Seis pautas propostas por jornalistas de quatro regiões do país foram as selecionadas pelo 4º Edital de Jornalismo de Educação da Jeduca e Itaú Social.
A iniciativa, que tem por objetivo incentivar a produção de reportagens sobre educação, oferece bolsas de R$ 8 mil para a execução das pautas. Saiba mais sobre o Edital aqui.
As propostas de reportagens foram selecionadas entre 56 pautas apresentadas por 68 jornalistas de 17 Unidades da Federação. Elas foram escolhidas pela comissão julgadora independente coordenada pela jornalista Denise Chiarato e composta por Marta Avancini, Ricardo Falzetta e Rodrigo Ratier.
Para Denise Chiarato, o conjunto das pautas vencedoras da 4.ª edição do edital representam uma “grata surpresa”. “As pautas são diversificadas e foram apresentadas por jornalistas de várias regiões, que se propõem a mostrar realidades muitas vezes desconhecidas para o restante do país. Mais uma vez, estou muito entusiasmada com esse projeto”, comenta Denise.
As reportagens produzidas pelos jornalistas com os recursos do Edital devem ser publicadas até 30 de novembro.
Conheça as pautas selecionadas:
Indígenas e ensino superior no Mato Grosso do Sul, de Carla Gavilan, Campo Grande (MS), Primeira Página - Grupo TV Morena (primeirapagina.com.br).
Educação no campo em Santarém, de Daniela Pantoja e Liege Costa, Santarém (PA), Rede de Notícias da Amazônia (redenoticiasdamazonia.com.br).
Cultura de rua e educação na Baixada Fluminense, de Fabio Leon, Nova Iguaçu (RJ), Rio On Watch (rioonwatch.org.br).
Educação e meio ambiente em Maceió, Jean Albuquerque e Géssika Costa, Maceió (AL),Olhos Jornalismo (olhosjornalismo.com.br/).
Desafios da Educação de Jovens e Adultos (EJA), de Marina Lopes e Ana Luísa D'Maschio, São Paulo (SP), Porvir (porvir.org).
Games educacionais e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), de Renata Aquino, Fortaleza (CE), Showmetech (Showmetech.com.br).