Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.
OK
A associação
Notícias
Guias
Congressos
Dados educacionais
Edital
Editora pública
Banco de fontes
CONTATO
ASSOCIE-SE
LOGIN ASSOCIADO
Cursos

Curso sobre jornalismo de educação atrai inscrições de 26 UFs

Projeto da Jeduca, realizado em parceira com a Abraji, contou com a participação de jornalistas e estudantes da área

08/02/2021
Redação Jeduca

O curso “Jornalismo de educação: Bases para a cobertura”, realizado pela Jeduca em parceria com a Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo), atraiu jornalistas e estudantes de jornalismo de 26 Unidades da Federação e de 6 países: Angola, Argentina, Eslovênia, Estados Unidos, Moçambique e Portugal. Do Brasil, apenas não houve inscrições de Tocantins.

 

As 15 aulas, oferecidas em vídeo e texto, foram disponibilizadas em plataforma online entre 23 de novembro e 11 de dezembro de 2020. Eles se dividiram em dois eixos – O ecossistema da educação e Prática do jornalismo – e foram ministrados por profissionais experientes nos temas (veja a lista abaixo). Todos os vídeos contaram com interpretação em Libras e legendas opcionais. 

 

Ao todo, o curso recebeu 1.149 inscrições. Desse total, 36,5% (407) participantes concluíram o programa. O prazo para cumprir a carga horária terminou em 15 de janeiro de 2021.

 

Entre os inscritos, 50,5% são jornalistas formados, 44,3% estudantes de jornalismo e 5,2% atuam como jornalistas sem terem feito graduação na área.

 

Do total de inscritos, 139 eram associados da Jeduca, 52 eram integrantes da Abraji e 481 já haviam feito algum curso da Abraji.

 

A coordenação ficou a cargo dos jornalistas Ângela Chagas, diretora da Jeduca, e Sérgio Lüdtke, da Abraji, e contou com o apoio de Amanda Cieglinski, coordenadora do Comitê Editorial da Jeduca. O curso foi o primeiro a ser oferecido totalmente online pela Jeduca.

 

Avaliação

Para 93,2% dos participantes que responderam à avaliação, o curso foi considerado excelente ou muito bom. Os vídeos, os textos e as sugestões de leitura foram avaliados como excelentes ou muito bons por, respectivamente, 89,7%, 91,2% e 89,7% dos respondentes.

 

A carga horária foi considerada perfeita ou adequada pela maior parcela daqueles que responderam à avaliação: os vídeos, por 98,3%; os textos, por 95,9%; e as sugestões de leitura, por 91,8%.

 

A organização, o didatismo dos instrutores, os relatos de experiência também estão entre os pontos elogiados. Já entre as sugestões estão a possibilidade de elaborar um produto final (pauta ou matéria), mais interação com os instrutores e a ampliação das informações sobre jornalismo local e de periferia.

 

Leia aqui o relatório  sobre o curso.

 

Programa e instrutores

Módulo 1: O ecossistema da educação 

Aulas 1 e 2: Educação no Brasil hoje (Luiz Fernando Toledo)

Aula 3: Políticas educacionais (Marta Avancini)

Aula 4: Legislação (Ricardo Falzetta)

Aula 5: Financiamento da educação (Paulo Saldaña)

Aula 6: Metodologias e práticas pedagógicas (Tatiana Klix)

Aula 7: Como se avalia a educação (Antônio Gois)

Aula 8: O jornalismo de educação (Fábio Takahashi, Antônio Gois e Mariana Tokarnia)

 

Módulo 2: A prática do jornalismo de educação

Aulas 9, 10 e 11: Como reportar dados (Ana Carolina Moreno e Thays Lavor)

Aula 12: As fontes do jornalismo de educação (Rodrigo Ratier)

Aulas 13 e 14: Storytelling (Bruno Scartozzoni)

Aula 15: Impacto do jornalismo de educação (Mariana Tokarnia e Margarida Azevedo)

#jeduca #online #curso #coberturadeeducação

PARCEIROS FINANCIADORES
PARCEIROS INSTITUCIONAIS
ASSOCIAÇÃO DE JORNALISTAS DE EDUCAÇÃO