O 5º Edital de Jornalismo de Educação estará no ar!
É jornalista e tem uma boa pauta de educação, mas está sem recursos para desenvolvê-la? Esse Edital é para você!
O Edital de Jornalismo de Educação, uma iniciativa da Jeduca - Associação de Jornalistas de Educação e da Fundação Itaú, tem o objetivo de fomentar a produção de material jornalístico e de trabalhos de qualidade sobre temas relevantes da educação pública brasileira.
A Categoria Jornalista concede bolsas para a produção de reportagens e, a Categoria Estudante, premia Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) sobre o tema.
O 5º Edital de Jornalismo de Educação está aberto inicialmente apenas para inscrições de jornalistas e profissionais de todo o país na Categoria Jornalista – a Categoria Estudante, será aberta no final do ano -, recebe pautas sobre temas relevantes da educação pública brasileira até às 23h59 (Brasília) do dia 7 de julho.
Serão oferecidas seis(6) bolsas de R$ 8 mil cada para a produção de uma grande reportagem ou uma série de reportagens sobre educação. O valor da bolsa pode ser usado de formas diversas, de acordo com o que a pauta exige, como garantir que o profissional consiga se dedicar exclusivamente à reportagem. Os jornalistas podem ainda indicar possíveis despesas adicionais para a realização da pauta - como deslocamentos, contratação de profissionais adicionais como designers, fotógrafos ou programadores de dados - e solicitar até R$ 2 mil adicionais.
Nesta edição, por conta do cenário, especialmente, pós-pandemia e do recente crescimento do número de ataques violentos e ameaças a escolas no país, a comissão vai priorizar na escolha as pautas com temas relacionados às desigualdades educacionais e/ou à cultura de paz, o que não significava a exclusão de outros possíveis temas inscritos.
A escolha
Os critérios de avaliação serão originalidade, qualidade, relevância do tema e a importância do recurso financeiro oferecido para que a pauta seja executada. E, nesta edição, serão priorizadas as pautas que se relacionem com as desigualdades educacionais e a cultura de paz nas escolas.
A reportagem produzida poderá ser publicada em veículos impressos, portais, sites, emissoras de rádio ou TV ou plataformas de podcast. Não serão aceitas indicações de blogs ou publicações pessoais e não jornalísticas.
A seleção é feita pela Comissão Julgadora e Editorial do Edital, composta pelos jornalistas Denise Chiarato – coordenadora do grupo –, Marta Avancini, Ricardo Falzetta e Rodrigo Ratier. Os jornalistas fazem o acompanhamento da produção das pautas, sempre respeitando a independência dos profissionais e veículos envolvidos.
As pautas selecionadas serão divulgadas até o dia 23 de agosto e devem ser publicadas até o dia 10 de dezembro de 2023.
Em 4 edições, desde 2019, o Edital já concedeu 30 bolsas para a produção de pautas de jornalistas e veículos de todo o país. Foram recebidos 224 projetos de pautas, inscritas por jornalistas de 24 Unidades da Federação (UFs), e as selecionadas eram de 14 delas. Mais informações sobre cada uma das edições você encontra abaixo.
ATENÇÃO, confira aqui o regulamento completo antes de se inscrever.
Podem se inscrever jornalistas formados ou profissionais que comprovem exercer a profissão regularmente há pelo menos dois anos, em qualquer área (não é preciso ser especializado em educação).
O inscrito deve apresentar um plano de publicação, indicando o veículo. O plano deve conter a carta de anuência do editor para a inscrição do profissional sinalizando o interesse explícito do veículo pela publicação do material final. Jornalistas freelancers precisam indicar o veículo e obter esta carta de intenções referente à publicação.
Nos dois casos, a edição final é de responsabilidade do jornalista contemplado pelo financiamento e o veículo onde será a publicação, com eventual apoio, caso solicitado, da Comissão Julgadora e Editorial do Edital. Os trabalhos contemplados devem se comprometer a citar o Edital de Jornalismo de Educação | Jeduca e Fundação Itaú na publicação das reportagens como Pauta selecionada pelo 5º Edital de Jornalismo de Educação, da Jeduca e da Fundação Itaú.
A Comissão admitirá inscrições conjuntas de até dois profissionais para a mesma pauta. Um mesmo jornalista pode inscrever até duas pautas, desde que de temas diferentes, e, para tal, deve fazer duas inscrições distintas.
Jornalistas que tenham participado como bolsistas (individual ou dupla), ou seja, tiveram as suas pautas escolhidas e receberam as bolsas para realização de suas pautas, na última edição do edital (4º Edital de Jornalismo de Educação) não poderão se inscrever.
Membros da diretoria, da equipe executiva e do comitê editorial da Jeduca, colaboradores/estagiários da Fundação Itaú e colaboradores/estagiários do Conglomerado Itaú Unibanco não poderão se inscrever.
Jornalista. Em seus mais de 15 anos na Folha de S.Paulo, foi editora do Caderno Cotidiano, da Homepage da Folha e coordenadora da Agência Folha. Assinou por dois anos uma coluna de política no Diário de S.Paulo. Hoje, trabalha com branded content e produção de vídeos e podcasts.
Jornalista de educação e consultora de organismos internacionais e instituições do terceiro setor. Foi repórter, editora e correspondente em Paris da Folha de S.Paulo e repórter do jornal O Estado de S. Paulo. Jornalista Amiga da Criança premiada pela Andi – Comunicação e Direitos da Infância desde 1999. É editora pública, desde 2016, e editora de conteúdo da Jeduca, desde 2019.
Jornalista e matemático, trabalhou por 16 anos na revista Nova Escola, onde foi repórter e editor, e editor dos sites de Nova Escola e Gestão Escolar. Foi gerente de conteúdo da Abril Educação e do Todos Pela Educação. Hoje, desenvolve projetos editoriais na área da Educação para instituições como Icep, Cenpec e Instituto Singularidades. É membro do comitê editorial da Jeduca e conselheiro do Instituto Rodrigo Mendes.
Jornalista com 24 anos de carreira e doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professor de jornalismo da USP, colunista de educação no UOL e diretor de relações institucionais na Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo (Abej).