A Jeduca torna pública uma nota na qual lamenta a maneira como o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) procedeu em relação à divulgação do Censo da Educação Superior 2020, nesta sexta-feira (18/2).
Diferentemente de anos anteriores, a autarquia, responsável pela produção e difusão dos dados oficiais sobre educação no país, não informou previamente aos jornalistas sobre a divulgação do levantamento, nem realizou coletiva de imprensa.
Os dados estão disponíveis no site do Inep, no entanto, diante da ausência de uma coletiva, os jornalistas veem reduzidas suas possibilidades de tirar dúvidas e fazer questionamentos sobre os resultados, o que pode impactar negativamente na produção de reportagens aprofundadas e, em consequência disso, prejudicar o debate público.
Em relação ao Censo da Educação Superior 2020, a Jeduca, com base na portaria 286/2021 do MEC (Ministério da Educação), solicitou através de e-mail enviado à Assessoria de Comunicação do Inep em 11/2/2022 a divulgação com embargo do material, mas não obteve resposta ao pedido.
Além disso, em dezembro, a Jeduca já havia se posicionado em relação ao atendimento da Assessoria de Comunicação do Inep, movida por comunicações de associados alegando dificuldade para obter informações e repostas às suas demandas.
A seguir, a nota divulgada pela Jeduca em suas redes sociais:
A Jeduca (Associação de Jornalistas de Educação) lamenta que a divulgação do Censo da Educação Superior 2020 feita pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) nesta sexta-feira (18/2) tenha ocorrido somente por meio da publicação dos resultados do levantamento em seu site e de envio de release a jornalistas cadastrados em seu mailing.
Essa conduta causa estranhamento e difere da prática instalada há cerca de duas décadas de divulgar os levantamentos realizados pelo Inep em coletivas de imprensa, com apresentação dos dados e espaço para os jornalistas apresentarem seus questionamentos e dúvidas.
Além disso, a conduta dificulta a produção de reportagens que explorem em profundidade esse conjunto de informações públicas relevantes para a compreensão da educação superior no país, prejudicando também o debate público sobre o tema.
Ciente de que a divulgação estava prevista para esta sexta, em função da portaria 286/2021 do MEC (Ministério da Educação), a Jeduca entrou em contato via e-mail com a Assessoria de Comunicação do Inep em 11/2/2022 solicitando a divulgação com embargo do material à imprensa, mas não obteve resposta ao pedido.