É com imensa tristeza que a Jeduca recebe a notícia da morte do jornalista Marcelo Beraba, um dos fundadores da Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) e primeiro presidente da organização, entre 2003 e 2007.
Beraba, além de toda a sua importância para o jornalismo investigativo no Brasil, foi um incentivador de primeira hora da Jeduca, tendo sido uma das primeiras referências consultadas no momento de criação da entidade, colaborando com valiosas sugestões e com o incentivo para que a ideia fosse adiante.
Em sua atuação como diretor nas mais importantes redações do país, foi sempre também um incentivador do tema. Era ele o chefe de redação do Estado de S. Paulo, por exemplo, na cobertura de um dos maiores furos jornalísticos da área: o roubo do Enem, em 2009.
Ele deixa em seus colegas e amigos a lembrança de um jornalista brilhante e generoso.
Beraba também participou do 2º Congresso Internacional de Jornalismo de Educação, em 2018, quando compartilhou com os participantes do congresso sua leitura sobre o cenário político naquele ano.
A Jeduca se solidariza com seus familiares e colegas e lamenta mais uma vez a perda de uma das maiores referências do jornalismo brasileiro.
Leia aqui a cobertura da participação de Beraba no Congresso da Jeduca.