Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.
OK
A associação
Notícias
Guias
Congressos
Dados educacionais
Edital
Editora pública
Banco de fontes
CONTATO
ASSOCIE-SE
LOGIN ASSOCIADO
Leonne Sá Forte
Congressos

Conheça os minicursos que integram a programação do #Jeduca2021

Inscrições para o 5º Congresso Internacional de Jornalismo de Educação estão abertas

21/09/2021
Vanessa Vieira, Especial para a Jeduca

Um dos destaques do 5º Congresso Internacional de Jornalismo de Educação, que acontece de 27 de setembro a 1 de outubro, são os minicursos sobre assuntos relacionados ao tema do evento este ano, “A pandemia e as desigualdades educacionais”.

 

Ao todo, serão quatro minicursos, com uma hora de duração cada, nos quais os participantes terão a oportunidade de se aprofundar em questões-chave relacionadas às desigualdades educacionais.

 

As inscrições para o 5.º Congresso da Jeduca estão abertas e são gratuitas. As transmissões online e ao vivo, em três sessões diárias, numa plataforma fechada e exclusiva para os participantes. Quem frequentar pelo menos 70% das sessões receberá certificado. Clique aqui para se inscrever.

 

Os minicursos ocorrem entre terça e sexta (28 de setembro e 1 de outubro), sempre às 16h. Confira a programação do #Jeduca2021.

 

O impacto da epidemia de Covid-19 no sistema educacional brasileiro é o tema do minicurso “Pandemia na Educação: hoje e amanhã”, ministrado pelo diretor executivo e fundador do Iede (Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional). Com o objetivo de traçar um panorama dos desafios impostos pela pandemia, Faria disse que vai enfocar três tópicos no curso. “O primeiro é o impacto da pandemia no sistema educacional, depois vou me aprofundar sobre como tem sido feito o monitoramento para garantir a permanência escolar e, por fim, os efeitos da pandemia na aprendizagem a partir de pesquisas já publicadas”, comentou Faria. O curso terá mediação da jornalista Amanda Cieglinski, coordenadora do Comitê Editoral da Jeduca. O curso será na terça-feira, 28 de setembro.

 

Um aspecto importante para colocar as desigualdades educacionais em perspectiva é compreender as dinâmicas sociais e demográficas. Este é o tema do curso ofertados pelo sociólogo e pesquisador independente José Eustáquio Diniz Alves, “Entendendo os números: transformações sócio-demográficas no Brasil”. O enfoque se centrará nas transformações sociais, econômicas e demográficas vividas pelo país nas últimas décadas. O minicurso será mediado pela jornalista Tatiana Klix, diretora da Jeduca.

 

A LAI (Lei de Acesso à Informação) é uma das ferramentas mais utilizadas pelos jornalistas para obter informações e dados para suas pautas, no entanto nem sempre é fácil consegui-los. Existem maneiras de formular os pedidos, a fim de tornar o processo mais eficiente. Este pe o tema do terceiro minicurso que integra do 5.º congresso internacional da Jeduca, “Como evitar e recorrer as negativas na LAI”, conduzido pela jornalista Maria Vitória Ramos, cofundadora e diretora da agência Fiquem Sabendo, na quinta-feira (30). A mediação será de Marta Avancini, editora pública e de conteúdo da Jeduca. “Na Fiquem Sabendo, a gente faz centenas de pedidos via Lei de Acesso à Informação por ano e, ao longo do tempo, desenvolvemos modelos de pedidos para tornar a prática do uso da LAI menos trabalhosa e mais eficiente”, explica Maria Vitória.

 

Encerrando a programação do congresso, na sexta-feira (1.º de outubro), o jornalista Raphael Preto Pereira mediará o minicurso “Educação inclusiva: avanços e desafios”, conduzido por Rodrigo Hübner Mendes, fundador do Instituto Rodrigo Mendes. Ele abordará a política de educação inclusiva no Brasil à luz no decreto da educação especial publicado pelo MEC (Ministério da Educação) em 2020 e cuja legalidade está sendo analisada pelo STF (Supremo Tribunal Federal). O decreto abre a possibilidade de os estudantes com deficiência, altas habilidades e transtornos do desenvolvimento se matricularem em escolas e salas especiais. O curso também vai abordar o status do debate na sociedade.

 

O 5.º Congresso Internacional de Jornalismo de Educação conta com o patrocínio de Fundação Lemann, Fundação Telefonica Vivo, Instituto Unibanco, Itaú Social, Itaú Educação e Trabalho, e apoio do Colégio Rio Branco e Loures Consultoria.


Leia mais sobre o evento aqui.

 

#pandemia #LAI #educaçãoinclusiva #covid-19 #desigualdade #desigualdadeseducacionais #5.ºcongressointernacionaldejornalismodeeducação #5.ºcongressodaJeduca ##jeduca2021 #

PARCEIROS FINANCIADORES
PARCEIROS INSTITUCIONAIS
ASSOCIAÇÃO DE JORNALISTAS DE EDUCAÇÃO