O curso “Jornalismo de educação: Bases para a cobertura”, realizado pela Jeduca em parceria com a Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo), atraiu jornalistas e estudantes de jornalismo de 26 Unidades da Federação e de 6 países: Angola, Argentina, Eslovênia, Estados Unidos, Moçambique e Portugal. Do Brasil, apenas não houve inscrições de Tocantins.
As 15 aulas, oferecidas em vídeo e texto, foram disponibilizadas em plataforma online entre 23 de novembro e 11 de dezembro de 2020. Eles se dividiram em dois eixos – O ecossistema da educação e Prática do jornalismo – e foram ministrados por profissionais experientes nos temas (veja a lista abaixo). Todos os vídeos contaram com interpretação em Libras e legendas opcionais.
Ao todo, o curso recebeu 1.149 inscrições. Desse total, 36,5% (407) participantes concluíram o programa. O prazo para cumprir a carga horária terminou em 15 de janeiro de 2021.
Entre os inscritos, 50,5% são jornalistas formados, 44,3% estudantes de jornalismo e 5,2% atuam como jornalistas sem terem feito graduação na área.
Do total de inscritos, 139 eram associados da Jeduca, 52 eram integrantes da Abraji e 481 já haviam feito algum curso da Abraji.
A coordenação ficou a cargo dos jornalistas Ângela Chagas, diretora da Jeduca, e Sérgio Lüdtke, da Abraji, e contou com o apoio de Amanda Cieglinski, coordenadora do Comitê Editorial da Jeduca. O curso foi o primeiro a ser oferecido totalmente online pela Jeduca.
Avaliação
Para 93,2% dos participantes que responderam à avaliação, o curso foi considerado excelente ou muito bom. Os vídeos, os textos e as sugestões de leitura foram avaliados como excelentes ou muito bons por, respectivamente, 89,7%, 91,2% e 89,7% dos respondentes.
A carga horária foi considerada perfeita ou adequada pela maior parcela daqueles que responderam à avaliação: os vídeos, por 98,3%; os textos, por 95,9%; e as sugestões de leitura, por 91,8%.
A organização, o didatismo dos instrutores, os relatos de experiência também estão entre os pontos elogiados. Já entre as sugestões estão a possibilidade de elaborar um produto final (pauta ou matéria), mais interação com os instrutores e a ampliação das informações sobre jornalismo local e de periferia.
Leia aqui o relatório sobre o curso.
Programa e instrutores
Módulo 1: O ecossistema da educação
Aulas 1 e 2: Educação no Brasil hoje (Luiz Fernando Toledo)
Aula 3: Políticas educacionais (Marta Avancini)
Aula 4: Legislação (Ricardo Falzetta)
Aula 5: Financiamento da educação (Paulo Saldaña)
Aula 6: Metodologias e práticas pedagógicas (Tatiana Klix)
Aula 7: Como se avalia a educação (Antônio Gois)
Aula 8: O jornalismo de educação (Fábio Takahashi, Antônio Gois e Mariana Tokarnia)
Módulo 2: A prática do jornalismo de educação
Aulas 9, 10 e 11: Como reportar dados (Ana Carolina Moreno e Thays Lavor)
Aula 12: As fontes do jornalismo de educação (Rodrigo Ratier)
Aulas 13 e 14: Storytelling (Bruno Scartozzoni)
Aula 15: Impacto do jornalismo de educação (Mariana Tokarnia e Margarida Azevedo)