Seja bem-vindo(a/e) ao 7.º Congresso Internacional de Jornalismo de Educação, realizado pela Jeduca!
Que sociedade queremos? O jornalismo de educação no debate nacional é o tema central do 7º Congresso Internacional de Jornalismo de Educação, que será realizado nos dias 18 e 19 de setembro. O evento será presencial, na Fecap (Av. Liberdade 532), em São Paulo (SP), entre 9h e 18h30. O congresso é realizado anualmente, desde 2017, pela Jeduca - Associação de Jornalistas de Educação e é aberto a jornalistas, comunicadores, estudantes, educadores e ao público em geral.
As mesas e oficinas terão como pano de fundo a reflexão sobre como o jornalismo de educação pode contribuir para o desenvolvimento de uma sociedade mais democrática, justa e pacífica. Entre os assuntos que serão debatidos estão a educação antirracista, a cobertura de ataques violentos às escolas, tecnologia, o Novo Ensino Médio e a política educacional do novo governo.
A programação pode sofrer alterações.
Assim como na edição anterior, a maioria da programação também será transmitida pela internet.
A Jeduca ainda concedeu 30 bolsas para jornalistas de outros estados, que terão transporte e estadia pagos pela associação para poderem participar presencialmente do congresso.
Todas as sessões em auditório terão interpretação em Libras.
O valor da taxa de inscrição varia conforme o perfil do participante e o formato (presencial ou online).
Para participar presencialmente (INSCRIÇÕES ENCERRADAS), associados pagam R$ 25 e não associados, R$ 50. Estudantes e professores de jornalismo/comunicação pagam R$ 25, independentemente de serem ou não associados. Quem participar presencialmente receberá o kit Jeduca, poderá acompanhar as oficinas, cafés e interações nos intervalos com palestrantes, mediadores e demais participantes.
Para participar à distância, a inscrição é gratuita para associados (INSCRIÇÕES SEGUEM ABERTAS!), estudantes e professores de jornalismo/comunicação. Os não-associados pagam R$ 25. A participação online dá acesso somente às mesas de debate, já que as oficinas não serão transmitidas.
ATENÇÃO: se for participar do congresso de maneira presencial, quando o pagamento da sua inscrição for confirmado, é possível marcar as sessões de sua preferência. Como as oficinas acontecem de maneira simultânea e em salas menores, só é possível escolher uma em cada dia (VAGAS ESGOTADAS).
As inscrições prévias para as oficinas valerão até 5 minutos do horário que estão marcadas, após esse horário, os interessados que estiverem no local poderão entrar por ordem de chegada até a capacidade máxima das salas. Caso não tenha conseguido uma vaga para a oficina que tinha preferência, sugerimos que aguarde na porta da sala de interesse para tentar uma vaga
Confira a programação completa baixo e inscreva-se. Caso tenha dúvidas, escreva para contato@jeduca.org.br
O encontro de dois jornalistas que recontaram a história de uma maneira que brasileiros e norte-americanos jamais tinham ouvido ou lido. Tiago Rogero, autor do podcast Projeto Querino (Rádio Novelo), conversa com Nikole Hannah-Jones, autora de The 1619 Project (The New York Times Magazine), sobre como o jornalismo pode contribuir para uma educação antirracista.
Com mediação de Renata Cafardo (Estadão/Jeduca).
A pesquisadora norte-americana Sherry Towers, uma das referências em pesquisas sobre o impacto da cobertura da imprensa nos ataques à escolas, fala sobre as evidências diante do aumento no número de atentados no País. A pesquisadora da Unicamp Telma Vinha comenta as pesquisas internacionais e fala dos estudos de casos brasileiros.
Com mediação de Mariana Tokarnia (Agência Brasil/Jeduca).
Diante do aumento de ataques às escolas no País, jornalistas que participaram da cobertura recentes discutem os dilemas éticos sobre o que escrever, como relatar e qual destaque dar ao assunto.
Com Laura Mattos (Folha de S.Paulo), Lorrany Martins (A Tribuna/ES), Maurício Xavier (O Globo), Victor Vieira (Estadão) e mediação de Marta Avancini (Jeduca).
Bullying, discursos de ódio e relações conflituosas desafiam a rotina de educadores nas escolas do país. A Jeduca conversa com professores sobre como lidam com problemas que vão de conflitos rotineiros até ataques violentos. E sobre como incentivar uma convivência pacífica e apoiar os alunos a entender suas emoções.
Com Celiana Moroso (DF), Cinthia Barbosa (São Paulo/SP), Erison Lima (AM) e mediação de Tatiana Klix (Porvir/Jeduca).
Um papo entre Stella Bin, jornalista argentina, autora da newsletter de educação Hora Libre (Infobae), e Daniel Nardin, da Amazônia Vox, sobre jornalismo de soluções. O que é, como fazer e quais contribuições essa forma de contar histórias pode trazer para a educação na América Latina.
Com mediação de Pedro Lima (Canal Futura).
Especialistas de diversas áreas discutem o papel da educação em uma sociedade mais desenvolvida, justa e democrática.
Com Daniel Santos (USP), Paulo Fochi (Unisinos), Ynaê Lopes do Santos (UFF) e mediação de Antônio Gois (O Globo/Jeduca).
Como os profissionais de comunicação podem, no dia a dia, contribuir para a formação de uma audiência crítica que entenda e valorize o papel do jornalismo? Qual o papel do jornalismo na educação midiática? E da educação midiática no jornalismo? A oficina discute essas questões de forma prática.
Com Daniela Machado (Educamídia/Palavra Aberta) e Mariana Tokarnia (Agência Brasil/Jeduca).
Quais as melhores práticas para criar uma estratégia multiformato utilizando o YouTube*? Essa oficina trará insights sobre como escolher os formatos certos para o seu conteúdo, como promover seus vídeos em diferentes plataformas e como medir o sucesso de sua estratégia. Para criadores de conteúdo de todos os níveis de experiência que desejam aprender como diversificar seus formatos para alcançar um público maior.
*atividade organizada pelo YouTube, patrocinador master do evento.
Com a recente sanção do programa Escola em Tempo Integral, a oficina abordará os desafios e possibilidades que permeiam a implementação do programa, na perspectiva da redução de desigualdades. Vai também trazer dados, estudos e casos de educação integral dos anos finais do Ensino Fundamental e da Educação Profissional e Tecnológica, além de apresentar mecanismos e impactos da arte nessa modalidade de ensino.
*atividade organizada pela Fundação Itaú, patrocinadora master do evento.
A entrevista será realizada pelos jornalistas
Renata Cafardo, presidente da Jeduca e repórter especial do Estadão,
Paulo Saldaña, repórter da Folha de S.Paulo,
Sara Rebeca Aguiar, colunista de O Povo e
Ariel Bentes, jornalista freelancer de Manaus.
Como a educação pode estar presente também nas reportagens e coberturas de política e de economia, os dois grandes assuntos que predominam na imprensa nacional. Grandes jornalistas dessas áreas discutem como e quando as políticas educacionais se misturam às questões partidárias e de governo. E como a imprensa, de maneira geral, pode ajudar a fortalecer o papel da educação no desenvolvimento do país.
Com Adriana Fernandes (Estadão), Basília Rodrigues (CNN Brasil), Fernando Torres (Valor Econômico), Thais Bilenky (piauí) e mediação de José Brito (Canal Futura/Jeduca).
Quais são os novos desafios para o jornalismo de educação, após mudanças de governos no Brasil? Como entender as diversas correntes da educação, concepções e atores em meio a um cenário de disputas no governo federal e no Congresso Nacional? Jornalistas especializados em educação discutem o que deve ser prioridade para qualificar a cobertura agora e nos próximos anos.
Com Bruno Alfano (O Globo), Paula Ferreira (Estadão), Thatiany Nascimento (Diário do Nordeste) e mediação de Paulo Saldaña (Folha de S.Paulo/Jeduca).
Inteligência artificial na escola, proibição de celular em sala de aula, livros impressos versus material digital, plataformas educacionais conflitando com a LGPD. Discussões sobre a tecnologia tomaram o noticiário de educação nos últimos meses, o que dizem as pesquisas mais recentes? Como informar sobre a tecnologia na educação no mundo contemporâneo sem cair no lugar comum e com responsabilidade?
Com Cláudio Miceli de Farias (UFRJ), Juliane Cintra (Ação Educativa/Abong), Lúcia Dellagnelo (consultora Unesco) e mediação de Luiza Tenente (G1).
Estudantes discutem o novo ensino médio em suas escolas e opinam sobre a cobertura da imprensa sobre o assunto nos últimos meses.
Com Maria Eduarda Gutérres Escobar (RS), Maria Luiza da Silva Vasconcelos (PE) e Vitória Ribeiro (SP) com mediação de Vagner de Alencar (Agência Mural).
Jornalistas representantes de sites de notícias falam sobre matérias que engajam mais leitores na área e discutem a relação entre pageviews, conversão de assinaturas e o que é relevante para a educação no País.
Com Ardilhes Moreira (G1), Bruna Monteiro de Barros (UOL) e Fabio Leite (Metrópoles) e mediação de Marcelo Soares (Lagom Data).
Especialistas discutem o papel da educação midiática na valorização do jornalismo e como profissionais de comunicação podem trabalhar no seu dia a dia no combate à desinformação. A mesa mostra também como a prática jornalistica pode inspirar professores a desenvolver atividades em sala de aula e formar cidadãos mais conscientes para o mundo da informação.
Com Alexandre Le Voci Sayad (ZeitGeist), Ellen de Paula (Viração), Maria Sylvia Spínola (Piraju/SP) e mediação de Maria Rehder (Unesco).
Saiba como a inteligência artificial pode apoiar o trabalho jornalístico de maneira responsável e ética. Nesta oficina, os participantes terão a chance de conhecer e experimentar algumas ferramentas para revisar textos, criar gráficos e organizar e visualizar dados relacionados à educação, sem a necessidade de saber programar.
A Énois, em parceria com o Coletivo Libras na Quebrada, apresenta ferramentas e técnicas que jornalistas e comunicadores podem colocar em prática para evitar estereótipos e a discriminação de pessoas com deficiência em reportagens, tendo em vista uma comunicação inclusiva, acessível e diversa.
Nesta oficina, a partir de dados científicos, será abordada a importância de cobrir a primeira infância, com ênfase em acesso e qualidade da educação infantil como fundamentais para o desenvolvimento da sociedade. A oficina trará sugestões, ferramentas, dicas e estudos para apoiar os jornalistas e estudantes a pautar e cobrir a primeira infância.
*atividade organizada pela Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, patrocinadora master do evento.
Com o objetivo de ampliar ainda mais o impacto das suas iniciativas na sociedade, a Fundação Itaú tem a missão de apoiar a sociedade brasileira, para que todos exercitem sua cidadania no que se refere aos campos de educação, saúde e cultura.
Guia on-line para cobrir e comunicar a primeira infância. Criado a partir de mais de 200 fontes, o material apresenta ferramentas e conteúdos sobre o tema, dicas para despertar a atenção do público, informações para desfazer mitos e evitar armadilhas, além de outras referências e materiais de apoio.