Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.
OK
A associação
Notícias
Guias
Congressos
Dados educacionais
Edital
Editora pública
Banco de fontes
CONTATO
ASSOCIE-SE
LOGIN ASSOCIADO
Alice Vergueiro/Jeduca
Congressos

3.º congresso internacional da Jeduca reuniu 483 participantes

O evento, realizado em São Paulo, contou com a participação de estudantes, jornalistas, professores, assessores de comunicaçao e educadores

29/09/2019
Redação Jeduca

O 3.º Congresso Internacional de Jornalismo de Educação da Jeduca, realizado em agosto, reuniu 483 pessoas de 21 estados brasileiros e 2 países (Estados Unidos e Colômbia), sendo 423 congressistas e convidados, 48 palestrantes e 12 mediadores.

 

Este ano, o evento, realizado no Colégio Rio Branco, em São Paulo, abordou o "Jornalismo de educação na era da desinformação". Ao todo, foram 15 mesas e 7 oficinas organizadas em três eixos: era da desinformação, educação midiática e novos e antigos desafios da educação. Confira aqui a programação completa. 

 

Um dos destaques do evento foi a participação de mulheres no conjunto de palestrantes e mediadores: elas foram maioria entre os expositores (30 de 48) e conduziram metade das sessões (6 de 12).

 

E, para a grande maioria daqueles que responderam à avaliação (97,5% de 183), o congresso contribuiu para sua formação e a compreensão dos temas abordados nas mesas e oficinas. As 12 sessões na pleneária foram classificasdas como “ótimas” ou “boas” pela maioria dos respondentes. Os aspectos mais elogiados foram a pluralidades de palestrantes e a atualidade dos temas.

 

A maior parte dos respondentes é composta por estudantes de jornalismo (31,1%) e jornalistas que produzem conteúdo não institucional (30,1%). Na sequência estão os professores de jornalismo (14,9%), assessores de comunicação (12%), educadores (10,4%). Nesse universo, predominam os associados – 69,9%.

 

Considerado as 21 unidades da federação representadas no congresso, São Paulo predomina como local de origem da maior parte dos participantes -  367  pessoas de 28 municípios diferentes, sendo 312 da capital.

  

O relatório sobre o 3.º Congresso Internacional de Jornalismo de Educação pode ser consultado aqui.

 

Aplicativo

Uma das novidades do congresso da Jeduca em 2019 foi o uso de um aplicativo que possibilitou aos participantes acesso à programação completa, informações sobre os palestrantes e foi usado como canal de interatividade entre os participantes e envio de perguntas, durante as mesas. Foram registradas 518 interações (comentários, curtidas, classificações de mesas) e 150 mensagens públicas (perguntas e comentários).

 

Cobertura

Além do público presente no Colégio Rio Branco, onde o congresso foi realizado, o evento alcançou os internautas, por meio das transmissões ao vivo pelo Facebook do Canal Futura, reproduzidas na página da Jeduca na rede social. As transmissções tiveram alcance de 69 mil pessoas e 1.086 reações, comentários e compartilhamentos. Foram computados 2.504 cliques nas transmissões, até final de agosto.

 

Os vídeos com as gravações das mesas do 3.º Congresso da Jeduca estão disponiveis no YouTube da asociação. É possível conferir a playlist de todos os paineis na íntegra e a dos melhores momentos.

 

O 3.º Congresso Internacional de Jornalismo de Educação contou com patrocínio master da Fundação Lemann, Fundação Telefônica Vivo, Instituto Unibanco, Itaú BBA e Itaú Social, com patrocínio da Editora Moderna e do Google News Initiative e com o apoio da Abraji, Canal Futura, Colégio Rio Branco, Embaixada e Consulados dos Estados Unidos no Brasil, Escola de Jornalismo de Columbia, Fiquem Sabendo, Instituto Palavra Aberta, Loures Consultoria, Volt Data Lab e Portal Imprensa.

 

#Jeduca2019 #balanço #3.ºCongressoInternacionaldeJornalismodeEducação #3.ºCongressodaJeduca

PARCEIROS FINANCIADORES
PARCEIROS INSTITUCIONAIS
ASSOCIAÇÃO DE JORNALISTAS DE EDUCAÇÃO