A ASSOCIAÇÃO
GUIAS
NOTÍCIAS
EDITORA PÚBLICA
REDE
BANCO DE FONTES
CONTATO
EDITAL
ASSOCIE-SE
LOGIN
Jeduca | Associação dos jornalistas de educação
a associação

A cobertura da educação pode ser diferente: a colaboração da Jeduca

O QUE SOMOS

Uma associação criada por jornalistas que cobrem educação, para apoiar colegas que trabalham com o tema
(todos os dias ou de vez em quando).

O QUE FAZEMOS

Materiais que auxiliem os jornalistas na cobertura dos diversos temas dentro da área. São guias, reportagens e bastidores de matérias, entre outras coisas. Tudo disponível para qualquer um que se interessar. A Jeduca também tem a editora pública, profissional experiente que está disponível para ajudar, gratuitamente, repórteres do país todo em suas apurações.
A Jeduca oferece ainda uma rede com os jornalistas de educação, para troca de ideias e de informações, e cursos de formação para profissionais já em atividade e para estudantes de jornalismo.

Clique aqui para conhecer nosso estatuto.
POR QUE FAZEMOS

A educação é um tema prioritário para o país, mas ainda não tem na mídia a mesma atenção que recebem política, economia e esportes, por exemplo. Além disso, parte da cobertura é feita por profissionais com pouca experiência no tema. A Jeduca visa mitigar essas dificuldades.
DO QUE NÃO ABRIMOS MÃO

Da pluralidade de opiniões nos nossos materiais e nas discussões. E da independência.
transparência
COMO NOS MANTEMOS

Recebemos apoio financeiro e técnico de instituições privadas que atuam em educação e em jornalismo. Os associados também podem ser chamados a dar uma pequena contribuição financeira. Tudo que é arrecadado é investido na própria associação (a diretoria não é remunerada). Confira aqui o Relatório de Atividades e Prestação de Contas de 2019.
O QUE NÃO FAZEMOS

A Jeduca não tem como função se envolver em campanha em favor de alguma corrente de pensamento ou se posicionar sobre debates educacionais. Nosso compromisso é levar o máximo de informação possível ao nosso público, ajudando assim a qualificar a cobertura do tema, em qualquer meio de comunicação.
A Jeduca vai se posicionar apenas quando entender que o ambiente para o trabalho do jornalista de educação esteja prejudicando a cobertura do tema. É o caso, por exemplo, da dificuldade no acesso a dados públicos ou proibição para que professores de escolas públicas sejam entrevistados.
quem pode participar
como apoiar
Os materiais de consulta podem ser acessados por qualquer pessoa, no nosso portal e nas redes sociais.
Mas a Jeduca tem também uma face restrita aos associados. Somente eles poderão estar na rede de discussão. Para se associar, é preciso ser jornalista ou professor/estudante de jornalismo.
como apoiar
Financeiramente, a associação se mantém primordialmente com doações de instituições.

Se você se interessa em apoiar a Jeduca, por favor entre em contato pelo e-mail:

contato@jeduca.org.br
primeiro encontro do Jeduca
primeiro encontro
diretoria
Fábio Takahashi
Presidente

Fábio Takahashi  é presidente e um dos fundadores da Jeduca, é editor do DeltaFolha, núcleo de jornalismo de dados da Folha de S. Paulo. No jornal, escreve sobre educação desde 2003. Foi o primeiro estrangeiro a ser escolhido para a Spencer Fellowship, programa de jornalismo de educação na Universidade Columbia (EUA).

Renata Cafardo
Vice-Presidente

Renata Cafardo é repórter especial do jornal O Estado de S. Paulo, em sua segunda passagem por lá. É ainda colunista de educação do Estadão e da rádio Eldorado. É autora do livro O Roubo do Enem, da Editora Record. Cobre educação desde o ano 2000, quando começou no Estadão. Entre 2010 e 2015 foi repórter da TV Globo. Passou pelo Fantástico, onde fez matérias especiais de educação, e por todos os telejornais diários. Em 2016/2017 foi colaboradora da Folha de S. Paulo em Nova York e cursou o Global Reporting Institute, da Universidade de Columbia, uma formação para jornalistas sobre primeira infância. É vencedora dos prêmios Embratel, Ayrton Senna, Andifes, Estado, Troféu Mulher Imprensa, além de finalista do Esso.

Antônio Gois
Diretor

Antônio Gois é colunista de educação do Globo e diretor e fundador da Jeduca. Cobre o tema desde 1996. Autor dos livros Quatro Décadas de Gestão Educacional no Brasil, com depoimentos de ex-ministros da Educação desde o governo Figueiredo, e Líderes na Escola: o que fazem bons diretores e diretoras, e como os melhores sistemas educacionais do mundo os selecionam, formam e apoiam. Foi bolsista dos programas Knight Wallace Fellows, na Universidade de Michigan, e da Spencer Education Journalism Fellowship, na Universidade de Columbia. Vencedor dos prêmios Esso, Embratel, Folha, Undime e Andifes, sempre com reportagens sobre educação.

Ângela Chagas
Diretora

Ângela Chagas é doutoranda em Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde pesquisa políticas educacionais. Tem mestrado em Educação e graduação em Jornalismo, também pela UFRGS. Trabalhou como repórter e editora de Educação no Portal Terra, no jornal Zero Hora e na Rádio Gaúcha, onde atuou como comentarista de educação em um espaço diário. Foi vencedora dos prêmios Estácio e TCE-RS de Jornalismo.

Mariana Tokarnia
Diretora

Mariana Tokarnia é repórter da Agência Brasil, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), onde atua com setorista de educação desde 2013. Jornalista formada pela Universidade de Brasília (UnB), com intercâmbio na Universidade de Buenos Aires, e ex-bolsista do Laboratório de Políticas de Comunicação (LaPCom) da UnB. Passou por redações como o SBT e o Jornal de Brasília e participou dos programas de treinee dos jornais Valor Econômico e O Estado S. Paulo. Foi finalista do prêmio Estácio e recebeu o certificado de Jornalista Destaque 2014 da UnB.

Paulo Saldaña
Diretor

Paulo Saldaña é repórter de educação do jornal Folha de S.Paulo desde março de 2016. Antes, trabalhou por mais de 6 anos em O Estado de S. Paulo como setorista do tema. É formado em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero e estudou Letras na USP. Recebeu dez prêmios de jornalismo com reportagens sobre educação, entre eles a categoria principal do Esso, prêmios Estado, Folha e CNI.

Tatiana Klix
Diretora

Tatiana Klix é jornalista formada pela UFRGS, já atuou como repórter e editora no Grupo RBS e editora de educação no portal iG. Atualmente, é diretora do Porvir (porvir.org), plataforma de comunicação e mobilização sobre tendências em educação. É cofundadora do Quero na Escola (queronaescola.com.br) e colaboradora do Canal Futura.

comitê
O comitê editorial é um grupo consultivo da Jeduca, formado por jornalistas com experiência em educação. Seus membros avaliam e sugerem temas e ações a serem realizadas pela diretoria, considerando a missão, valores e o estatuto da associação. A participação no comitê é pessoal, e não de representação de uma instituição.
Amanda Cieglinski

Amanda Cieglinski é jornalista graduada pela UnB, atualmente é produtora e repórter do núcleo de reportagens especiais da TV Brasil (EBC). Jornalista Amiga da Criança, é vencedora dos prêmios de jornalismo Vladimir Herzog, Andifes, OAB-RS e AMB por coberturas especiais na área de educação e infância. É coordenadora do comitê. 

Cintia Gomes

Cintia Gomes é jornalista, cofundadora, editora e correspondente do Jardim Ângela na Agência Mural de Jornalismo das Periferias.Também cofundadora do coletivo 'Nós, mulheres da periferia', já trabalhou no Instituto Paulo Freire, na Revista Ocas e foi assessora de imprensa nas áreas de cultura, educação e terceiro setor. Foi revisora e diagramadora do livro 'Um Batuque Memorável no Samba Paulistano' e produziu o documentário 'Três Esquinas: A rua é um palco'.

Elisângela Fernandes

Elisângela Fernandes é formada pela PUC-SP e desde 2008 atua como jornalista na área da educação. Trabalhou como repórter no movimento Todos pela Educação e nas revistas Nova Escola e Gestão Escolar. Foi assessora de imprensa da TV Univesp, coordenadora de comunicação e mobilização da Campanha Nacional pelo Direito à Educação e analista sênior de comunicação do Cenpec. Atualmente é analista de comunicação da Fundação Carlos Chagas. Finalista do Esso 2013, recebeu os prêmios Abril e Andifes em 2012.

Fabio Mazzitelli

Fabio Mazzitelli é jornalista pela Unesp e pós-graduado na área pela ESPM. Trabalhou nos jornais O Estado de S. Paulo e Folha de S.Paulo, entre outros veículos, e em agências de comunicação. É assessor-chefe de Comunicação e Imprensa da Unesp desde julho de 2018.

Gustavo Paiva

Gustavo Paiva é jornalista pela ECA-USP e licenciado em Letras-Português pela FFLCH-USP, atua com educação desde 2006. É assessor de relações institucionais do CENPEC – Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação COmunitária. Foi redator da Folha de S.Paulo e assessor de comunicação da Associação Brasileira de ONGs e da
ONG Ação Educativa, onde também coordenou projetos de advocacy, transparência e participação social. Atuou ainda como professor de português na educação básica e em cursinhos.

José Brito

José Brito é publicitário, jornalista e mestre em Ciências Sociais. É gerente do Canal Futura, na Fundação Roberto Marinho. Gestor de projetos educacionais, campanhas de impacto social e uso de tecnologias para aprendizagem. Começou a carreira no Globo Ecologia, foi professor da ESPM e editor-chefe de jornalismo. É Conselheiro da Agência Lupa.

Karina Yamamoto

Karina Yamamoto é jornalista por formação, foi editora do UOL por 9 anos, nas editorias de Educação e Brasil. Estuda imagem e jornalismo, como doutoranda, no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Escola de Comunicações e Arte das Universidade de São Paulo (ECA-USP). É coordenadora de engajamento do WWF-Brasil desde agosto de 2018

Luiz Fernando Toledo

Luiz Fernando Toledo é jornalista com passagens por Estadão, TV Globo e atualmente, CNN Brasil. Diretor da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), com foco em projetos voltados à transparência de dados públicos. Cofundador da agência de dados públicos Fiquem Sabendo. Mestrando em administração pública pela FGV-EAESP. Foi bolsista do International Center for Journalists (ICFJ), com passagem como repórter visitante pela ProPublica, site de jornalismo investigativo Em NYC.

Paulo de Camargo

Paulo de Camargo é jornalista e mestre em Literatura pela Universidade de São Paulo. Consultor de Educação e gestão educacional, colabora com a revista Educatrix e integra a equipe do Anuário Brasileiro da Educação Básica (publicado pelo Todos pela Educação e Editora Moderna). Realiza em São Paulo e Rio de Janeiro o Projeto Devir, dirigido a líderes escolares.

Ricardo Falzetta

Ricardo Falzetta é jornalista e matemático, trabalhou por 16 anos na revista Nova Escola, onde foi repórter e editor, e editor dos sites de Nova Escola e Gestão Escolar. Foi gerente de conteúdo da Abril Educação e do Todos Pela Educação. Hoje, desenvolve projetos editoriais na área da Educação para instituições como Icep, Cenpec e Instituto Singularidades. É conselheiro do Instituto Rodrigo Mendes.

Rodrigo Ratier

Rodrigo Ratier é jornalista com 21 anos de carreira e doutor em Educação pela USP. É professor de jornalismo na Faculdade Cásper Líbero, titular do blog Em Desconstrução, coordenador do blog Entendendo Bolsonaro (ambos no UOL) e idealizador e gestor do curso online contra notícias falsas Vaza, Falsiane.

Sabine Righetti

Sabine Righetti é jornalista pela Unesp, com doutorado pela Unicamp e passagem por Stanford e Universidade de Michigan. Trabalhou seis anos na Folha, onde criou o Ranking Universitário da Folha, que coordena. Também coordena a Agência Bori e é pesquisadora do Labjor-Unicamp. Tem seis prêmios em jornalismo e foi finalista de um Jabuti.

Thais Borges

Thais Borges é jornalista pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), faz mestrado em Literatura e Cultura na instituição. É repórter do Jornal Correio (BA). Venceu o Prêmio Petrobras em 2017 e recebeu menção honrosa no Prêmio Vladimir Herzog em 2016. Foi uma das participantes do International Visitor Leadership Program (IVLP) em 2019.

Vanessa Vieira

Vanessa Vieira é jornalista pela Universidade Federal de Roraima e participou do Curso Estado de Jornalismo, do jornal O Estado de S. Paulo em 2013. Atuou como editora-chefe do jornal impresso Folha de Boa Vista. Atualmente é editora de conteúdo do jornal digital Correio do Lavrado.

equipe executiva
Camilla Salmazi

Camilla Salmazi é jornalista formada pela PUC-SP e especialista em Gestão Estratégica em Comunicação Organizacional e Relações Públicas pela ECA-USP. Atuou como assessora de imprensa do setor privado e do movimento Todos Pela Educação, onde também foi gerente de Comunicação e Mobilização por quase cinco anos. É coordenadora executiva da Jeduca desde 2018.

Marta Avancini

Marta Avancini é jornalista de educação e consultora de organismos internacionais e instituições do terceiro setor. Foi repórter, editora e correspondente em Paris da Folha de S.Paulo e repórter do jornal O Estado de S. Paulo. Jornalista Amiga da Criança premiada pela Andi – Comunicação e Direitos da Infância desde 1999. É editora pública, desde 2016, e editora do site da Jeduca, desde 2019.

Fernanda Balsalobre

Fernanda Balsalobre é vídeo jornalista e documentarista freelance e colaboradora da Jeduca desde agosto de 2019. Trabalhou 13 anos como repórter, editora e apresentadora na BAND (Presidente Prudente), SBT (Campinas), Rede TV e TV Brasil (São Paulo), e também no UOL. Cursou Vídeo Multimídia Stortelling na Escola de Jornalismo da Universidade de Columbia (NY). É vencedora dos prêmios Petrobras, Vladmir Herzog, Medtronic, IEV e finalista do Esso e HSBC. 

Rebeca Oliveira

Rebeca Oliveira é jornalista formada pela Universidade Federal de São João del-Rei. Trabalha na gestão de mídias sociais e produção de conteúdo da Folha de S.Paulo e da Jeduca desde 2019.

Gisele Cavalcanti

Gisele Cavalcanti é formada em Administração com ênfase em Finanças, trabalhou na área administrativa da TV Cultura e no Instituto Vladimir Herzog. Desde 2016, trabalha na área financeira e administrativa da Jeduca e também da Abraji.  

parceiros financiadores
Fundação Lemann
Telefonica Fundação / Vivo
Instituto Ayrton Senna
Instituto Natura
Instituto Unibanco
Itau Social
Itau
Fundação Maria Cecilia Solto Vidigal
parceiros institucionais
ABRAJI
Campanha Nacional pelo direito à educação
CENPEC
OEI
Parto Lauand
Todos pela educação
Cooperação reperesentação do Brasil
Moderna
Loures
primeira pessoa