Além das mesas de debate, a programação do 7º Congresso Internacional de Jornalismo de Educação da Jeduca inclui oficinas. O evento, que tem como tema “Que sociedade queremos? O jornalismo de educação no debate nacional”, acontece em São Paulo, nos dias 18 e 19 de setembro.
Ao todo, serão oferecidas seis oficinas - três por dia de evento - com o objetivo de ampliar o repertório dos participantes em questões atuais relacionadas à prática do jornalismo e à área da educação.
As oficinas estão disponíveis apenas para participação presencial e não serão transmitidas pela internet, como ocorrerá com as mesas de debate.
As vagas para as oficinas são limitadas, por isso é recomendável que os participantes façam suas escolhas no ato da inscrição no congresso.
Nos dois dias do congresso, elas acontecem das 17h às 18h30.
Acesse aqui o site do 7º Congresso Internacional de Jornalismo de Educação da Jeduca para se inscrever no evento.
Na segunda-feira (18), a oficina “Jornalismo e educação midiática” com Daniela Machado (Educamídia/Palavra Aberta) e Mariana Tokarnia (Agência Brasil/Jeduca) tem como foco papel dos jornalistas na formação de uma audiência crítica.
No mesmo dia, serão oferecidas oficinas organizadas por patrocinadores master do congresso - uma delas é “Como pensar em uma estratégia multiformato em conteúdos jornalísticos”, com Lúcia Zaragoza, jornalista responsável pelo YouTube News no Brasil, que abordará os melhores formatos para promover vídeos em diferente plataformas e monitorar o sucesso da estratégia escolhida.
A segunda atividade de patrocinador master, “Educação Integral como um pilar para o amanhã”, é organizada pela Fundação Itaú com o objetivo de analisar as possibilidades e desafios envolvidos na implementação do programa Escola em Tempo Integral do MEC (Ministério da Educação). Ela será ministrada por Patrícia Mota Guedes (Itaú Social), Diogo Tsukumo (Itáu Educação e Trabalho), Bruno Truzzi e Guilherme Gonçalves (Itaú Cultural).
A programação de oficinas na terça-feira (19) inclui “Como tirar proveito da Inteligência Artificial (IA) para suas reportagens”, conduzida pelo jornalista Sérgio Spagnuolo (Núcleo Jornalismo), que permitirá aos participantes conhecerem e experimentarem ferramentas de inteligência artificial como aliadas em reportagens.
Além disso, serão oferecidas as oficinas “Como evitar o capacitismo na cobertura sobre deficiência e inclusão”, com a jornalista Sanara Santos (Énois), que abordará ferramentas e técnicas para se evitar estereótipos e discriminação das pessoas com deficiência em reportagens e “Primeira infância em pauta: por que e como cobrir o começo da vida”, organizada pela Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, patrocinadora master do congresso.
A oficina sobre primeira infância será ministrada por Leila Sousa, Carolina Vilaverde e Sheila Ana Calgaro e Luana Rodriguez. Na atividade, os jornalistas conhecerão ferramentas, dicas e estudos para uma cobertura sobre esta etapa da vida, com ênfase no acesso e qualidade da educação infantil.
As inscrições prévias para as mesas valerão até 5 minutos do horário que estão marcadas, após esse horário, os interessados que estiverem no local poderão entrar por ordem de chegada até a capacidade máxima das salas.
Saiba mais sobre o 7º Congresso da Jeduca aqui.
O 7º Congresso Internacional de Jornalismo de Educação da Jeduca conta com o patrocínio master de Fundação Itaú, Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal e YouTube, patrocínio ouro de Fundação Lemann, Fundação Telefônica Vivo, Instituto Sonho Grande e Instituto Unibanco, patrocínio prata de Instituto Península e Santillana Educação, apoio do Instituto Ibirapitanga, Fecap, Canal Futura, Colégio Rio BrancoConsulados dos EUA no Brasil, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e Loures Consultoria e apoio institucional da Abraji, Ajor, Unesco MIL Alliance, Énois, Jornalistas&Cia, Instituto Palavra Aberta e Núcleo Jornalismo.