Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.
OK
A associação
Notícias
Guias
Congressos
Dados educacionais
Edital
Editora pública
Banco de fontes
CONTATO
ASSOCIE-SE
LOGIN ASSOCIADO
Jonas Pereira/Agência Senado
Institucional

Inep não confirma divulgação com embargo do Ideb 2021

A Jeduca solicitou a divulgação antecipada dos resultados do Ideb ao MEC e instituto, que respondeu informando que os dados serão disponibilizados após entrevista coletiva

09/09/2022
Redação Jeduca

A Jeduca enviou, nesta sexta-feira (9/9), um pedido oficial ao MEC (Ministério da Educação) e ao Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) para que os resultados do Ideb 2021 (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) sejam divulgados com embargo para os jornalistas. A divulgação do Ideb 2021 está prevista para o dia 16.

 

No e-mail, a Jeduca solicitou informações oficiais sobre a data prevista para a divulgação do Ideb e reiterou a importância da divulgação com embargo, a fim de que os jornalistas tenham tempo para se familiarizar e analisar adequadamente os dados, contribuindo para uma cobertura mais qualificada. 

 

O Ideb é o principal instrumento de monitoramento da qualidade da educação básica brasileira. 

 

Os resultados de 2021 merecem atenção especial, por causa da influência da pandemia de covid-19 nas taxas de aprovação e na aprendizagem dos estudantes, medida através do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica). Os dois indicadores são a base para se calcular o Ideb. Além disso, o Ideb 2021 é o último do ciclo iniciado em 2007, quando o indicador foi criado.

 

A Assessoria de Comunicação Social do Inep respondeu à solicitação da Jeduca informando que os resultados do Saeb e do Ideb serão divulgados no dia 16/9 (sexta-feira) e que todos os dados serão disponibilizados após a coletiva de imprensa, não mencionando, portanto, a possibilidade de divulgação do material com antecedência.

 

Desde sua criação em 2016, a Jeduca defende a divulgação com embargo de estudos e relatórios com grande quantidade de dados e informação por considerar a prática essencial para a produção de reportagens mais bem elaboradas e aprofundadas. Naquele ano, o MEC passou a adotar a prática da divulgação antecipada, após a associação ter se mobilizado a favor da divulgação antecipada dos resultados do Ideb 2015


O embargo é uma prática comum na divulgação de estudos e relatórios de organizações como o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico).

 

Leia a seguir o e-mail enviado pela Jeduca ao MEC e Inep:

 

Ao senhor Ministro da Educação, Victor Godoy


Ao senhor presidente do Inep, Carlos Moreno


Em nome da Associação de Jornalistas de Educação (Jeduca), pedimos que os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2021 sejam divulgados com embargo aos jornalistas. Historicamente, a divulgação inclui uma quantidade extensa de dados e, pela relevância do tema, a imprensa precisa de um tempo prévio para preparar uma cobertura de qualidade. O ideal seria que o material fosse disponibilizado com dois dias de antecedência da data autorizada para publicação, assim como ocorre em divulgações internacionais. E que venha em arquivos em formatos que possibilitem a tabulação pelos jornalistas. 

 

Até hoje (9/9/2022) a imprensa não recebeu ainda um comunicado oficial da data da divulgação do Ideb 2021, apesar de informações extra oficiais. Também seria importante que essa informação fosse esclarecida o mais rápido possível para todos os jornalistas, com a data do embargo, para que as equipes possam se organizar. 

 

Reiteramos que os pedidos são essenciais para a qualidade da cobertura e das reportagens produzidas sobre a mais importante avaliação da educação brasileira.

 

Obrigada

 

Renata Cafardo

Presidente da Jeduca

 

Leia também a resposta do Inep:

 

As divulgações do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2021 e do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2021 estão previstas para o dia 16 de setembro. Todos os dados serão disponibilizados de forma imediata, após a coletiva, e estarão dispostos de maneira clara e didática, contando inclusive com uma cópia da apresentação utilizada, além do press kit com informações das aplicações e dos resultados.

 

 Atenciosamente,

 

 Assessoria de Comunicação Social do Inep

#inep #ideb #embargo #mec

PARCEIROS FINANCIADORES
PARCEIROS INSTITUCIONAIS
ASSOCIAÇÃO DE JORNALISTAS DE EDUCAÇÃO