Os associados da Jeduca (Associação de Jornalistas de Educação) participaram entre os dias 8 e 9 de junho de edição online da Assembleia Geral anual para apreciação de relatório de atividades e prestação de contas de 2019 da associação (anteriormente já divulgados aqui) e para a eleição da diretoria.
O mandato da nova diretoria vai de junho de 2020 a junho de 2022.
Fábio Takahashi, até então vice-presidente, foi eleito agora presidente da associação, no lugar de Antônio Gois, que ocupava o cargo desde a sua criação, em 2016 (reeleito em 2018). A jornalista Renata Cafardo assume agora como vice-presidente.
Gois segue na diretoria, acompanhado dos também já diretores da última gestão Ângela Chagas, Mariana Tokarnia e Paulo Saldaña. Elisângela Fernandes, até então diretora, decidiu não continuar na gestão da associação, mas integra agora o grupo do Comitê Editorial da Jeduca.
A jornalista Tatiana Klix, que já era integrante do Comitê, passa a compor a diretoria.
“O caminho da Jeduca é virtuoso, já somos mais de mil associados, em todos os estados, e uma presença relevante tanto no jornalismo quanto na educação”, disse Takahashi. “Mas temos muito a avançar ainda, precisamos chegar a mais jornalistas fora dos grandes centros, por exemplo, para intensificar a nossa missão de aprimorar o jornalismo de educação no país.”
Apenas uma chapa foi lançada para essa eleição, uma vez que, por ora, o Estatuto Social da associação (que pode ser conferido aqui) permite que apenas os associados-fundadores possam ocupar o cargo de presidente e vice-presidente da Jeduca.
“Nossa intenção inicial era fazer nesta assembleia também algumas alterações no estatuto”, explicou Gois. Em especial, no trecho sobre essa limitação para os cargos de presidente e vice-presidente, mas essa alteração, bem como qualquer outra no estatuto, só poderá ser feita em assembleia presencial, o que não é possível nesse momento de pandemia devido à Covid 19. “Assumimos o compromisso de apresentar uma proposta de revisão de estatuto e votá-la a tempo de estar em vigor para as próximas eleições da Jeduca, em 2022”.
Tatiana Klix, nova integrante da diretoria, é jornalista formada pela UFRGS, já atuou como repórter e editora no Grupo RBS e editora de educação no portal iG. Atualmente, é diretora do Porvir (porvir.org), plataforma de comunicação e mobilização sobre tendências em educação. É cofundadora do Quero na Escola (queronaescola.com.br) e colaboradora do Canal Futura.
Diretoria e comitê editorial conversavam desde o ano passado sobre renovação do comitê. Ele seguia até o início deste ano com a mesma composição desde 2016, apenas com saídas solicitadas por alguns integrantes.
A renovação foi concluída, e entre os novos integrantes do grupo, além da Elisângela Fernandes, estão agora os jornalistas Cintia Gomes, Luiz Fernando Toledo, Rodrigo Ratier, Sabine Righetti, Thais Borges e Vanessa Vieira.
Eles se juntam a Amanda Cieglinski, Fabio Mazzitelli, Gustavo Paiva, José Brito, Karina Yamamoto, Paulo de Camargo e Ricardo Falzetta.
Para saber mais sobre os demais diretores e os membros do comitê, acesse aqui.
“Após quatro anos na presidência da associação, agradeço a todos que fizeram parte dessa trajetória. Entre erros e acertos, a intenção sempre foi - e tenho certeza de que continuará sendo - contribuir para qualificar o jornalismo de educação no Brasil”, completou Gois.