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4º Edital: abertas as inscrições para a categoria Estudante

Recém-formados podem apresentar TCCs sobre educação ao Edital de Jornalismo de Educação

11/01/2023
Redação Jeduca

A Jeduca recebe até 24 de fevereiro de 2023, inscrições para a Categoria Estudante do 4º Edital de Jornalismo de Educação, iniciativa da associação em parceria com o Itaú Social.

 

Podem participar universitários recém-formados que apresentaram TCCs (Trabalhos de Conclusão de Curso) sobre temas relacionados ao jornalismo de educação e à educação nos anos de 2022, 2021 ou 2020. Os trabalhos podem ser no formato de produtos comunicacionais (reportagem, vídeo, podcast etc.) ou de monografia e podem ter sido realizados individualmente, em dupla ou em grupo. 

 

Os TCCs serão avaliados por uma comissão coordenada pela jornalista Denise Chiarato, composta pelos também jornalistas Marta Avancini, Ricardo Falzetta e Rodrigo Ratier. Os três melhores receberão prêmios de R$ 3 mil, R$ 2 mil e R$ 1 mil. Quando o trabalho tiver sido realizado em dupla ou grupo, o valor da premiação será o mesmo e a inscrição deverá ser feita por apenas um representante do trabalho.

 

O edital está disponível para consulta aqui.

 

Na 3ª edição do edital, o primeiro lugar foi conquistado por Gabriela Alves Santos Rocha, autora do livro-reportagem “Mulheres fora de série – A alfabetização e o retorno à escola depois dos 40”, apresentado à Fapcom (Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação), de São Paulo.

 

“Na faculdade, a educação não é o primeiro tema que surge para pautas, nem para o TCC. Mas por ter ingressado no ensino superior por meio do ProUni, eu tinha um entendimento da educação como a chave que permite que uma pessoa dê uma virada na sua vida”, contou Gabriela durante sua participação na oficina Ensino de Jornalismo de Educação e TCCs, no 6º Congresso Internacional de Jornalismo de Educação da Jeduca, realizado em setembro.

 

Por ter essa percepção da relevância da educação, Gabriela escolheu fazer um trabalho de conclusão sobre a EJA (Educação de Jovens e Adultos). A intenção era ir além do lugar comum da cobertura. “Geralmente, as reportagens abordam as mudanças nas políticas educacionais ou a importância da alfabetização na vida dos alunos da EJA. Eu queria ir além, queria trazer os significados e os sentidos para a vida dessas pessoas”, complementa a jornalista.  

 

Assista a oficina na íntegra aqui.

 

Além de Gabriela, também foram premiados no 3º edital Marcos Vinícius Aragão Furtado, com a monografia “A Baixada Fluminense e o mito da meritocracia: Análise do discurso jornalístico do periódico Extra sobre a educação periférica”, defendida no Ibmec no Rio de Janeiro, e Daisy Feio da Cunha, autora da reportagem “Mulheres quilombolas em busca de educação superior no Pará: Luta por direitos e a vivência de jovens negras da UFPA”, apresentada na UFPA (Universidade Federal do Pará).

 

Conheça os TCCs premiados no 3º Edital de Jornalismo de Educação aqui. Os trabalhos selecionados pela segunda e pela primeira edição podem ser conferidos aqui e aqui.

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