Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.
OK
A associação
Notícias
Guias
Congressos
Dados educacionais
Edital
Editora pública
Banco de fontes
CONTATO
ASSOCIE-SE
LOGIN ASSOCIADO
A cobertura da educação pode ser diferente:
a colaboração da Jeduca
a associação
o que somos
Uma associação criada por jornalistas que cobrem educação, para apoiar colegas que trabalham com o tema (todos os dias ou de vez em quando).
o que fazemos
Materiais que auxiliem os jornalistas na cobertura dos diversos temas dentro da área. São guias, reportagens e bastidores de matérias, entre outras coisas. Tudo disponível para qualquer um que se interessar. A Jeduca também tem a editora pública, profissional experiente que está disponível para ajudar, gratuitamente, repórteres do país todo em suas apurações.

A Jeduca oferece ainda uma rede com os jornalistas de educação, para troca de ideias e de informações, e cursos de formação para profissionais já em atividade e para estudantes de jornalismo.

Clique aqui para conhecer nosso estatuto.
Jeduca | Associação de jornalistas de educação
do que não abrimos mão
Da pluralidade de opiniões nos nossos materiais e nas discussões. E da independência.
por que fazemos
A educação é um tema prioritário para o país, mas ainda não tem na mídia a mesma atenção que recebem política, economia e esportes, por exemplo. Além disso, parte da cobertura é feita por profissionais com pouca experiência no tema. A Jeduca visa mitigar essas dificuldades.
transparência
como nos mantemos
Recebemos apoio financeiro de organizações que apoiam a educação, o jornalismo e a defesa da democracia.

Os recursos são captados para a manutenção institucional e para execução de projetos. A diretoria não é remunerada.

Os financiadores não interferem nos conteúdos ações ou discussões promovidas pela Jeduca.

Confira aqui relatórios de atividades e prestação de contas de: 2023, 2022, 2021, 2020, 2019, 2018, 2017. Confira também a nossa Política de Privacidade.
o que não fazemos
A Jeduca não tem como função se envolver em campanha em favor de alguma corrente de pensamento ou se posicionar sobre debates educacionais. Nosso compromisso é levar o máximo de informação possível ao nosso público, ajudando assim a qualificar a cobertura do tema, em qualquer meio de comunicação.

A Jeduca vai se posicionar apenas quando entender que o ambiente para o trabalho do jornalista de educação esteja prejudicando a cobertura do tema. É o caso, por exemplo, da dificuldade no acesso a dados públicos ou proibição para que professores de escolas públicas sejam entrevistados.
quem pode participar
Jeduca | Associação de jornalistas de educação
Os materiais de consulta podem ser acessados por qualquer pessoa, no nosso portal e nas redes sociais.

Mas a Jeduca tem também uma face restrita aos associados. Somente eles poderão estar na rede de discussão. Para se associar, é preciso ser jornalista ou professor/estudante de jornalismo.
como apoiar
Financeiramente, a associação se mantém primordialmente com doações de instituições.

Se você se interessa em apoiar a Jeduca, por favor entre em contato pelo e-mail:

contato@jeduca.org.br
diretoria
Renata Cafardo
Presidente

Renata Cafardo, uma das fundadoras da Jeduca, é repórter especial do jornal O Estado de S. Paulo, em sua segunda passagem por lá. É ainda colunista de educação do Estadão, da rádio Eldorado e autora do livro O Roubo do Enem, da Editora Record. Cobre educação desde o ano 2000, quando começou no Estadão. Entre 2010 e 2015 foi repórter da TV Globo. Passou pelo Fantástico, onde fez matérias especiais de educação, e por todos os telejornais diários. Foi colaboradora da Folha de S. Paulo em Nova York e cursou o Global Reporting Institute, da Universidade de Columbia. É vencedora dos prêmios Embratel, Ayrton Senna, Andifes, ABMES, Estadão, Troféu Mulher Imprensa, além de finalista do Esso.

Mariana Tokarnia
Vice-presidente

Mariana Tokarnia é repórter da Agência Brasil, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), onde cobre educação desde 2013. Jornalista formada pela Universidade de Brasília (UnB), com intercâmbio na Universidade de Buenos Aires. Passou por redações como o SBT e o Jornal de Brasília e participou dos programas de treinee dos jornais Valor Econômico e O Estado S. Paulo. Jornalista Amiga da Criança, vencedora dos Prêmio ABMES de Jornalismo e Prêmio Andifes, além de finalista do prêmio Estácio. Recebeu também o certificado de Jornalista Destaque 2014 da UnB.

Cíntia Gomes
Diretora

Cintia Gomes é jornalista, cofundadora, editora e correspondente do Jardim Ângela na Agência Mural de Jornalismo das Periferias.Também cofundadora do coletivo 'Nós, mulheres da periferia', já trabalhou no Instituto Paulo Freire, na Revista Ocas e foi assessora de imprensa nas áreas de cultura, educação e terceiro setor. Foi revisora e diagramadora do livro 'Um Batuque Memorável no Samba Paulistano' e produziu o documentário 'Três Esquinas: A rua é um palco'.

Fábio Takahashi
Diretor

Fábio Takahashi é um dos fundadores da Jeduca, tendo sido presidente da associação entre 2020 e 2022. É diretor da fellowship sobre primeira infância do Dart Center/Columbia University. Ex-editor do DeltaFolha, núcleo de jornalismo de dados da Folha de S. Paulo, onde trabalhou anteriormente, de 2003-2016, como repórter de educação. Ajudou a criar o Ranking Universitário da Folha, avaliação sobre instituições brasileiras de nível superior. Foi o primeiro estrangeiro a ser escolhido para a Spencer Fellowship, programa de jornalismo de educação na Universidade Columbia (EUA).

José Brito
Diretor

José Brito é publicitário, jornalista e mestre em Ciências Sociais. É diretor do Canal Futura e gestor de campanhas de impacto social para uso de tecnologias na aprendizagem. É também gerente de Comunicação e Distribuição da Fundação Roberto Marinho. Começou a carreira no Globo Ecologia, foi professor da ESPM e editor-chefe de jornalismo. É Conselheiro da Agência Lupa. Faz parte do comitê da Jeduca desde 2016.

Paulo Saldaña
Diretor

Paulo Saldaña é repórter de educação do jornal Folha de S.Paulo desde março de 2016. Antes, trabalhou por mais de 6 anos em O Estado de S. Paulo como setorista do tema. É formado em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero e estudou Letras na USP. Recebeu dez prêmios de jornalismo com reportagens sobre educação, entre eles a categoria principal do Esso, prêmios Estado, Folha e CNI.

Tatiana Klix
Diretora

Tatiana Klix é jornalista formada pela UFRGS, já atuou como repórter e editora no Grupo RBS e editora de educação no portal iG. Atualmente, é diretora do Porvir (porvir.org), plataforma de comunicação e mobilização sobre tendências em educação. É também cofundadora do Quero na Escola (queronaescola.com.br), uma plataforma que conecta a sociedade à escola, dando protagonismo para o estudante escolher o que quer aprender além do currículo.

conselho curador
Antônio Gois

Antônio Gois é colunista de educação do Globo e é um dos fundadores da Jeduca, tendo sido presidente (2016-2020) e diretor (2020-2022). Cobre o tema desde 1996. Autor dos livros O Ponto a que Chegamos: duzentos anos de atraso educacional e seu impacto nas políticas do presenteQuatro Décadas de Gestão Educacional no Brasil, com depoimentos de ex-ministros da Educação desde o governo Figueiredo, e Líderes na Escola: o que fazem bons diretores e diretoras, e como os melhores sistemas educacionais do mundo os selecionam, formam e apoiam. Foi bolsista dos programas Knight Wallace Fellows, na Universidade de Michigan, e da Spencer Education Journalism Fellowship, na Universidade de Columbia. Vencedor dos prêmios Esso, Embratel, Folha, Undime e Andifes. É colaborador do Instituto Unibanco e membro dos conselhos consultivos dos institutos Palavra Aberta, Rodrigo Mendes, d3e, Labedu, Apontar e da Rede Ciência Pela Educação.

comitê
Amanda Cieglinski

Amanda Cieglinski é jornalista graduada pela UnB, atualmente é produtora e repórter do núcleo de reportagens especiais da TV Brasil (EBC). Jornalista Amiga da Criança, é vencedora dos prêmios de jornalismo Vladimir Herzog, Andifes, OAB-RS e AMB por coberturas especiais na área de educação e infância. É coordenadora do comitê. 

Ana Carolina Moreno

Ana Carolina Moreno tem mais de 15 anos de experiência em redações. Desde 2020 é jornalista de dados sênior da TV Globo. É especialista em Educação desde 2011 e em jornalismo de dados desde 2017. Desde 2021 é Jornalista Amiga da Criança pela ANDI. Vencedora do Prêmio Andifes (2015 e 2016), 2º lugar no Prêmio Impa (2019), menção honrosa no Prêmio Estácio (2014) e finalista do Prêmio Abmes (2022). Graduada em jornalismo pela ECA-USP e pós-graduada em Edição em Jornalismo pela Universidade da Coruña (Espanha).

Ângela Chagas

Ângela Chagas é doutoranda em Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde pesquisa políticas educacionais. Tem mestrado em Educação e graduação em Jornalismo, também pela UFRGS. Trabalhou como repórter e editora de Educação no Portal Terra, no jornal Zero Hora e na Rádio Gaúcha, onde atuou como comentarista de educação em um espaço diário. Foi vencedora dos prêmios Estácio e TCE-RS de Jornalismo.

Elisângela Fernandes

Elisângela Fernandes é formada pela PUC-SP e desde 2008 atua como jornalista na área da educação. Trabalhou como repórter no movimento Todos pela Educação e nas revistas Nova Escola e Gestão Escolar. Foi assessora de imprensa da TV Univesp, coordenadora de comunicação e mobilização da Campanha Nacional pelo Direito à Educação e analista sênior de comunicação do Cenpec. Atualmente é analista de comunicação da Fundação Carlos Chagas. Finalista do Esso 2013, recebeu os prêmios Abril e Andifes em 2012.

Fabio Mazzitelli

Fabio Mazzitelli é jornalista pela Unesp e pós-graduado na área pela ESPM. Trabalhou nos jornais O Estado de S. Paulo e Folha de S.Paulo, entre outros veículos, e em agências de comunicação. Trabalha na Comunicação da Unesp desde julho de 2018.

Karina Yamamoto

Karina Yamamoto é jorrnalista por formação, foi editora do UOL por 9 anos, nas editorias de Educação e Brasil. Estuda imagem e jornalismo, como doutoranda, no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Escola de Comunicações e Arte da Universidade de São Paulo (ECA-USP). É gerente de comunicação institucional do WWF-Brasil.

Luiz Fernando Toledo

Luiz Fernando Toledo é jornalista com passagens por Estadão, TV Globo e atualmente, CNN Brasil. Diretor da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), com foco em projetos voltados à transparência de dados públicos. Cofundador da agência de dados públicos Fiquem Sabendo. Mestrando em administração pública pela FGV-EAESP. Foi bolsista do International Center for Journalists (ICFJ), com passagem como repórter visitante pela ProPublica, site de jornalismo investigativo Em NYC.

Paulo de Camargo

Paulo de Camargo é jornalista e mestre em Literatura pela Universidade de São Paulo. Consultor de Educação e gestão educacional, colabora com a revista Educatrix e integra a equipe do Anuário Brasileiro da Educação Básica (publicado pelo Todos pela Educação e Editora Moderna). Realiza em São Paulo e Rio de Janeiro o Projeto Devir, dirigido a líderes escolares.

Raphael Kapa

Raphael Kapa é jornalista e professor. Formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), professor de História pela Universidade Federal Fluminense (UFF), mestre e doutor em História pela mesma universidade. Como repórter, já atuou na Band, Jornal O Globo e na Agência Lupa, onde atualmente é coordenador de Educação. Coordenador da Pace Educação. Também é colunista no Canal Futura e na rádio Roquette Pinto. Ganhou o prêmio ExxonMobil (Esso) em Educação.

Ricardo Falzetta

Ricardo Falzetta é jornalista e matemático, trabalhou por 16 anos na revista Nova Escola, onde foi repórter e editor, e editor dos sites de Nova Escola e Gestão Escolar. Foi gerente de conteúdo da Abril Educação e do Todos Pela Educação. Hoje, desenvolve projetos editoriais na área da Educação para instituições como Icep, Cenpec e Instituto Singularidades. É conselheiro do Instituto Rodrigo Mendes.

Rodrigo Ratier

Rodrigo Ratier é ornalista com 24 anos de carreira e doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professor de jornalismo da USP, colunista de educação no UOL e diretor de relações institucionais na Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo (Abej).

Thais Borges

Thais Borges é jornalista pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), faz mestrado em Literatura e Cultura na instituição. É repórter do Jornal Correio (BA). Venceu o Prêmio Petrobras em 2017 e recebeu menção honrosa no Prêmio Vladimir Herzog em 2016. Foi uma das participantes do International Visitor Leadership Program (IVLP) em 2019.

Vanessa Vieira

Vanessa Vieira é jornalista pela Universidade Federal de Roraima e participou do Curso Estado de Jornalismo, do jornal O Estado de S. Paulo em 2013. Atuou como editora-chefe do jornal impresso Folha de Boa Vista. Atualmente é editora de conteúdo do jornal digital Correio do Lavrado.

equipe executiva
Camilla Salmazi

Camilla Salmazi é jornalista formada pela PUC-SP e especialista em Gestão Estratégica em Comunicação Organizacional e Relações Públicas pela ECA-USP. Atuou como assessora de imprensa do setor privado e do movimento Todos Pela Educação, onde também foi gerente de Comunicação e Mobilização por quase cinco anos. É coordenadora executiva da Jeduca desde 2018.

Marta Avancini

Marta Avancini é jornalista de educação e consultora de organismos internacionais e instituições do terceiro setor. Foi repórter, editora e correspondente em Paris da Folha de S.Paulo e repórter do jornal O Estado de S. Paulo. Jornalista Amiga da Criança premiada pela Andi – Comunicação e Direitos da Infância desde 1999. É editora pública, desde 2016, e editora do site da Jeduca, desde 2019.

Fernanda Balsalobre

Fernanda Balsalobre é vídeo jornalista e documentarista freelance e colaboradora da Jeduca desde agosto de 2019. Trabalhou 13 anos como repórter, editora e apresentadora na BAND (Presidente Prudente), SBT (Campinas), Rede TV e TV Brasil (São Paulo), e também no UOL. Cursou Vídeo Multimídia Stortelling na Escola de Jornalismo da Universidade de Columbia (NY). É vencedora dos prêmios Petrobras, Vladmir Herzog, Medtronic, IEV e finalista do Esso e HSBC. 

Gisele Cavalcanti

Gisele Cavalcanti é formada em Administração com ênfase em Finanças, trabalhou na área administrativa da TV Cultura, do Instituto Vladimir Herzog e da Abraji. Desde 2016, trabalha na área financeira e administrativa da Jeduca.  

Isabella Siqueira

Isabella Siqueira é jornalista pela Unesp. Participou do jornal Voz do Nicéia, na periferia de Bauru. Na graduação, esteve a frente de programa de voluntariado Ao Vivo e Em Cores e do Persona, grupo de pesquisa em estética e crítica cultural. Em 2022, estagiou na Assessoria de Comunicação e Imprensa da Unesp. Desde março de 2023 está na Jeduca, primeiro como estagiária e, atualmente, como assistente de comunicação.

PARCEIROS FINANCIADORES
PARCEIROS INSTITUCIONAIS
ASSOCIAÇÃO DE JORNALISTAS DE EDUCAÇÃO