE) e Vitória Ribeiro (SP) com mediação de Vagner de Alencar (Agência Mural).
Jornalistas representantes de sites de notícias falam sobre matérias que engajam mais leitores na área e discutem a relação entre pageviews, conversão de assinaturas e o que é relevante para a educação no País.
Com Ardilhes Moreira (G1), Bruna Monteiro de Barros (UOL) e Fabio Leite (Metrópoles) e mediação de Marcelo Soares (Lagom Data).
Especialistas discutem o papel da educação midiática na valorização do jornalismo e como profissionais de comunicação podem trabalhar no seu dia a dia no combate à desinformação. A mesa mostra também como a prática jornalistica pode inspirar professores a desenvolver atividades em sala de aula e formar cidadãos mais conscientes para o mundo da informação.
Com Alexandre Le Voci Sayad (ZeitGeist), Ellen de Paula (Viração), Maria Sylvia Spínola (Piraju/SP) e mediação de Maria Rehder (Unesco).
Saiba como a inteligência artificial pode apoiar o trabalho jornalístico de maneira responsável e ética. Nesta oficina, os participantes terão a chance de conhecer e experimentar algumas ferramentas para revisar textos, criar gráficos e organizar e visualizar dados relacionados à educação, sem a necessidade de saber programar.
A Énois, em parceria com o Coletivo Libras na Quebrada, apresenta ferramentas e técnicas que jornalistas e comunicadores podem colocar em prática para evitar estereótipos e a discriminação de pessoas com deficiência em reportagens, tendo em vista uma comunicação inclusiva, acessível e diversa.
Nesta oficina, a partir de dados científicos, será abordada a importância de cobrir a primeira infância, com ênfase em acesso e qualidade da educação infantil como fundamentais para o desenvolvimento da sociedade. A oficina trará sugestões, ferramentas, dicas e estudos para apoiar os jornalistas e estudantes a pautar e cobrir a primeira infância.
*atividade organizada pela Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, patrocinadora master do evento.
Com o objetivo de ampliar ainda mais o impacto das suas iniciativas na sociedade, a Fundação Itaú tem a missão de apoiar a sociedade brasileira, para que todos exercitem sua cidadania no que se refere aos campos de educação, saúde e cultura.
Guia on-line para cobrir e comunicar a primeira infância. Criado a partir de mais de 200 fontes, o material apresenta ferramentas e conteúdos sobre o tema, dicas para despertar a atenção do público, informações para desfazer mitos e evitar armadilhas, além de outras referências e materiais de apoio.