Estão abertas as inscrições para o 4.º Congresso Internacional de Jornalismo de Educação, organizado pela Jeduca (Associação de Jornalistas de Educação). O tema é “O jornalismo de educação na pandemia - O que fizemos até aqui e como continuamos na retomada”.
Este ano, o evento será online, entre os dias 19 e 23 de outubro. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site do Congresso: http://jeduca.org.br/jeduca2020/. Confira a progamação completa aqui.
A programação se divide em dois eixos: jornalismo e educação. Convidados nacionais - como Flávia Lima (ombudsman da Folha de S.Paulo) e Fernando de Barros e Silva (Piauí), além de jornalistas das cinco regiões brasileiras - e internacionais (dos Estados Unidos, Nigéria e Uruguai) vão discutir temas como: a credibilidade da produção de notícias em tempos de coronavírus, o impacto da crise sanitária sobre o exercício da profissão, os desafios da cobertura das eleições municipais no atual cenário e a experiência de repórteres de outros países.
No pilar de educação, as mesas serão sobre assuntos em evidência no contexto da pandemia e seus efeitos sobre a vida escolar: desigualdades educacionais, o desafio da retomada das aulas e as lições que a pandemia pode deixar. Entre os destaques da programação está uma entrevista com os secretários de Educação Rossieli Soares (estado de São Paulo), Getúlio Marques Ferreira (Rio Grande do Norte), Renato Feder (Paraná) e Kátia Helena Schweickardt (Manaus - AM), realizada pela vice-presidente da Jeduca, repórter de educação e colunista do jornal O Estado de S.Paulo, Renata Cafardo.
Em uma das mesas internacionais, Antônio Gois, diretor da Jeduca e colunista do jornal O Globo, conversa com os jornalistas Adie Vanessa Offiong (Abuja, Nigéria), Leticia Castro La Diaria (Uruguai) e Daarel Burnette II (Education Week, EUA) sobre suas experiências na cobertura de educação durante os meses da pandemia em seus países. Em outra, Tatiana Klix, diretora da Jeduca e do Porvir, conversa com Sarah Garland, editora-executiva do The Hechinger Report, para entender como funciona o site de notícias independente, que há 20 anos cobre exclusivamente educação nos Estados Unidos.
Ao todo, o congresso é composto por oito sessões, das quais duas são mini-cursos (sobre dados e microdados na educação e sobre o novo Fundeb - Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação). Todas elas contarão com tradução em Libras e as mesas internacionais terão legendagem.
O 4.º Congresso Internacional de Jornalismo de Educação tem o patrocínio da Fundação Lemann, Fundação Telefônica Vivo, Instituto Unibanco, Itaú Social, Itaú Educação e Trabalho, e apoio do Colégio Rio Branco e Loures Consultoria.
-----
Serviço:
4.º Congresso Internacional de Jornalismo de Educação
Quando: 19 a 23 de outubro
Como: Inscrições no http://jeduca.org.br/jeduca2020/
Quanto: Gratuito
Onde: Online