(Atualizado em 20/9/2021)
O 5º Congresso Internacional de Jornalismo de Educação, promovido pela Jeduca, tem como tema central A educação e as desigualdades na pandemia. A programação inclui mesas que aprofundam causas e consequências das desigualdades educacionais, intensificadas na pandemia. Vamos discutir questões socioeconômicas, étnicas, raciais, de gênero e da deficiência, além de sessões que enfocam a maneira como o jornalismo lida com elas. A programação que aparece nesta página ainda pode contar com atualizações.
Dia 27/9 (segunda-feira)
10h - Encontro: Helio de La Peña e Pretinhas Leitoras
Um bate-papo sobre escola, negritude e experiências pessoais com a educação.
Com Eduarda e Helena Ferreira (Pretinhas Leitoras), Helio de La Peña e mediação de Tatiana Vasconcellos.
14h - Desigualdades educacionais, Covid-19 e pós-pandemia
A pandemia escancarou as desigualdades educacionais do país como também as aprofundou. Acesso desigual à internet, entraves para a oferta equânime de ensino remoto, infraestrutura escolar precária em muitas localidades e os impactos no aprendizado e na evasão de alunos pobres e negros. Quais caminhos para a educação brasileira nesse cenário?
Com Julia Ribeiro, Lília Melo, Suelaine Carneiro, Vitor Lauro Zanelatto e mediação de Renata Cafardo.
16h - O jornalismo está atento às desigualdades
A sociedade brasileira é marcada pela ausência de oportunidades iguais, pelos efeitos do racismo, da pobreza, violências como as de gênero e preconceitos contra pessoas com deficiências. Não é sempre que esse debate ganha corpo na imprensa, embora haja experiências bem-sucedidas. O debate público tem amadurecido o olhar sobre processos excludentes? Essa é uma discussão de esquerda?
Com Irapuã Santana, Jairo Marques, João Silvério Trevisan e mediação de Yasmin Santos.
Dia 28/9 (terça-feira)
Para que lado a ciência tem avançado nas investigações sobre desigualdades, sobretudo educacionais? O que as evidências mostram com relação a prejuízos para os estudantes e para a sociedade? O que o Brasil tem em comum com outros países nesse assunto e o que podemos aprender?
Com Abdeljalil Akkari, Douglas Ready, Flavio Comim e mediação de Mariana Tokarnia.
14h - Direitos humanos e economia: os impactos das desigualdades educacionais
A desigualdade educacional e os abismos sociais do Brasil sob pontos de vistas econômico e dos direitos humanos.
Com Arminio Fraga, Jurema Werneck e mediação de Miriam Leitão.
16h - Mini-curso - Pandemia na educação: hoje e amanhã
O que sabemos e o que falta saber sobre os impactos da pandemia na educação: conectividades, escolas abertas, abandono, impacto sobre pobres, negros e alunos com deficiência.
Com Ernesto Martins Faria e mediação de Amanda Cieglinski.
Dia 29/9 (quarta-feira)
10h - Como tornar mais atrativa a cobertura jornalística sobre desigualdade
Como fazer com que temas complexos e tão urgentes cheguem com força na sociedade? Jornalistas experientes em coberturas que abordam desigualdades compartilham experiências, críticas e caminhos.
Com Adriana Carranca, Érica Fraga, Flávia Oliveira, Giulliana Bianconi e mediação de Fábio Takahashi.
14h - O presente e futuro das avaliações educacionais
Instrumentos tradicionais de avaliação em escala estão próximos de passar por mudanças. O governo federal já planeja um novo Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) alinhado à reforma do ensino médio, as metas desenhadas para o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) chegam ao fim e o o Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) também deve ser alterado. Como as avaliações podem evoluir para alcançar, inclusive, dimensões de desigualdades do sistema educacional?
Com Débora Jeffrey, José Francisco Soares, Maria Helena Guimarães de Castro e mediação de Antônio Gois.
16h - Mini-curso - Entendendo os números: transformações sócio-demográficas no Brasil
Buscaremos delinear as transformações sociais, econômicas e demográficas dos últimos 50 a 60 anos a partir da contextualização e discussão dos principais avanços nos direitos de cidadania na educação, saúde, mercado de trabalho, seguridade social, política entre outros temas.
Com José Eustáquio Diniz Alves e mediação de Tatiana Klix.
Dia 30/9 (quinta-feira)
Jornalistas contam bastidores de reportagens que mostraram as desigualdades na educação durante a pandemia.
Com Douglas Bezerra Lopes, Joana Suarez, Luiza Drable, Renata Cafardo e mediação de José Brito.
14h - A cobertura de educação no governo Bolsonaro
Chegando ao fim do 3º ano da gestão Jair Bolsonaro, jornalistas discutem quais são os desafios da cobertura no âmbito federal, entraves de relacionamento, questões ideológicas e os principais projetos e políticas do MEC até agora (Enem, homeschooling, escolas cívico-militares, orçamento, novo Fundeb, MEC e a pandemia...).
Com Ana Luiza Basílio, Paulo Saldaña, Renata Agostini e mediação de Paulo de Camargo.
16h - Mini-curso - Como evitar e recorrer as negativas na LAI
Nesta oficina serão analisadas as negativas de acesso à informação mais comuns e como redigir pedidos para evitá-las já na largada. Com exemplos práticos, ela mostrará como um bom pedido pode poupar tempo e trabalho desnecessários. Também serão compartilhados modelos de recursos eficientes para enfrentar as negativas mais usadas pelo poder público e reverter entendimentos anti-transparência.
Com Maria Vitória Ramos e mediação de Marta Avancini.
Dia 1/10 (sexta-feira)
Diante de ataques sem precedentes a direitos indígenas no atual governo, como estão as políticas educacionais de educação indígena, desafios, avanços e retrocessos.
Com Gersem Baniwa, José Ribamar Bessa Freire, Nodjadja Fulni-ô (Expedito Lino Torres) e mediação de Martina Medina.
14h - Professores e a imprensa
Professoras de várias partes do Brasil refletem e debatem sobre a cobertura de educação durante a pandemia.
Com Cícera Barbosa, Gina Vieira Ponte, Thais Lemes e mediação de Ângela Chagas.
16h - Mini-curso - Educação inclusiva: avanços e desafios
O que é preciso saber sobre a política de educação inclusiva no Brasil, seu histórico, avanços e desafios. Nesse encontro, também vamos discutir o novo decreto de educação especial, a postura do MEC e do governo Bolsonaro sobre o tema e o status do debate na sociedade.
Com Rodrigo Hübner Mendes e mediação de Raphael Preto Pereira.
O 5.º Congresso Internacional de Jornalismo de Educação conta com o patrocínio de Fundação Lemann, Fundação Telefonica Vivo, Instituto Unibanco, Itaú Social, Itaú Educação e Trabalho, e apoio do Colégio Rio Branco e Loures Consultoria.