Renata Cafardo é uma das fundadoras da Jeduca e é repórter especial do jornal O Estado de S. Paulo, em sua segunda passagem por lá. É ainda colunista de educação do Estadão, da rádio Eldorado e autora do livro O Roubo do Enem, da Editora Record. Cobre educação desde o ano 2000, quando começou no Estadão. Entre 2010 e 2015 foi repórter da TV Globo. Passou pelo Fantástico, onde fez matérias especiais de educação, e por todos os telejornais diários. Foi visiting scholar (pesquisadora visitante) na Graduate School of Education da Universidade de Stanford em 2024. Cursou o Global Reporting Institute, da Universidade de Columbia, em 2017, com foco na primeira infância. Vencedora dos prêmios Embratel, Ayrton Senna, Andifes, ABMES, Estadão, Troféu Mulher Imprensa, além de finalista do Esso.
Mariana Tokarnia é repórter da Agência Brasil, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), onde cobre educação desde 2013. Jornalista formada pela Universidade de Brasília (UnB), com intercâmbio na Universidade de Buenos Aires. É mestra em mídias criativas, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Passou por redações como o SBT e o Jornal de Brasília e participou dos programas de treinee dos jornais Valor Econômico e O Estado S. Paulo. Jornalista Amiga da Criança, vencedora dos Prêmio ABMES de Jornalismo e Prêmio Andifes, além de finalista do prêmio Estácio. Recebeu também o certificado de Jornalista Destaque 2014 da UnB.
Cintia Gomes é jornalista, mestranda em Ciências da Comunicação pela ECA-USP. Cofundadora, diretora institucional e de diversidade, já foi editora e correspondente do Jardim Ângela na Agência Mural de Jornalismo das Periferias. É diretora da Jeduca (Associação de jornalistas de educação). Sendo também uma das cofundadoras do coletivo 'Nós, mulheres da periferia'. Já trabalhou no Instituto Paulo Freire, na Revista Ocas e foi assessora de imprensa nas áreas de cultura, educação e terceiro setor. Foi revisora e diagramadora do livro 'Um Batuque Memorável no Samba Paulistano' e produziu o documentário 'Três Esquinas: A rua é um palco'.
José Brito é jornalista, mestre em Ciências Sociais, especialista em educação midiática e comunicação estratégica. Foi diretor de campanhas de impacto social no Canal Futura e gerente de Comunicação e Distribuição na Fundação Roberto Marinho. Começou a carreira como repórter do Globo Ecologia, foi professor da ESPM-Rio e editor-chefe de jornalismo. Atualmente é conselheiro da Agência Lupa no combate à desinformação e membro da diretoria da Jeduca. Pesquisa o uso de Inteligência Artificial para apoio a projetos educacionais e formulação de políticas públicas de combate às desigualdades. Fundador e Diretor de Negócios da Pupa Educação Digital.
Luiz Fernando Toledo é jornalista especializado em transparência pública e análise de dados. É membro da Jeduca desde sua fundação e parte da diretoria 2024-2025. É jornalista da BBC Brasil em Londres e pesquisador-assistente do Departamento de Política e Estudos Internacionais (Polis) da Universidade de Cambridge e fundador da consultoria DataFixers.org.
Tatiana Klix é jornalista formada pela UFRGS, já atuou como repórter e editora no Grupo RBS e editora de educação no portal iG. Atualmente, é diretora do Porvir (porvir.org), plataforma de comunicação e mobilização sobre tendências em educação. É também cofundadora do Quero na Escola (queronaescola.com.br), uma plataforma que conecta a sociedade à escola, dando protagonismo para o estudante escolher o que quer aprender além do currículo.
Thais Borges é jornalista e mestra em Literatura e Cultura pela Universidade Federal da Bahia. É repórter do Jornal Correio (BA), professora e estudante de Letras. Já venceu o Prêmio Petrobras e recebeu menção honrosa no Prêmio Vladimir Herzog. Foi uma das participantes do International Visitor Leadership Program (IVLP) .
Antônio Gois é colunista de educação do Globo e é um dos fundadores da Jeduca, tendo sido presidente (2016-2020) e diretor (2020-2022). Cobre o tema desde 1996. Autor dos livros O Ponto a que Chegamos: duzentos anos de atraso educacional e seu impacto nas políticas do presente; Quatro Décadas de Gestão Educacional no Brasil, com depoimentos de ex-ministros da Educação desde o governo Figueiredo, e Líderes na Escola: o que fazem bons diretores e diretoras, e como os melhores sistemas educacionais do mundo os selecionam, formam e apoiam. Foi bolsista dos programas Knight Wallace Fellows, na Universidade de Michigan, e da Spencer Education Journalism Fellowship, na Universidade de Columbia. Vencedor dos prêmios Esso, Embratel, Folha, Undime e Andifes. É colaborador do Instituto Unibanco e membro dos conselhos consultivos dos institutos Palavra Aberta, Rodrigo Mendes, d3e, Labedu, Apontar e da Rede Ciência Pela Educação.
Fábio Takahashi é um dos fundadores da Jeduca, tendo sido presidente da associação entre 2020 e 2022. É diretor da fellowship sobre primeira infância do Dart Center/Columbia University. Ex-editor do DeltaFolha, núcleo de jornalismo de dados da Folha de S. Paulo, onde trabalhou anteriormente, de 2003-2016, como repórter de educação. Ajudou a criar o Ranking Universitário da Folha, avaliação sobre instituições brasileiras de nível superior. Foi o primeiro estrangeiro a ser escolhido para a Spencer Fellowship, programa de jornalismo de educação na Universidade Columbia (EUA).
Paulo Saldaña é repórter e coordenador na Sucursal de Brasília da Folha de S.Paulo, veículo onde trabalha desde 2016. Antes, trabalhou por mais de seis anos em O Estado de S. Paulo e teve passagens pelas TVs Gazeta, Band e Rede TV!. Assinou, em parceria, os documentários 'Desconectados', longa-metragem sobre a educação na pandemia, e 'Fantasmas da Lama', que aborda a vida dos atingidos pela mineração em Minas Gerais. Recebeu mais de dez prêmios de jornalismo, entre eles a categoria principal do Esso, prêmios Estado, Folha e CNI. Formado em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero, é um dos fundadores da Jeduca, onde foi diretor de 2016 a 2024.
Amanda Cieglinski é jornalista graduada pela UnB, atualmente é produtora e repórter do núcleo de reportagens especiais da TV Brasil (EBC). Jornalista Amiga da Criança, é vencedora dos prêmios de jornalismo Vladimir Herzog, Andifes, OAB-RS e AMB por coberturas especiais na área de educação e infância. É coordenadora do comitê.
Adriana Amâncio é jornalista, com mestrado profissional em marketing digital. Vencedora do Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, com a reportagem “Caminhos da alimentação, o que chega à mesa das mulheres negras”, produzida pela Gênero e Número. Possui 15 anos de experiência em reportagens investigativas colaborando com a Repórter Brasil, O Joio e O Trigo, Intercept Brasil, Catarinas, AZMIna, Marco Zero Conteúdo, Mongabay Brasil e Estados Unidos, DW Brasil, Uol e Folha de São Paulo. Atuou como correspondente da região Nordeste no Colabora - jornalismo sustentável. Venceu o prêmio Sassá de Jornalismo de Direitos Humanos, na categoria spot e o concurso “Podcast, seu Conteúdo para o mundo” , promovido pela Abraji com apoio da Embaixada dos Estados Unidos, com a produção Cidadãs das água.
Ana Carolina Moreno tem quase 20 anos de experiência em redações, com passagens pela TV Globo, G1, Jornal da Tarde, Folha de S. Paulo e Terra Magazine. Atualmente é jornalista de dados e Inteligência Artificial (IA) no InvestNews. É especialista em Educação desde 2011 e em jornalismo de dados desde 2017. Desde 2021 é Jornalista Amiga da Criança pela ANDI. Vencedora do Prêmio Andifes (2015 e 2016), 2º lugar no Prêmio Impa (2019), menção honrosa no Prêmio Estácio (2014) e finalista do Prêmio Abmes (2022). Graduada em jornalismo pela ECA-USP e pós-graduada em Edição em Jornalismo pela Universidade da Coruña (Espanha).
Daniel Nardin é jornalista pela Universidade Federal do Pará e mestre em comunicação e sociedade pela Universidade de Brasília (UnB). É fellow do International Center for Journalists (ICFJ), membro da Oxford Climate Journalism Network e instrutor da Solutions Journalism Network. Tem 20 anos de experiência em jornalismo e comunicação na Amazônia, atuando em redações e na área pública e privada. É diretor executivo do Amazônia Vox, que produz jornalismo de soluções e cria um banco de fontes e de jornalistas freelancers da Amazônia. É vencedor do Prêmio Roche de Jornalismo em Saúde 2024 e do Grande Prêmio Sebrae de Jornalismo 2024.
Fabio Mazzitelli é jornalista pela Unesp e pós-graduado na área pela ESPM. Trabalhou nos jornais O Estado de S. Paulo e Folha de S.Paulo, entre outros veículos, e em agências de comunicação. Trabalha na Comunicação da Unesp desde julho de 2018.
Isabella Sander é jornalista, especialista em Direitos Humanos e mestre em Comunicação Social, com todas as formações pela PUCRS. Atua em veículos de comunicação desde 2012, em especial como repórter. Teve passagens por TV Pampa, Jornal do Comércio e SBT-RS e trabalha, desde 2021, com reportagem de educação na Zero Hora. Já recebeu prêmios de jornalismo como o ARI, Amrigs, Adpergs, Ministério Público e Themis.
Karina Yamamoto é jorrnalista por formação, foi editora do UOL por 9 anos, nas editorias de Educação e Brasil. Estuda imagem e jornalismo, como doutoranda, no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Escola de Comunicações e Arte da Universidade de São Paulo (ECA-USP). É gerente de comunicação institucional do WWF-Brasil.
Lorrany Martins é jornalista formada pela Universidade Vila Velha (UVV). Por 11 anos, foi repórter especial do jornal A Tribuna e Tribuna Online, no Espírito Santo. É especialista em reportagens na área de Educação e vencedora do Prêmio de Educação Básica da Andifes 2022. Filha e irmã de professores da educação básica, pós-graduada em Designer Instrucional e Multiplicadora da Educação Midiática pelo Educamídia, além de graduanda de Letras-Português pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). Hoje atua como assessora política em mandato estadual e voluntária na Rede Emancipa.
Luiza Tenente é repórter de Educação do g1 desde 2015 e apresentadora do boletim de notícias g1 em 1 Minuto, da TV Globo. É formada em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero (2013) e mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP (2017), na linha de pesquisa “Linguagem e Educação”. Diretora do documentário “Tô aqui, meu irmão”, sobre irmãos de pessoas com deficiência, exibido em 2022 na Globonews e disponível no Globoplay. Vencedora de dois Prêmios Inep de Jornalismo (2018 e 2019), do Prêmio Andifes de Jornalismo (2021) e do Prêmio Especialistas - Educação (2023 e 2024).
Marta Alencar é doutoranda em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), onde pesquisa desinformação local e desertos de notícias. É jornalista e fundadora da COAR Notícias. Atualmente atua como coordenadora pedagógica da Fiquem Sabendo.
Mirella Araújo é jornalista pela Uninassau. Com experiência na cobertura de temas relacionados à política e educação, atuou como repórter na editoria de Política e Cotidiano da Folha de Pernambuco entre 2012 e 2019. Já atuou como assessora de imprensa e com comunicação institucional em organizações como a Duxi Comunicação e a Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj). Desde 2019, integra a equipe do Jornal do Commercio, onde iniciou na editoria de Política, assumindo posteriormente a coluna Enem e Educação.
Paulo de Camargo é jornalista e mestre em Literatura pela Universidade de São Paulo. Consultor de Educação e gestão educacional, colabora com a revista Educatrix e integra a equipe do Anuário Brasileiro da Educação Básica (publicado pelo Todos pela Educação e Editora Moderna). Realiza em São Paulo e Rio de Janeiro o Projeto Devir, dirigido a líderes escolares.
Raphael Kapa é jornalista pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e formado em História com mestrado e doutorado pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Como repórter, já atuou na Band e Jornal O Globo. É coordenador de educação na Agência Lupa, do Andrews, consultor na HD Digital e colunista na rádio Roquette Pinto e atua no Sion. Ganhou o prêmio ExxonMobil (Esso) em Educação.
Raphael Preto Pereira é jornalista paulistano que decidiu, ainda na faculdade, cobrir educação ao perceber que o assunto permitia falar sobre tudo. Foi estagiário do Instituto Alana, repórter d’O Estado de S. Paulo e colabora ocasionalmente com o Portal Lunetas, a Folha de S.Paulo e o Portal Diversa, do Instituto Rodrigo Mendes.
Rodrigo Ratier é jornalista com 24 anos de carreira e doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professor de jornalismo da USP, colunista de educação no UOL e diretor de relações institucionais na Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo (Abej).
Vanessa Vieira é jornalista pela Universidade Federal de Roraima. Participou do Curso Estado de Jornalismo, do jornal O Estado de S. Paulo, e foi fellow do Dart Center for Journalism and Trauma, da Universidade de Columbia. Vencedora do Prêmio Sul-Americano de Jornalismo sobre Migração, da Agência da ONU para as Migrações (OIM), e recebeu menção honrosa no Prêmio Paulo Freire de Jornalismo de Educação. Atualmente é editora de conteúdo do jornal digital Correio do Lavrado e repórter da Rádio e TV Universitária, da UFRR.
Camilla Salmazi é jornalista formada pela PUC-SP e especialista em Gestão Estratégica em Comunicação Organizacional e Relações Públicas pela ECA-USP. Atuou como assessora de imprensa do setor privado e do movimento Todos Pela Educação, onde também foi gerente de Comunicação e Mobilização. É coordenadora executiva da Jeduca desde 2018.
Isabella Siqueira é jornalista pela Unesp. Participou do jornal Voz do Nicéia, na periferia de Bauru. Na graduação, esteve a frente de programa de voluntariado Ao Vivo e Em Cores e do Persona, grupo de pesquisa em estética e crítica cultural. Em 2022, estagiou na Assessoria de Comunicação e Imprensa da Unesp. Desde março de 2023 está na Jeduca, primeiro como estagiária e, atualmente, como assistente de comunicação.
Gisele Cavalcanti é formada em Administração com ênfase em Finanças, trabalhou na área administrativa da TV Cultura, do Instituto Vladimir Herzog e da Abraji. Desde 2016, trabalha na área financeira e administrativa da Jeduca.
Marta Avancini é jornalista de educação e consultora de organismos internacionais e instituições do terceiro setor. Foi repórter, editora e correspondente em Paris da Folha de S.Paulo e repórter do jornal O Estado de S. Paulo. Jornalista Amiga da Criança premiada pela Andi – Comunicação e Direitos da Infância desde 1999. É editora pública da Jeduca, desde 2016, e foi editora do site da Jeduca, de 2019 a 2024.
Fernanda Balsalobre é vídeo jornalista e documentarista e freelance da Jeduca desde agosto de 2019. Trabalhou 13 anos como repórter, editora e apresentadora na BAND (Presidente Prudente), SBT (Campinas), Rede TV e TV Brasil (São Paulo), e também no UOL. Cursou Vídeo Multimídia Stortelling na Escola de Jornalismo da Universidade de Columbia (NY). É vencedora dos prêmios Petrobras, Vladmir Herzog, Medtronic, IEV e finalista do Esso e HSBC.