A matemática é um dos grandes desafios da educação básica brasileira. Resultados de avaliações nacionais e internacionais, como Saeb e Pisa, têm indicado déficit no ensino e aprendizagem da matéria. Além de ser uma área de conhecimento que integra a formação básica dos estudantes, a matemática é também uma ferramenta para compreensão do mundo.
Diante da necessidade de investir na melhoria do desempenho dos estudantes e da sua relevância para a vida das pessoas, o MEC (Ministério da Educação) está elaborando um programa nacional com foco no ensino de matemática.
De acordo com o Estadão, a pasta deve definir uma nota mínima em avaliações nacionais como referência de aprendizagem adequada em matemática para alunos do 5º e 9º anos do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio. Outra ação da nova política é voltada para a formação de professores.
Desde 17 de março, o MEC realiza a Escuta Nacional de Professores que Ensinam Matemática, para coletar a contribuição de professores de ensino fundamental, médio e da educação profissional e tecnológica sobre formação e os desafios no ensino e práticas pedagógicas. O prazo da escuta, que inicialmente seria realizada até 28 de março, foi estendido para 6 de abril.
Em entrevista ao Porvir, a secretária de Educação Básica do MEC, Kátia Schweickardt , disse que o material da escuta será organizado para que se entenda como articular a visão dos professores com os componentes curriculares e com a gestão das escolas e das secretarias.
Neste material:
- Matemática nas principais avaliações;
- Ansiedade matemática
- Matemática e desigualdades por gênero
- Formação de professores
- Para ficar de olho
Matemática nas principais avaliações
Série histórica da proficiência média em matemática - 5º ano do ensino fundamental
Saeb |
2011 |
2013 |
2015 |
2017 |
2019 |
2021 |
2023 |
Média |
210 |
211 |
219 |
224 |
227,9 |
216,9 |
224,8 |
Fonte: Inep - Divulgação dos resultados
Série histórica da proficiência média em matemática - 9º ano do ensino fundamental
Saeb |
2011 |
2013 |
2015 |
2017 |
2019 |
2021 |
2023 |
Média |
253 |
252 |
256 |
258 |
263 |
256,3 |
257,1 |
Fonte: Inep - Divulgação dos resultados
Escala Saeb
No Saeb, os resultados dos estudantes são apresentados em pontos dentro de uma escala de proficiência, que pode ser comparada com uma régua. Há uma escala para cada disciplina e ano/série.
A escala do Saeb é dividida em faixas a cada 25 pontos. Ela é formada por níveis de proficiência, que vão do mais baixo ao mais alto, que representam um conjunto de habilidades que os estudantes nesta faixa apresentam. A escala do Saeb pode ser conferida aqui.
Série histórica da pontuação dos estudantes brasileiros em matemática
Pisa |
2003 |
2006 |
2009 |
2012 |
2015 |
2018 |
2022 |
Média |
356 |
370 |
386 |
389 |
377 |
384 |
379 |
Fonte: OCDE - Pisa 2022 - Country Note Brazil
Ansiedade matemática é o sentimento de medo exagerado em situações que envolvem matemática, afetando o estado físico, cognitivo e comportamental do aluno. Além de impactar o desempenho escolar, a ansiedade matemática pode prejudicar a disposição dos jovens em aprender matemática ao longo da vida, conta reportagem veiculada na TV Cultura.
A ansiedade matemática se manifesta no estudante em diferentes situações: ao resolver um exercícios, durante provas e até ao ver ou escutar um professor de matemática, por exemplo, aponta médico especialista em neurociência em matéria do Correio Braziliense. Os sintomas físicos incluem sudorese, náuseas e taquicardia, entre outros.
O desconforto emocional do estudante e o medo em relação à matemática podem vir de situações de estresse passadas que tenham envolvido lógica e cálculos. Além disso, no início da trajetória escolar, é comum que os estudantes escutem que a matemática é uma disciplina para pessoas inteligentes e não se sintam capazes.
Ya Jen Chang, presidente do Instituto Sidarta, consultada em matéria da Folha de São Paulo, aponta dois fatores que impedem o avanço no ensino são a crença de que existem “pessoas de exatas” e a mentalidade de que é necessário ter o “dom” para aprender matemática.
Dados do Censo da Educação Superior 2023 alertam para alta evasão nos cursos de licenciatura em matemática. A taxa de desistência acumulada em matemática (70%) é a segunda maior entre os cursos de formação de professores, ficando atrás apenas da licenciatura em física (73%). O percentual de estudantes que concluem a licenciatura em matemática é de 28%.
Para docente consultado em matéria da Folha de S.Paulo, por conta da desvalorização docente, pessoas que costumam ter facilidade na área de exatas, tendem a optar por cursos como engenharia, por exemplo, por conta do retorno financeiro.
Outro debate em andamento propõe repensar as práticas pedagógicas no ensino de matemática. Por meio de novas metodologias e estratégias que contrapõem ao ensino tradicional da disciplina, o propósito é diminuir o medo de muitos estudantes e tornar a matéria mais acessível.
No Brasil e em outros países, têm surgido experiências com metodologias voltadas para o ensino criativo de matemática, como conta reportagem publicada no Estado de S.Paulo.
Ao contrário do ensino a partir da memorização de fórmulas e cálculos, as atividades buscam estimular o desenvolvimento e a descoberta do pensamento lógico dos estudantes.
Para saber mais
O cenário do ensino de matemática no brasil: o que dizem os indicadores nacionais e internacionais, IEDE - Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional, leia aqui.
Tem mais sugestões e indicações sobre este tema? Escreva para contato@jeduca.org.br.