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12h00 às 12h50
// 19 DE SETEMBRO
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Que sociedade queremos?

Dilemas da tecnologia na escola

Inteligência artificial na escola, proibição de celular em sala de aula, livros impressos versus material digital, plataformas educacionais conflitando com a LGPD. Discussões sobre a tecnologia tomaram o noticiário de educação nos últimos meses, o que dizem as pesquisas mais recentes? Como informar sobre a tecnologia na educação no mundo contemporâneo sem cair no lugar comum e com responsabilidade?


Com Cláudio Miceli de Farias (UFRJ), Juliane Cintra (Ação Educativa/Abong), Lúcia Dellagnelo (consultora Unesco) e mediação de Luiza Tenente (G1).

// QUEM PARTICIPA
Claúdio Miceli de Farias

Graduado em Ciência da Computação (2008), mestrado (2010) e doutorado (2014) em Informática todos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente, é professor do Programa de Pós-Graduação em Engenheria de Sistemas e Computação (PESC-COPPE-UFRJ) e no Instituto Tércio Pacitti de Pesquisas e Aplicações Computacionais da UFRJ. Foi escolhido pelo MCTI para representar o Brasil no BRICS Young Scientists Forum na área de Cyber-Physical Systems (2021). Foi agraciado com a bolsa de Jovem cientista do Rio de Janeiro pela FAPERJ. Em 2022, ganhou o prêmio do IEEE Hype-Intelligence Workgroup Middle Career Researcher Award pelas contribuições para a área. Seus principais temas de pesquisa são cidades inteligentes, internet das coisas, fusão de dados, engenharia de software e segurança.

Juliane Cintra

Coordenadora Institucional das unidades de eventos, comunicação e tecnologia da Ação Educativa. Lidera o projeto TECLA - Tecnologia em Ação, uma iniciativa dedicada a promoção e defesa de direitos humanos associados ao ambiente digital, com enfoque na construção da justiça racial no ciberespaço. Faz parte da diretoria executiva da Abong (Organizações em Defesa dos Direitos e Bens Comuns), uma plataforma de atuação nacional que congrega organizações de defesa de direitos humanos, na qual integra a Coordenação Colegiada do Projeto "OSCs e ciberativismo: fortalecendo a Democracia em defesa dos Direitos Humanos Digitais". É mestranda em Direitos Humanos pela Faculdade de Direito da USP (Universidade de São Paulo), onde desenvolve uma pesquisa sobre a construção de uma crítica a teoria hegemônica de direitos humanos a partir do movimento de mulheres negras.

Lúcia Dellagnelo

Mestre e Doutora em Educação pela Universidade de Harvard e especialista em uso de tecnologia na educação. Fundou e dirigiu o Centro de Inovação para Educação Brasileira-CIEB por meio do qual assessorou o Ministério da Educação, estados e municípios em políticas de tecnologia educacional. Ex-presidente do júri internacional do Prêmio UNESCO para Tecnologia na Educação e membro do Comitê Técnico de Alto Nível do Laboratório Latino-americano de Avaliação da Qualidade da Educação (LLECE) da OREALC/UNESCO. Recipiente da medalha Mérito Educativo concedida pela Presidência da República por suas contribuições para educação pública no Brasil. Atualmente atua como consultora de organizações internacionais como UNESCO, OCDE e Broadband Commission da ONU em projetos de aprendizagem digital, formação de professores para o uso de tecnologia, e educação inovadora.

Luiza Tenente - MEDIAÇÃO

Repórter de Educação do g1 desde 2015 e apresentadora do boletim de notícias g1 em 1 Minuto, da TV Globo. É formada em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero (2013) e mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP (2017), na linha de pesquisa “Linguagem e Educação”. Diretora do documentário “Tô aqui, meu irmão”, sobre irmãos de pessoas com deficiência, exibido em 2022 na Globonews e disponível no Globoplay. Vencedora de dois Prêmios Inep de Jornalismo (2018 e 2019) e do Prêmio Andifes de Jornalismo (2021).

// CONFIRA NOSSA AGENDA
// SEGUNDA-FEIRA, 18 de setembro
08h45
às
09h30
Café de boas-vindas no local
09h30
às
10h30
MESA:
Educação antirracista: a voz preta na história

O encontro de dois jornalistas que recontaram a história de uma maneira que brasileiros e norte-americanos jamais tinham ouvido ou lido. Tiago Rogero, autor do podcast Projeto Querino (Rádio Novelo), conversa com Nikole Hannah-Jones, autora de The 1619 Project (The New York Times Magazine), sobre como o jornalismo pode contribuir para uma educação antirracista.


Com mediação de Renata Cafardo (Estadão/Jeduca).

VEJA COMO FOI
10h35
às
11h25
MESA:
A cobertura dos ataques às escolas e o efeito contágio

A pesquisadora norte-americana Sherry Towers, uma das referências em pesquisas sobre o impacto da cobertura da imprensa nos ataques à escolas, fala sobre as evidências diante do aumento no número de atentados no País. A pesquisadora da Unicamp Telma Vinha comenta as pesquisas internacionais e fala dos estudos de casos brasileiros.


Com mediação de Mariana Tokarnia (Agência Brasil/Jeduca).

VEJA COMO FOI
11h30
às
12h20
MESA:
A cobertura dos ataques às escolas e os dilemas da imprensa

Diante do aumento de ataques às escolas no País, jornalistas que participaram da cobertura recentes discutem os dilemas éticos sobre o que escrever, como relatar e qual destaque dar ao assunto.


Com Laura Mattos (Folha de S.Paulo), Lorrany Martins (A Tribuna/ES), Maurício Xavier (O Globo), Victor Vieira (Estadão) e mediação de Marta Avancini (Jeduca).

VEJA COMO FOI
12h20
às
13h50
Almoço
13h55
às
14h50
MESA:
Para além dos ataques: como professores lidam com tensões frequentes e violência na escola

Bullying, discursos de ódio e relações conflituosas desafiam a rotina de educadores nas escolas do país. A Jeduca conversa com professores sobre como lidam com problemas que vão de conflitos rotineiros até ataques violentos. E sobre como incentivar uma convivência pacífica e apoiar os alunos a entender suas emoções.


Com Celiana Moroso (DF), Cinthia Barbosa (São Paulo/SP), Erison Lima (AM) e mediação de Tatiana Klix (Porvir/Jeduca).

VEJA COMO FOI
14h55
às
15h35
MESA:
Educação na América Latina e o jornalismo de soluções

Um papo entre Stella Bin, jornalista argentina, autora da newsletter de educação Hora Libre (Infobae), e Daniel Nardin, da Amazônia Vox, sobre jornalismo de soluções. O que é, como fazer e quais contribuições essa forma de contar histórias pode trazer para a educação na América Latina.


Com mediação de Pedro Lima (Canal Futura).

VEJA COMO FOI
15h40
às
16h30
MESA:
A educação como transformação da sociedade

Especialistas de diversas áreas discutem o papel da educação em uma sociedade mais desenvolvida, justa e democrática.


Com Daniel Santos (USP), Paulo Fochi (Unisinos), Ynaê Lopes do Santos (UFF) e mediação de Antônio Gois (O Globo/Jeduca).

VEJA COMO FOI
16h30
às
17h00
Intervalo - Café no local
17h00
às
18h30
OFICINA:
Jornalismo e educação midiática

Como os profissionais de comunicação podem, no dia a dia, contribuir para a formação de uma audiência crítica que entenda e valorize o papel do jornalismo? Qual o papel do jornalismo na educação midiática? E da educação midiática no jornalismo? A oficina discute essas questões de forma prática.

Com Daniela Machado (Educamídia/Palavra Aberta) e Mariana Tokarnia (Agência Brasil/Jeduca). 

SAIBA MAIS
17h00
às
18h30
OFICINA:
Como pensar em uma estratégia multiformato em conteúdos jornalísticos*

Quais as melhores práticas para criar uma estratégia multiformato utilizando o YouTube*? Essa oficina trará insights sobre como escolher os formatos certos para o seu conteúdo, como promover seus vídeos em diferentes plataformas e como medir o sucesso de sua estratégia. Para criadores de conteúdo de todos os níveis de experiência que desejam aprender como diversificar seus formatos para alcançar um público maior.


*atividade organizada pelo YouTube, patrocinador master do evento.

SAIBA MAIS
17h00
às
18h30
OFICINA:
Educação integral como um pilar para o amanhã*

Com a recente sanção do programa Escola em Tempo Integral, a oficina abordará os desafios e possibilidades que permeiam a implementação do programa, na perspectiva da redução de desigualdades. Vai também trazer dados, estudos e casos de educação integral dos anos finais do Ensino Fundamental e da Educação Profissional e Tecnológica, além de apresentar mecanismos e impactos da arte nessa modalidade de ensino.


*atividade organizada pela Fundação Itaú, patrocinadora master do evento.

SAIBA MAIS
// TERÇA FEIRA, 19 de setembro
09h00
às
10h00
MESA:
Entrevista com o ministro da Educação, Camilo Santana

A entrevista será realizada pelos jornalistas


Renata Cafardo, presidente da Jeduca e repórter especial do Estadão,


Paulo Saldaña, repórter da Folha de S.Paulo,


Sara Rebeca Aguiar, colunista de O Povo e


Ariel Bentes, jornalista freelancer de Manaus.

VEJA COMO FOI
10h00
às
10h45
MESA:
A educação na pauta do dia

Como a educação pode estar presente também nas reportagens e coberturas de política e de economia, os dois grandes assuntos que predominam na imprensa nacional. Grandes jornalistas dessas áreas discutem como e quando as políticas educacionais se misturam às questões partidárias e de governo. E como a imprensa, de maneira geral, pode ajudar a fortalecer o papel da educação no desenvolvimento do país.


Com Adriana Fernandes (Estadão), Basília Rodrigues (CNN Brasil), Fernando Torres (Valor Econômico), Thais Bilenky (piauí) e mediação de José Brito (Canal Futura/Jeduca). 

VEJA COMO FOI
10h35
às
11h00
Intervalo - Café no local
11h00
às
11h55
MESA:
O jornalismo de educação hoje

Quais são os novos desafios para o jornalismo de educação, após mudanças de governos no Brasil? Como entender as diversas correntes da educação, concepções e atores em meio a um cenário de disputas no governo federal e no Congresso Nacional? Jornalistas especializados em educação discutem o que deve ser prioridade para qualificar a cobertura agora e nos próximos anos.


Com Bruno Alfano (O Globo), Paula Ferreira (Estadão), Thatiany Nascimento (Diário do Nordeste) e mediação de Paulo Saldaña (Folha de S.Paulo/Jeduca).

VEJA COMO FOI
12h00
às
12h50
MESA:
Dilemas da tecnologia na escola

Inteligência artificial na escola, proibição de celular em sala de aula, livros impressos versus material digital, plataformas educacionais conflitando com a LGPD. Discussões sobre a tecnologia tomaram o noticiário de educação nos últimos meses, o que dizem as pesquisas mais recentes? Como informar sobre a tecnologia na educação no mundo contemporâneo sem cair no lugar comum e com responsabilidade?


Com Cláudio Miceli de Farias (UFRJ), Juliane Cintra (Ação Educativa/Abong), Lúcia Dellagnelo (consultora Unesco) e mediação de Luiza Tenente (G1).

VEJA COMO FOI
12h50
às
13h50
Almoço
14h00
às
14h45
MESA:
Novo ensino médio: o que pensam os jovens

Estudantes discutem o novo ensino médio em suas escolas e opinam sobre a cobertura da imprensa sobre o assunto nos últimos meses.


Com Maria Eduarda Gutérres Escobar (RS), Maria Luiza da Silva Vasconcelos (PE) e Vitória Ribeiro (SP) com mediação de Vagner de Alencar (Agência Mural).

VEJA COMO FOI
14h50
às
15h40
MESA:
O que dá audiência no jornalismo de educação?

Jornalistas representantes de sites de notícias falam sobre matérias que engajam mais leitores na área e discutem a relação entre pageviews, conversão de assinaturas e o que é relevante para a educação no País.


Com Ardilhes Moreira (G1), Bruna Monteiro de Barros (UOL) e Fabio Leite (Metrópoles) e mediação de Marcelo Soares (Lagom Data).

VEJA COMO FOI
15h45
às
16h30
MESA:
A educação midiática vai salvar o jornalismo?

Especialistas discutem o papel da educação midiática na valorização do jornalismo e como profissionais de comunicação podem trabalhar no seu dia a dia no combate à desinformação. A mesa mostra também como a prática jornalistica pode inspirar professores a desenvolver atividades em sala de aula e formar cidadãos mais conscientes para o mundo da informação.

Com Alexandre Le Voci Sayad (ZeitGeist), Ellen de Paula (Viração), Maria Sylvia Spínola (Piraju/SP) e mediação de Maria Rehder (Unesco).

VEJA COMO FOI
16h30
às
17h00
Intervalo - Café no local
17h00
às
18h30
OFICINA:
Como tirar proveito da IA para suas reportagens

Saiba como a inteligência artificial pode apoiar o trabalho jornalístico de maneira responsável e ética. Nesta oficina, os participantes terão a chance de conhecer e experimentar algumas ferramentas para revisar textos, criar gráficos e organizar e visualizar dados relacionados à educação, sem a necessidade de saber programar.

SAIBA MAIS
17h00
às
18h30
OFICINA:
Como evitar o capacitismo na cobertura sobre deficiência e inclusão

A Énois, em parceria com o Coletivo Libras na Quebrada, apresenta ferramentas e técnicas que jornalistas e comunicadores podem colocar em prática para evitar estereótipos e a discriminação de pessoas com deficiência em reportagens, tendo em vista uma comunicação inclusiva, acessível e diversa.

SAIBA MAIS
17h00
às
18h30
OFICINA:
Primeira infância em pauta: por que e como cobrir o começo da vida*

Nesta oficina, a partir de dados científicos, será abordada a importância de cobrir a primeira infância, com ênfase em acesso e qualidade da educação infantil como fundamentais para o desenvolvimento da sociedade. A oficina trará sugestões, ferramentas, dicas e estudos para apoiar os jornalistas e estudantes a pautar e cobrir a primeira infância.


*atividade organizada pela Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, patrocinadora master do evento.

SAIBA MAIS
ESPAÇO DOS PATROCINADORES
REALIZAÇÃO
PATROCINADORES MASTER
PATROCINADORES OURO
PATROCINADORES PRATA
APOIADORES
APOIADORES INSTITUCIONAIS