Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.
OK
17h30 às 19h00
// 26 DE AGOSTO
Faça seu login acima para assistir
Ainda não possui login?
INSCREVA-SE AGORA!
Faça seu login acima para interagir
9º CONGRESSO INTERNACIONAL DE JORNALISMO DE EDUCAÇÃO

Jornalismo de impacto: comunicação estratégica na educação de pessoas em vulnerabilidade social

Como construir histórias de transformação social evitando o sensacionalismo e o assistencialismo? Nesta oficina, vamos explorar ferramentas estratégicas de comunicação para o desenvolvimento de narrativas éticas e engajadoras. Com base em exemplos reais e exercícios práticos, o objetivo é potencializar nos participantes as habilidades para comunicar o impacto social de forma responsável, destacando o protagonismo das pessoas envolvidas e fortalecendo o engajamento com causas sociais.

Com Érica Fortuna (Doutora em Comunicação pela UERJ), Erick Nogueira (Especialista em Relações Públicas de Educação) e Amanda de Oliveira (Jornalista pela UFPA), da Fundação Bradesco.


Oficina oferecida pela Fundação Bradesco, patrocinadora master do evento. 

// QUEM PARTICIPA
Amanda de Oliveira

Jornalista formada pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e também graduada em Letras – Português e Inglês pela Universidade de São Paulo (USP). Especialista em Comunicação Estratégica, atua na Fundação Bradesco com foco em engajamento e fortalecimento do relacionamento com o público interno, unindo visão analítica e criatividade para gerar impacto e resultados.

Erick Nogueira

Com mais de 10 anos de experiência em Comunicação Corporativa, ESG e Relações Institucionais, nos setores público e privado. Graduado em Comunicação Social – Relações Públicas pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), com especialização em Meio Ambiente e Sustentabilidade pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) de São Paulo, atualmente é Especialista de Relações Públicas na Fundação Bradesco, onde atua no relacionamento com stakeholders estratégicos.

Érica Fortuna

Líder de Relações Institucionais, Comunicação e Marketing na Fundação Bradesco. Doutora e Mestre em Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), jornalista e advogada, possui 15 anos de experiência em estratégias de comunicação, relações institucionais e fortalecimento do terceiro setor. Atuou em agências de comunicação e organizações com propósito em educação e, hoje, lidera iniciativas de alto impacto voltadas à construção de parcerias estratégicas, ao engajamento de diferentes públicos e ao fortalecimento da reputação institucional.

// CONFIRA NOSSA AGENDA
// SEGUNDA-FEIRA, 25 de agosto
08h15
às
09h00
Credenciamento e café da manhã de boas-vindas (no local do evento)
09h00
às
09h20

Boas-vindas da diretoria da Jeduca no 9º Congresso Intenacional de Jornalismo de Educação e apresentação de resultados de pesquisa com associados sobre o perfil dos jornalistas de Educação.

VEJA COMO FOI
09h50
às
10h30

Os resultados sucessivos do baixo desempenho em Matemática no País e no mundo levaram a novas pesquisas e incentivos para uma educação matemática menos abstrata e mais criativa. A professora da Universidade de Stanford Jo Boaler é a precursora de uma nova abordagem no ensino da disciplina que tem mudado conceitos e currículos.


Com Jo Boaler (Universidade de Stanford) e mediação de Renata Cafardo (Jeduca e Estadão).

VEJA COMO FOI
10h30
às
11h20

O baixo desempenho em Matemática tem consequências para a vida escolar da criança, para o desenvolvimento pleno do cidadão, para a capacidade de análise crítica de dados e para a produtividade do País. Como reverter esse quadro? Quais experiências brasileiras já mostram bons resultados?


Com Antônio de Souza Silva (professor de Bacabal/MA), Ingrid Silva Carvalho (multimedalhista de Vitória da Conquista/BA), Kátia Smole (Instituto Reúna e CEESP) e mediação de Renata Cafardo (Jeduca e Estadão).

VEJA COMO FOI
11h20
às
12h20

Desde o início do governo Lula, a alfabetização é tida como política prioritária do Ministério da Educação (MEC) e uma das mudanças foi o novo indicador para medir a porcentagem de crianças que sabem ler e escrever. O Índice Criança Alfabetizada, no entanto, foi criticado por especialistas que acreditam que ele seja menos preciso que o Saeb. O governo ainda se envolveu em polêmicas porque só divulgou os dados do Saeb após pressão da imprensa. Mas há questionamentos também às avaliações atuais e sobre eventuais direcionamentos das escolas para que os alunos se saiam bem nos testes. Qual a confiança dos números atuais de crianças alfabetizadas? As provas que existem hoje são suficientes para determinar se os estudantes do País sabem ler e escrever?


Com Beatriz Cardoso (Laboratório de Educação), Ernesto Martins Faria (Iede), Kátia Schweickardt (SEB/MEC) e mediação de Paulo Saldaña (Jeduca e Folha de S.Paulo).

VEJA COMO FOI
12h30
às
12h40
CASE DE JORNALISMO LOCAL E PERIFÉRICO:
Educação Inclusiva, do site Eficientes

Os episódios da série Educação Inclusiva narram as histórias de como a educação impacta o mercado de trabalho para pessoas com deficiência. O especial foi produzido pela equipe do site Eficientes, especializado em conteúdo para pessoas com deficiência.


Com Mariana Clarissa (Eficientes) e apresentação de Cíntia Gomes (Jeduca e Agência Mural).

VEJA COMO FOI
12h45
às
13h45
Almoço livre
14h00
às
14h50

Polêmicas recentes em São Paulo envolvendo o afastamento de diretores por causa do desempenho baixo no Ideb levantaram a discussão da importância da liderança escolar, algo pouco discutido no País. Como esse gestor deve ser avaliado ou responsabilizado na aprendizagem dos alunos? Como os Estados e municípios lidam com a gestão escolar? Como a imprensa pode cobrir melhor o que acontece dentro das escolas?


Com Ângelo Ricardo de Souza (UFPR),  Cláudio Marques da Silva Neto (SME/SP), Francy Queiroz (Seduc/CE) e mediação de Tatiana Klix (Jeduca e Porvir).

VEJA COMO FOI
14h55
às
15h55

A nova eleição de Donald Trump traz desafios para a democracia, com reflexos na política, na economia e também na educação, com sanções a grandes universidades e a estudantes estrangeiros. Quais as repercussões no Brasil e no mundo de medidas dessa natureza? Qual o papel da imprensa nesse cenário também de ataques a veículos e jornalistas?


Com Bianca Santana (TV Cultura e Folha de S.Paulo), Marcelo Lins (GloboNews) e Simon Schwartzman (sociólogo) com mediação de Beatriz Bulla (Amado Mundo e RedeTV!).

VEJA COMO FOI
16h00
às
16h10
CASE DE JORNALISMO LOCAL E PERIFÉRICO:
Lições da Amazônia, do Amazônia Vox

Histórias que inspiram e promovem mudanças. Com conteúdo original e autoral, a equipe do Amazônia Vox usou a perspectiva do Jornalismo de Soluções para jogar luz nos desafios da Amazônia, com respostas aos problemas da região vindas de iniciativas desenvolvidas no território. O especial é realizado em temporadas, com abordagens temáticas e conteúdo multimídia, em todos os canais do veículo e de parceiros.


Com Daniel Nardin (Amazônia Vox) e apresentação de Adriana Amâncio (Comitê Jeduca - PE).

VEJA COMO FOI
16h15
às
17h05

A COP 30 pode ser uma grande oportunidade para formar uma geração mais consciente, crítica e preparada para os desafios ambientais. Como a educação ambiental tem sido trabalhada nas salas de aula? O que se pode aprender com aqueles que já inserem o meio ambiente nas escolas há muito tempo? E qual é o papel da imprensa na construção de uma consciência climática?


Com Maria do Carmo Barcellos (indigenista de Cacoal/RO), Márcio Gonçalves (Projeto MidiaCOP), Tayana Narcisa (CNN) e mediação de Luciene Kaxinawá (Abrinjor).

VEJA COMO FOI
17h00
às
17h30
Café da tarde (no local do evento)
17h30
às
19h00

Formação e sensibilização de jornalistas sobre a cobertura qualificada da educação indígena, quilombola, saberes tradicionais e educação para as relações étnico-raciais. O objetivo é ampliar a compreensão sobre a intersecção entre educação, diversidade étnico-racial e mudanças climáticas, o que é especialmente importante às vésperas da COP30 e da revisão do Plano Nacional de Educação (PNE). Serão explorados conceitos, dados e possíveis sugestões de pauta.

Com Manuela Thamani (Observatório da Branquitude) e Luciene Kaxinawá (Abrinjor). 


Oficina oferecida pela Imaginable Futures, patrocinadora master do evento. 

SAIBA MAIS
17h30
às
19h00

Formação com análise aprofundada dos resultados mais recentes do Indicador de Alfabetismo Funcional (INAF), instrumento que avalia os diferentes níveis de alfabetismo na população brasileira, do analfabetismo absoluto ao proficiente. Como esses dados podem ser usados em reportagens e análises sobre temas cruciais para políticas públicas de educação e para o desenvolvimento social, explorando tanto as metodologias de interpretação quanto as narrativas que os dados podem subsidiar.

Com Beatriz Almeida (Observatório Fundação Itaú), Fernanda Cury (Inaf) e Marisa Villi (Rede Conhecimento Social)


Oficina oferecida pela Fundação Itaú, patrocinadora master do evento. 

SAIBA MAIS
17h30
às
19h00

A população LGBTQI+ ainda enfrenta grandes barreiras no acesso, permanência e aprendizagem na educação básica brasileira. Violências, evasão escolar e falta de políticas públicas específicas contribuem para um cenário de desigualdade. Nos últimos anos, alguns avanços permitiram o início da inclusão de marcadores de diversidade em bases como o Censo Escolar, ENEM e pesquisas do IBGE, abrindo novas possibilidades de compreensão dessa realidade. Neste contexto, esta oficina convida os jornalistas a refletirem sobre seu papel na ampliação do debate público e na construção de narrativas que reconheçam a diversidade e os direitos dessa população.

Com Antônio Gois e Rafaelly Wiest (Aliança Nacional LGBTI+).


Oficina oferecida pelo Instituto Unibanco, patrocinador master do evento.

SAIBA MAIS
// TERÇA FEIRA, 26 de agosto
08h15
às
09h00
Credenciamento e café da manhã do 2º dia (no local do evento)
09h10
às
10h05
MESA:
Influenciadores na luta pela educação midiática

Influenciadores têm se engajado em promover a educação midiática em um ambiente muitas vezes dominado pela desinformação ou imprecisão da informação. Como é a produção de conteúdo, levando em conta a precisão, mas também a busca por engajamento? Como esse trabalho se assemelha ao jornalismo?


Com Professor Noslen (@ProfessorNoslen), Rafaela Lima (@MaisCienciasRafaela) e mediação de Luiza Tenente (Portal g1).

VEJA COMO FOI
10h10
às
11h25
MESA:
Jornalismo e as redes sociais

Ao mesmo tempo que compete com as redes sociais, o jornalismo tem usado cada vez mais Tik Tok, Instagram, X para se divulgar e atrair audiência. Como é essa relação em grandes veículos? As redes sociais ajudam a trazer novos leitores? Que tipo de conteúdo deve ser feito para que o jornalismo ainda prevaleça mesmo em novos formatos?


Com Camila Nascimento (Portal g1), Danilo Meirelles (A Gazeta/ES), Jacqueline Saraiva (Metrópoles), Leonardo Cruz (Estadão), Raíssa Galvão (Mídia Ninja) e mediação de Thais Borges (Jeduca e Jornal Correio/BA).

VEJA COMO FOI
11h30
às
11h40
CASE DE JORNALISMO LOCAL E PERIFÉRICO:
Vale Nota, da Agência Mural

A série de podcast Vale Nota - Ensino Médio SP, produzida pela Agência Mural de Jornalismo das Periferias, mergulha no dia a dia de estudantes, professores e gestores, revelando como projetos extracurriculares inovadores estão transformando a relação dos alunos com o aprendizado no ensino médio. Os episódios foram produzidos em formato narrativo, com captações em tempo real no ambiente escolar. O objetivo é que os ouvintes se sintam dentro da sala de aula.


Com Vagner de Alencar (Agência Mural) com apresentação de Lorrany Martins (Comitê Jeduca - ES).

VEJA COMO FOI
11h45
às
12h35
MESA:
Lidando com estresse, trauma e esgotamento: autocuidado para jornalistas

Diante da crise de saúde mental enfrentada por jornalistas do mundo todo, como os profissionais podem identificar e lidar com estresse e esgotamento na profissão?


Com Bruce Shapiro, jornalista e editor executivo da Global Center for Journalism and Trauma, em Nova York, e diretor executivo do Dart Center for Journalism and Trauma. Mediação de Gabi Coelho (jornalista independente e antropóloga).

VEJA COMO FOI
12h30
às
13h55
Almoço livre
14h15
às
15h05
MESA:
Tecnologia na educação: riscos e oportunidades em tempos de redes sociais e IA

Após a proibição dos celulares nas escolas e as recentes pesquisas que mostram os danos das novas tecnologias para crianças e adolescentes, as escolas estão diante do desafio de oferecer letramento digital ao mesmo tempo que precisam proteger os estudantes. Como fica a relação dos adolescentes com a informação e o jornalismo em tempos de mídias sintéticas, vídeos ultrarrealistas, deepfakes e inteligência artificial? Qual o papel da educação digital e midiática na escola em um mundo onde os jovens se informam pelas redes sociais? Como o governo tem tratado a questão no País?


Com Felipe Fortes (Hebiatra), Giselle Santos (consultora de inovação e educação), Patrícia Blanco (Instituto Palavra Aberta) e mediação de José Brito (Jeduca e Pupa Educação Digital).

VEJA COMO FOI
15h10
às
16h10
MESA:
Desafios atuais do ensino superior brasileiro, da EAD à participação política dos jovens

A regulamentação da educação a distância no ensino superior do País foi um dos temas mais discutidos na imprensa nos últimos meses, mas o debate que envolve as universidades é ainda mais amplo. Como manter a atratividade dos cursos de graduação em meio aos avanços tecnológicos e incertezas sobre o futuro do trabalho? Como garantir permanência aos mais vulneráveis e ainda que a experiência universitária contribua para uma participação política da juventude atual?


Com Alessandra Carla de Almeida Ribeiro (ABEM), Wesley Gabriel (UNE),  Márcia Lima, (FFLCH/USP e Afro Cebrap) e Rodrigo Capelato (Semesp) e mediação de Paula Ferreira (Estadão).

VEJA COMO FOI
16h15
às
16h25
CASE DE JORNALISMO LOCAL E PERIFÉRICO:
Sertão do Futuro, da Cajueira

O semiárido é um lugar de inovação, criatividade, ciência e tecnologia que desafia antigos clichês e se reinventa a cada dia. Em três episódios curtos, leves e informativos, a série de podcast Sertão do Futuro, produzido pela Cajueira, ouviu crianças e educadores compartilhando suas percepções e experiências sobre o local que vivem. 


Com Jayanne Rodrigues (Cajueira) e apresentação de Vanessa Vieira (Comitê Jeduca - RR). 

VEJA COMO FOI
AO VIVO
MESA:
Educação e LGBTI+

O Brasil é o país que mais mata pessoas trans no mundo e ocupa essa posição por 16 anos seguidos. Pessoas LGBTI+ também são frequentemente atacadas em discursos conservadores e religiosos. Estudos têm mostrado que essas populações tem menos acesso à educação e concluem menos os estudos quando comparadas com outros recortes sociais, o que apenas acentua um cenário de exclusões. Como as escolas têm lidado com estudantes LGBTI+? Quais pronomes têm usado com estudantes trans e não bináries? Essas crianças têm sido alvo de algum tipo de bullying? O que as escolas e universidades têm feito para serem mais inclusivas e diversas? 


Com Cyndel Nunes Augusto (SME/SP), Gean Oliveira Gonçalves (FIAM/FAAM),  Rafaelly Wiest (Aliança Nacional LGBTI+) e mediação de Caê Vatiero (Transmídia). 

VEJA AO VIVO
17h00
às
17h30
Café da tarde do 2º dia (no local do evento)
17h30
às
19h00
OFICINA:
Como a inteligência artificial pode nos ajudar em tarefas de jornalismo? (e como evitar armadilhas)

Jornalistas que incorporaram o uso de ferramentas de inteligência artificial para auxiliar em reportagens discutem os desafios e as oportunidades da tecnologia. Serão mostrados exemplos práticos de uso em apurações, com suas vantagens e limitações.


Com Luiz Fernando Toledo (Jeduca e BBC Brasil) e Judite Cypreste (jornalista de dados).

SAIBA MAIS
17h30
às
19h00
OFICINA DO PATROCINADOR:
Jornalismo de impacto: comunicação estratégica na educação de pessoas em vulnerabilidade social

Como construir histórias de transformação social evitando o sensacionalismo e o assistencialismo? Nesta oficina, vamos explorar ferramentas estratégicas de comunicação para o desenvolvimento de narrativas éticas e engajadoras. Com base em exemplos reais e exercícios práticos, o objetivo é potencializar nos participantes as habilidades para comunicar o impacto social de forma responsável, destacando o protagonismo das pessoas envolvidas e fortalecendo o engajamento com causas sociais.

Com Érica Fortuna (Doutora em Comunicação pela UERJ), Erick Nogueira (Especialista em Relações Públicas de Educação) e Amanda de Oliveira (Jornalista pela UFPA), da Fundação Bradesco.


Oficina oferecida pela Fundação Bradesco, patrocinadora master do evento. 

SAIBA MAIS
// INSCREVA-SE
Já sou um associado JEDUCA?
sim
não
Insira aqui o seu e-mail e senha de cadastro como associado Jeduca:
De que forma quer participar do congresso?
online
Valor da inscrição - GRATUITO
Valor da inscrição - R$ 25,00
Você é
Gênero
Considerando as categorias do IBGE qual a sua cor/raça?
Como ficou sabendo sobre o congresso?
Você é uma pessoa com deficiência (PcD)?
Especifique qual é a sua deficiência
Declaro que li a Política de Privacidade do site www.jeduca.org.br e autorizo o tratamento, a coleta, armazenamento, uso, recepção, acesso, processamento e arquivamento dos dados pessoais e sensíveis (inclusive de imagem e voz), para as finalidades previstas na referida política.
Valor da inscrição
Cupom de desconto?
VALIDAR
De que forma quer participar do congresso?
online
Estudante de jornalismo e comunicação - GRATUITO
Professor de jornalismo e comunicação - GRATUITO
Outros - R$ 25,00
Estudante de jornalismo e comunicação - R$ 25,00
Professor de jornalismo e comunicação - R$ 25,00
Outros - R$ 50,00
Nome completo
E-mail
Confirmar e-mail
Senha
Telefone celular
Estado
MORA NO BRASIL?
Cidade
Local de estudo ou trabalho
Você é
Gênero
Considerando as categorias do IBGE qual a sua cor/raça?
Como ficou sabendo sobre o congresso?
Faixa etária
Você é uma pessoa com deficiência (PcD)?
Especifique qual é a sua deficiência
Declaro que li a Política de Privacidade do site www.jeduca.org.br e autorizo o tratamento, a coleta, armazenamento, uso, recepção, acesso, processamento e arquivamento dos dados pessoais e sensíveis (inclusive de imagem e voz), para as finalidades previstas na referida política.
Valor da inscrição
Cupom de desconto?
VALIDAR
ESPAÇO DOS PATROCINADORES
REALIZAÇÃO
PATROCINADORES MASTER
PATROCINADORES OURO
PATROCINADORES PRATA
APOIADORES
APOIADORES INSTITUCIONAIS