Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.
OK
A associação
Notícias
Guias
Congressos
Dados educacionais
Edital
Editora pública
Banco de fontes
CONTATO
ASSOCIE-SE
LOGIN ASSOCIADO
Alice Vergueiro/Jeduca
Institucional

Jeduca registra aumento de 36,3% de associados em 2019

No ano passado, 320 novos profissionais aderiram à associação, que implementou novos projetos, como o Edital de Jornalismo de Educação e o Banco de Fontes, exclusivo para associados

02/03/2020
Redação Jeduca

Em 2019, a Jeduca registrou um aumento de 36,3% do número de associados, totalizando 1.200 em dezembro. Ao todo, 320 jornalistas, professores ou estudantes de comunicação aderiram à associação. O número é quase o dobro do registrado em 2018, quando a Jeduca contou com 180 novos associados.

 

Além do aumento de associados, o ano de 2019 foi marcado pela implementação de novos projetos, como o Edital de Jornalismo de Educação, em parceria com o Itaú Social, e o Banco de Fontes de Educação, plataforma de acesso exclusivo para associados.

 

O Edital de Jornalismo de Educação divide-se em duas categorias, Jornalista e Estudante. Na primeira, foram registradas 56 inscrições de 48 profissionais de 14 Unidades da Federação (BA, CE, DF, ES, GO, MG, PB, PE, PR, RJ, RR, RS, SC e SP) e  35 veículos diferentes. Desse total, 8 projetos de 5 estados receberam R$ 8 mil cada para realizar as pautas, que serão publicadas até abril de 2020. Uma das reportagens premiadas, “Em nome da educação: o calvário do ensino religioso”, de Fernanda Baldioti, já foi publicada no site do Projeto Colabora, do Rio de Janeiro.

 

A categoria Estudante premia Trabalhos de Conclusão de Curso sobre educação desenvolvidos por universitários de comunicação em formato jornalísticos (vídeo, reportagem, entre outros). Ao todo, foram 215 inscrições válidas de 22 Unidades da Federação - apenas não houve inscrição do Acre, Alagoas, Amapá, Rondônia e Sergipe.

 

O Banco de Fontes de Educação da Jeduca é uma plataforma colaborativa que reúne pessoas de diferentes perfis (gestores, pesquisadores, professores etc.) que possam ser ouvidas em matérias sobre educação. As fontes são indicadas pelos próprios associados e passam por uma curadoria da Jeduca. As informações somente são divulgadas com autorização da fonte. O Banco foi lançado em dezembro de 2019..

 

Congresso Internacional

Outro destaque do ano passado foi o 3.º Congresso Internacional de Jornalismo de Educação, realizado em agosto em São Paulo, que teve 483 participantes – entre eles 60 palestrantes - de 21 Unidades da Federação, dos Estados Unidos e Colômbia. 

 

Com o tema “Jornalismo de Educação na era da desinformação”, o congresso contemplou três eixos temáticos: era da desinformação, educação midiática, novos e antigos desafios da educação. Ao todo, foram realizadas 15 mesas e 7 oficinas. 

 

A avaliação - respondida por 183 participantes - indica que para 97,5% deles, o evento contribuiu para sua formação e compreensão dos temas abordados.

 

Outras ações

O fortalecimento da presença da Jeduca nas redes sociais foi o outro destaque da atuação da associação, ao lado do aumento de 18% dos atendimentos e orientações de pauta prestados pela editora pública da Jeduca.

 

No ano de 2019, a associação promoveu 6 seminários e webinários, disponíveis no YouTube, lançou um guia sobre financiamento da educação básica e 12 mini-guias sobre temas do dia-a-dia da cobertura (Fundeb, escolas cívico-militares, alfabetização, entre outros).

 

Ainda em 2019, a associação realizou a pesquisa “Perfil do jornalista de educação a partir dos filiados à Jeduca”, que sistematizou informações sobre os integrantes da associação e possibilita mapear quem é o jornalista que trabalha com educação no Brasil.

 

Jeduca em 2020

O 4.º Congresso Internacional de Jornalismo de Educação da Jeduca será realizado nos dias 24 e 25 de agosto em São Paulo (SP). O evento terá três eixos temáticos: desigualdades educacionais, eleições municipais e educação midiática.

 

Por isso, entre outras atividades, a associação pretende apoiar, ao longo de 2020, ações de formação e qualificação da cobertura jornalística sobre desigualdades educacionais, educação e eleições municipais (enfocando temas como educação infantil, inclusão escolar, entre outros) e educação midiática.

 

Em maio, a Jeduca participará, ao lado do Jornal Joca e do Instituto Palavra Aberta, da 1.ª Semana da Imprensa. A iniciativa, que será lançada nos próximo dias, acontecerá entre 3 e 8 de maio, celebrando o dia 3 de maio - Dia Internacional da Liberdade de Imprensa. 

 

Consulte aqui o Relatório de Atividades de 2019.

 

#relatóriodeatividades #jeduca2019 #jeduca #editaldejornalismodeeducação #bancodefontesdeeducaçãodajeduca

PARCEIROS FINANCIADORES
PARCEIROS INSTITUCIONAIS
ASSOCIAÇÃO DE JORNALISTAS DE EDUCAÇÃO