Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.
OK
15h20 às 16h20
// 03 DE SETEMBRO
Faça seu login acima para assistir
Ainda não possui login?
INSCREVA-SE AGORA!
Faça seu login acima para interagir
8º CONGRESSO INTERNACIONAL DE JORNALISMO DE EDUCAÇÃO

A Inteligência Artificial nas redações

Como as novas ferramentas de inteligência artificial estão sendo usadas nas redações pelo Brasil? Jornalistas que lideram projetos em seus veículos falam das regras, questões éticas e discussões que envolvem o IA na imprensa. Há especificidades para o jornalismo de educação?


Com André Miranda (O Globo), Bruno Romani (Estadão), Jade Drummond (Núcleo Jornalismo) e mediação de Jamile Santana (Escola de Dados).

// QUEM PARTICIPA
André Miranda

Editor executivo d'O Globo e responsável pelos projetos editorias de Inteligência Artificial (IA) na redação do jornal. Venceu o Prêmio Petrobras de Jornalismo em 2014, participou da equipe vencedora do Prêmio Esso de Contribuição à Imprensa em 2012 e idealizou a série "Entrevista na Janela", escolhida o melhor vídeo da América Latina pela Associação Mundial de Veículos de Notícias em 2020. 

Bruno Romani

Formado em comunicação pela Universidade da Califórnia, em Berkeley. Editor do Link, editoria de tecnologia e inovação do jornal O Estado de S. Paulo - Estadão. Cobre o setor desde 2008, com material publicado em veículos como Folha de S.Paulo, Superinteressante, Galileu e VICE. É um dos membros do comitê de Inteligência Artificial (IA) do Estadão.

Jade Drummond

Jornalista, especialista em Produção de Conteúdo Digital e Diretora de Operações do Núcleo Jornalismo. É responsável pelo gerenciamento de diversos projetos desenvolvidos pelo Núcleo, como o BotPonto, vencedor do prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados na categoria de Inovação e Experimentação em 2022. Também foi fellow do programa ICFJ Emerging Media Leaders e jornalista visitante no The Verge, em Nova York, em 2023.

Jamile Santana
MEDIAÇÃO

Jornalista de dados e ativista em Transparência Pública em municípios. Desde 2022, coordena a Escola de Dados, programa de alfabetização em dados da Open Knowledge Brasil. Com 11 anos de experiência em jornalismo diário, atuou em redações locais, incluindo o G1 na região do Alto Tietê. Em 2021, foi vencedora do Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados com o projeto MonitorA pela Revista Azmina. No mesmo ano, recebeu a medalha Zumbi dos Palmares, por sua atuação em transparência pública e redação da minuta do projeto de lei que regulamentou a Lei de Acesso à Informação em Mogi das Cruzes (SP). Ainda em 2021, venceu o Prêmio Jabuti pela edição do livro "Prato Firmeza Preto - Guia Gastronômico das Quebradas", da Énois. Já foi mentora convidada em oficinas sobre dados e LAI na Abraji, no curso de pós-graduação em Jornalismo de Dados do IDP, na Universidade Federal do Pará, na Universidade de San Francisco de Quito (Equador) e para organizações internacionais como o The Centre for Investigative Journalism (CIJ), Knigth Center (University of Texas at Austin), Internews e International Center for Journalists (ICFJ).

// CONFIRA NOSSA AGENDA
// SEGUNDA-FEIRA, 02 de setembro
08h15
às
09h00
Café da manhã de boas-vindas (no local)
09h00
às
10h15

Jovens ativistas da Amazônia, de São Paulo e do Rio Grande do Sul falam do impacto da crise climática na educação e no futuro da geração.


Com Giovanna Corrêa (RS), Jahzara Ona (SP), Txai Suruí (RO) e mediação de Renata Cafardo (Jeduca e Estadão) e Tatiana Klix (Jeduca e Porvir).

VEJA COMO FOI
10h20
às
11h40

Tragédias como a do Rio Grande do Sul, a seca da Amazônia, outras tantas pelo mundo, têm tirado o direito das crianças à educação. Há efeitos diretos e indiretos, como perda de aprendizagem, absenteísmo, abandono, além outros indiretos, como migrações, mudança na estrutura nas escolas e problemas de saúde mental para alunos e professores. Como a educação deve lidar com os já atingidos pela emergência climática e ainda conscientizar as novas gerações?


Com Beto Fernandes Torres (SME/Benjamin Constant,AM), Danilo Moura (Unicef), Raquel Teixeira (SEE/RS) e mediação de Paula Ferreira (Estadão).

VEJA COMO FOI
11h50
às
12h25

O Fórum Econômico Mundial apontou a desinformação e os conteúdos alterados por inteligência artificial como o segundo maior risco global. Ambos ficaram atrás apenas do clima extremo. Qual o papel da educação midiática neste contexto? A mesa traz especialistas em educação midiática e iniciativas de educomunicação que mostram como a desinformação pode ser algo intencional - uma vez que há grandes corporações que lucram com a disseminação desse tipo de conteúdo - e como a educação pode ajudar a mudar esse cenário.


Com Bruno Fonseca (Agência Pública), Kamilly Vitória dos Santos Paiva (SME/RJ), Mariane Sousa Pinto (SME/RJ), Silvia Bacher (Unesco MIL Alliance), Vitória Galvão (Palmares Labatório Ação) e mediação de Mariana Tokarnia (Jeduca e Agência Brasil).

VEJA COMO FOI
12h30
às
13h30
Almoço livre
14h00
às
15h00

Um assunto importante em ano de eleição municipal, a educação infantil costuma aparecer nessas coberturas apenas com cobranças sobre vagas na creche. Mas é preciso discutir questões como formação dos professores, avaliação e como a educação de qualidade nessa etapa da vida é essencial - inclusive para a alfabetização.


Com Lucimar Rosa Dias (UFPR), Tiago Bartholo (UFRJ), Rita Coelho (SEB/MEC) e mediação de Mayara Penina (Nós, Mulheres da Periferia/Porvir).

VEJA COMO FOI
15h05
às
16h05

O debate sobre inclusão se intensificou com regulamentações este ano sobre educação de crianças e adolescentes com autismo, mas os problemas são muitos também para estudantes com outras deficiências. Há discussões sobre questões práticas, como ter ou não um acompanhante na sala, mas também embates de correntes diferentes da psicologia e da educação, que têm entendimentos diversos sobre o desenvolvimento humano. O que significa realmente incluir uma criança com deficiência na escola?

Geovana Lunardi Mendes (Udesc/WERA), Flávia Blikstein, Lucelmo Lacerda (Laneube/UFSCar) e mediação de Johanna Nublat (Folha de S.Paulo).


Atualização: Guilherme de Almeida (Autistas Brasil) e Mariana Rosa (Instituto Cáue/CNE), palestrantes anteriormente confirmados na mesa, cancelaram suas participações por alteração de agenda.

VEJA COMO FOI
16h10
às
17h10

A jornalista de educação americana Sarah Carr (Universidade de Columbia/EUA), autora de um livro sobre o impacto do furacão Katrina nas escolas de New Orleans, em um diálogo com colegas gaúchas que cobriram os alagamentos no Rio Grande do Sul, Isabella Sander (Zero Hora/RS) e Kelly Matos (Rádio Gaúcha/RS)Com mediação de Antônio Gois (Jeduca e O Globo). 

VEJA COMO FOI
17h00
às
17h30
Intervalo - café no local
17h30
às
19h00

Nesta oficina os participantes vão conhecer algumas ferramentas que ajudam no cotidiano jornalístico com apoio de IA e vão aprender a criar um chatbot próprio do zero. Entre as ferramentas abordadas estão Document Cloud, Google Pinpoint, Wobby e, claro, algumas funções do ChatGPT.


A oficina será realizada na Sala Arena. 

SAIBA MAIS
17h30
às
19h00

Como as escolas devem responder à lei 14811, de 2024, que "criminaliza" o bullying? Quais relações do bullying com os sinais de sofrimento emocional crescentes entre os adolescentes? Como as pesquisas sobre o assunto podem ajudar jornalistas a escrever sobre novas questões que têm invadido cada vez a educação pública e privada.

A oficina será realizada na Sala Empreendedorismo.



** Informamos que a oficina anteriormente prevista sobre dados étnico-raciais, que seria realizada pela Fundação Lemann, não será mais oferecida por alteração de agenda desta organização.

SAIBA MAIS
17h30
às
19h00

Na oficina os participantes terão a oportunidade de refletir e exercitar o fazer jornalístico à luz de dados e infográficos da plataforma QEdu Juventudes e Trabalho. A plataforma utiliza dados de inserção da população no mercado de trabalho, associadas a características demográficas e de educação, que permitem uma análise das juventudes em sua diversidade, considerando marcadores sociais de raça, gênero, renda, deficiências, acesso à educação e inclusão produtiva digna.


*Oficina oferecida pela Fundação Itaú, patrocinadora master do evento.

A oficina será realizada na Sala/Laboratório 319. 

SAIBA MAIS
17h30
às
19h00

Conhecer e saber como interpretar os principais indicadores educacionais do Brasil é fundamental para uma análise crítica da qualidade do nosso ensino. Afinal, um Ideb alto nem sempre é sinônimo de excelência e pode esconder muitos estudantes com baixa aprendizagem. Nesta oficina, vamos explorar a plataforma QEdu para apresentar e analisar indicadores e avaliações essenciais, como o Ideb e o Saeb. Você será desafiado a refletir sobre os dados de sua localidade e a desenvolver pautas jornalísticas a partir deles.


*Oficina oferecida pelo Instituto Sonho Grande, patrocinadora master do evento, e pelo Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede).


A oficina será realizada na Sala/Laboratório 312.

SAIBA MAIS
// TERÇA FEIRA, 03 de setembro
08h15
às
09h00
Café da manhã 2º dia (no local)
09h00
às
10h10
MESA:
Bate-papo: Palácios e especialistas

Uma conversa com o presidente do Inep, Manuel Palácios, sobre como estão sendo conduzidas as mudanças no Ideb, o papel do novo índice de alfabetização, a reformulação do Saeb e das avaliações do ensino superior. 

Na segunda metade da mesa, especialistas participam em uma discussão sobre transparência de dados no órgão e avaliações.


Com Manuel Palácios (Inep), Bruno Bioni (Data Privacy Brasil), Guilherme Lichand (Universidade de Stanford) e mediação de Marta Avancini (Jeduca). 

VEJA COMO FOI
10h30
às
11h30
MESA:
Jornalismo e o racismo nas escolas

Como casos de racismo dentro das escolas devem ser noticiados? Em meio ao turbilhão das redes sociais, como o jornalista de educação pode contribuir com maior reflexão e menos embates por uma cobertura antirracista? Muitas vezes há críticas ao trabalho da imprensa, mas também há exagero e sensacionalismo em alguns casos.


Ednéia Gonçalves (Ação Educativa), Halitane Rocha (Mundo Negro), Daniel Helene (Vera Cruz), Renata Cafardo (Jeduca e Estadão) e mediação de Cíntia Gomes (Jeduca e Agência Mural).

VEJA COMO FOI
11h35
às
12h50
MESA:
Jornalismo local e a cobertura de eleições

Jornalistas regionais falam da experiência da cobertura das pautas de educação durante as eleições, em um cenário com interesses políticos locais e veículos ligados a grupos políticos. Como garantir que a educação apareça também na cobertura de eleições? Quais os maiores desafios e as estratégias para que as pautas de educação fiquem blindadas?


Com Cley Medeiros (A Crítica/AM), Fabiana Pulcineli (O Popular/GO), Jéssica Senra (TV Bahia/BA), Mirella Araújo (Jornal do Commercio/PE) e mediação de Jéssica Welma (Diário do Nordeste/CE).

VEJA COMO FOI
12h35
às
14h00
Almoço livre
14h15
às
15h15
MESA:
Educação dá voto?

Quais devem ser os interesses dos eleitores nas próximas eleições municipais? Como os jornalistas podem melhor se preparar para colocar a educação em evidência no debate público neste período?


Com Dorinha Seabra Rezende (Senadora - TO/União Brasil), Macaé Evaristo (Dep. Estadual - MG/PT), Bruno Boghossian (Folha de S.Paulo), Maurício de Almeida Prado (Plano CDE) e mediação de Débora Freitas (CBN).

VEJA COMO FOI
15h20
às
16h20
MESA:
A Inteligência Artificial nas redações

Como as novas ferramentas de inteligência artificial estão sendo usadas nas redações pelo Brasil? Jornalistas que lideram projetos em seus veículos falam das regras, questões éticas e discussões que envolvem o IA na imprensa. Há especificidades para o jornalismo de educação?


Com André Miranda (O Globo), Bruno Romani (Estadão), Jade Drummond (Núcleo Jornalismo) e mediação de Jamile Santana (Escola de Dados).

VEJA COMO FOI
16h45
às
17h25
MESA:
O futuro da educação é a Inteligência Artificial?

Quais os desafios do uso da inteligência artificial na educação, quais pesquisas ou experiências já existem que demonstram benefícios ou riscos da ferramenta em sala de aula, do ensino básico ao superior? E quais cuidados o jornalista de educação precisa ter para abordar o tema.

Com Fabio Campos (Univ. Columbia/TLTL), Francisco Coelho (Seduc/PI), Geber Ramalho (UFPE), Virgínia Chagas (SME/RJ) e mediação de Jéssica Moreira (Nós, Mulheres da Periferia).

VEJA COMO FOI
17h30
às
18h15
Café de despedida (no local)
// INSCREVA-SE
Já sou um associado JEDUCA?
sim
não
Insira aqui o seu e-mail e senha de cadastro como associado Jeduca:
De que forma quer participar do congresso?
online
Valor da inscrição - GRATUITO
Valor da inscrição - R$ 25,00
Você é
Gênero
Considerando as categorias do IBGE qual a sua cor/raça?
Como ficou sabendo sobre o congresso?
Você é uma pessoa com deficiência (PcD)?
Especifique qual é a sua deficiência
Declaro que li a Política de Privacidade do site www.jeduca.org.br e autorizo o tratamento, a coleta, armazenamento, uso, recepção, acesso, processamento e arquivamento dos dados pessoais e sensíveis (inclusive de imagem e voz), para as finalidades previstas na referida política.
Valor da inscrição
Cupom de desconto?
VALIDAR
De que forma quer participar do congresso?
online
Estudante de jornalismo e comunicação - GRATUITO
Professor de jornalismo e comunicação - GRATUITO
Outros - R$ 25,00
Estudante de jornalismo e comunicação - R$ 25,00
Professor de jornalismo e comunicação - R$ 25,00
Outros - R$ 50,00
Nome completo
E-mail
Confirmar e-mail
Senha
Telefone celular
Estado
MORA NO BRASIL?
Cidade
Local de estudo ou trabalho
Você é
Gênero
Considerando as categorias do IBGE qual a sua cor/raça?
Como ficou sabendo sobre o congresso?
Faixa etária
Você é uma pessoa com deficiência (PcD)?
Especifique qual é a sua deficiência
Declaro que li a Política de Privacidade do site www.jeduca.org.br e autorizo o tratamento, a coleta, armazenamento, uso, recepção, acesso, processamento e arquivamento dos dados pessoais e sensíveis (inclusive de imagem e voz), para as finalidades previstas na referida política.
Valor da inscrição
Cupom de desconto?
VALIDAR
ESPAÇO DOS PATROCINADORES
REALIZAÇÃO
PATROCINADORES MASTER
PATROCINADORES OURO
PATROCINADORES PRATA
APOIADORES
APOIADORES INSTITUCIONAIS