Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.
OK
A associação
Notícias
Guias
Congressos
Dados educacionais
Edital
Editora pública
Banco de fontes
CONTATO
ASSOCIE-SE
LOGIN ASSOCIADO
Congressos

Conteúdos do 5º congresso da Jeduca estão disponíveis no YouTube

Mesas e minicursos abordaram temas relacionados às desigualdades educacionais na pandemia

17/11/2021
Redação Jeduca

Já estão disponíveis no YouTube da Jeduca todas as mesas e minicursos do 5º Congresso Internacional de Jornalismo de Educação.

 

O evento aconteceu em formato online entre 27 de setembro a 1.º de outubro em plataforma fechada para os inscritos. Agora, todos os interessados podem assistir (ou rever) os debates sobre “A educação e as desigualdades educacionais na pandemia” – tema norteador desta edição do congresso da Jeduca.

 

A programação foi pensada para aprofundar o debate sobre as causas e consequências das desigualdades educacionais, intensificadas na pandemia, a partir de várias perspectivas: socioeconômica, étnica, racial, de gênero e da deficiência. O objetivo foi ampliar as possibilidades de leitura e compreensão do tema, colaborando para o aprofundamento da cobertura jornalística.

 

Paralelamente, foram realizadas sessões específicas sobre o fazer jornalístico, com análises, dicas e sugestões para tornar a abordagem das desigualdades na imprensa mais interessante e relevante.

 

Todo conteúdo pode ser acessado aqui.

 

Um balanço do congresso pode ser conferido aqui e toda a cobertura dele nesta página.


Confira abaixo a programação completa com os respectivos links para os vídeos das sessões:

 

Encontro: Helio de La Peña e Pretinhas Leitoras - Um bate-papo sobre escola, negritude e experiências pessoais com a educação. Com Eduarda e Helena Ferreira (Pretinhas Leitoras), Helio de La Peña e mediação de Tatiana Vasconcellos.

 

Desigualdades educacionais, Covid-19 e pós-pandemia - A pandemia escancarou as desigualdades educacionais do país como também as aprofundou. Acesso desigual à internet, entraves para a oferta equânime de ensino remoto, infraestrutura escolar precária em muitas localidades e os impactos no aprendizado e na evasão de alunos pobres e negros. Quais caminhos para a educação brasileira nesse cenário? Com Julia Ribeiro, Lília Melo, Suelaine Carneiro, Vitor Lauro Zanelatto e mediação de Renata Cafardo.

 

O jornalismo está atento às desigualdades - A sociedade brasileira é marcada pela ausência de oportunidades iguais, pelos efeitos do racismo, da pobreza, violências como as de gênero e preconceitos contra pessoas com deficiências. Não é sempre que esse debate ganha corpo na imprensa, embora haja experiências bem-sucedidas. O debate público tem amadurecido o olhar sobre processos excludentes? Essa é uma discussão de esquerda? Com Irapuã Santana, Jairo Marques, João Silvério Trevisan e mediação de Yasmin Santos.

 

Ciência e Desigualdade - Para que lado a ciência tem avançado nas investigações sobre desigualdades, sobretudo educacionais? O que as evidências mostram com relação a prejuízos para os estudantes e para a sociedade? O que o Brasil tem em comum com outros países nesse assunto e o que podemos aprender? Com Abdeljalil Akkari, Douglas Ready, Flavio Comim e mediação de Mariana Tokarnia.

 

Direitos humanos e economia: os impactos das desigualdades educacionais - A desigualdade educacional e os abismos sociais do Brasil sob pontos de vistas econômico e dos direitos humanos. Com Arminio Fraga, Jurema Werneck e mediação de Miriam Leitão.

 

Minicurso - Pandemia na educação: hoje e amanhã - O que sabemos e o que falta saber sobre os impactos da pandemia na educação: conectividades, escolas abertas, abandono, impacto sobre pobres, negros e alunos com deficiência. Com Ernesto Martins Faria e mediação de Amanda Cieglinski.

 

Como tornar mais atrativa a cobertura jornalística sobre desigualdade - Como fazer com que temas complexos e tão urgentes cheguem com força na sociedade? Jornalistas experientes em coberturas que abordam desigualdades compartilham experiências, críticas e caminhos. Com Adriana Carranca, Érica Fraga, Flávia Oliveira, Giulliana Bianconi e mediação de Fábio Takahashi.

 

O presente e futuro das avaliações educacionais - Instrumentos tradicionais de avaliação em escala estão próximos de passar por mudanças. O governo federal já planeja um novo Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) alinhado à reforma do ensino médio, as metas desenhadas para o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) chegam ao fim e o Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) também deve ser alterado. Como as avaliações podem evoluir para alcançar, inclusive, dimensões de desigualdades do sistema educacional? - Com Débora Jeffrey, José Francisco Soares, Maria Helena Guimarães de Castro e mediação de Antônio Gois.

 

Minicurso - Entendendo os números: transformações sócio-demográficas no Brasil - Buscamos delinear as transformações sociais, econômicas e demográficas dos últimos 50 a 60 anos a partir da contextualização e discussão dos principais avanços nos direitos de cidadania na educação, saúde, mercado de trabalho, seguridade social, política entre outros temas. Com José Eustáquio Diniz Alves e mediação de Tatiana Klix.

 

Grandes reportagens - Jornalistas contam bastidores de reportagens que mostraram as desigualdades na educação durante a pandemia. Com Douglas Bezerra Lopes, Joana Suarez, Luiza Drable, Renata Cafardo e mediação de José Brito.

 

A cobertura de educação no governo Bolsonaro - Chegando ao fim do 3º ano da gestão Jair Bolsonaro, jornalistas discutem quais são os desafios da cobertura no âmbito federal, entraves de relacionamento, questões ideológicas e os principais projetos e políticas do MEC até agora (Enem, homeschooling, escolas cívico-militares, orçamento, novo Fundeb, MEC e a pandemia...). Com Ana Luiza Basílio, Paulo Saldaña, Renata Agostini e mediação de Paulo de Camargo.

 

Minicurso - Como driblar negativas na LAI e garantir o acesso a informações - Nesta oficina foram analisadas as negativas de acesso à informação mais comuns e como redigir pedidos para evitá-las já na largada. Com exemplos práticos, ela mostra como um bom pedido pode poupar tempo e trabalho desnecessários. Também foram compartilhados modelos de recursos eficientes para enfrentar as negativas mais usadas pelo poder público e reverter entendimentos anti-transparência. Com Maria Vitória Ramos e mediação de Marta Avancini.

 

A educação indígena - Diante de ataques sem precedentes a direitos indígenas no atual governo, como estão as políticas educacionais de educação indígena, desafios, avanços e retrocessos. Com Gersem Baniwa, José Ribamar Bessa Freire, Nodjadja Fulni-ô (Expedito Lino Torres) e mediação de Martina Medina.

 

Professores e a imprensa - Professoras de várias partes do Brasil refletiram e debateram sobre a cobertura de educação durante a pandemia. Com Cícera Barbosa, Gina Vieira Ponte, Thais Lemes e mediação de Ângela Chagas.

 

Minicurso - Educação inclusiva: avanços e desafios - O que é preciso saber sobre a política de educação inclusiva no Brasil, seu histórico, avanços e desafios. Nesse encontro, discutimos o novo decreto de educação especial, a postura do MEC e do governo Bolsonaro sobre o tema e o status do debate na sociedade. Com Rodrigo Hübner Mendes e mediação de Raphael Preto Pereira.

 

Assista também à série de vídeos “Jovens na Pandemia”, produzida especialmente para o 5.º Congresso Internacional de Jornalismo de Educação da Jeduca, sobre a experiência de jovens das cinco regiões brasileiras com a escola durante a pandemia de covid-19.

 

O 5.º Congresso Internacional de Jornalismo de Educação conta com o patrocínio de Fundação Lemann, Fundação Telefonica Vivo, Instituto Unibanco, Itaú Social, Itaú Educação e Trabalho, e apoio do Colégio Rio Branco e Loures Consultoria.

#pandemia #jeduca2021 #desigualdadeseducacionais #covid-19 #5.ºCongressoInternacionaldeJornalismodeEducação

PARCEIROS FINANCIADORES
PARCEIROS INSTITUCIONAIS
ASSOCIAÇÃO DE JORNALISTAS DE EDUCAÇÃO