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Cursos

Jeduca lança minicursos sobre a pauta de educação nas eleições

Objetivo é oferecer formação aprofundada a comunicadores e estudantes sobre temas relevantes no contexto das campanhas eleitorais

11/04/2022
Redação Jeduca

Atualizado em 1/8/2022

A Jeduca realiza, entre maio e agosto, a série de minicursos online “Jornalismo de educação e as eleições de 2022”. Voltados para profissionais e estudantes de jornalismo, os cursos são on-line e gratuitos e oferecem uma visão aprofundada sobre temas relevantes para a cobertura de educação no contexto das eleições deste ano. As inscrições para os minicursos podem ser feitas por meio
deste formulário.   

 

Serão abordados os seguintes temas: o impacto da história da educação brasileira sobre os desafios atuais, as mudanças das avaliações de larga escala, a revisão da política de cotas para ingresso no ensino superior, a educação nos planos de governo e monitoramento e checagem de informação e a implementação do Novo Ensino Médio. 

 

“Priorizamos temáticas com desdobramentos relevantes previstos para 2022 e que devem aparecer com força nos debates entre os candidatos nas eleições deste ano”, explica a jornalista Ângela Chagas, que é diretora da Jeduca e coordenadora do projeto.

 

Eles serão ministrados por jornalistas experientes em suas área de atuação, com ênfase na cobertura de educação -  Ângela Chagas (UFRGS), Antônio Gois (O Globo), Marta Avancini (Jeduca), Renata Cafardo (O Estado de S.Paulo), Nadine Nascimento (Alma Preta), Rodrigo Ratier (Faculdade Cásper Líbero) e Sérgio Lüdke (Projeto Comprova e Abraji).

 

“O objetivo é que o jornalista possa fazer uma imersão, assim o profissional pode se aprofundar em um tema específico que mais o interessa e que pode resultar em reportagens de impacto”, detalha Ângela.

 

A  iniciativa é um desdobramento das ações da Jeduca no campo da formação continuada iniciadas em 2020, com o curso “Jornalismo de educação: bases para a cobertura”, enfocando vários aspectos da área da educação (legislação, financiamento, políticas públicas, avaliação entre outros) e da cobertura. O curso foi oferecido novamente em 2021. Nas duas edições do curso da Jeduca, em parceria com a Abraji, foram mais de 2 mil jornalistas inscritos de todo o país. 

 

A diferença, agora, é que cada minicurso é independente - contando com aulas de 1h30 de duração - de modo que os participantes podem fazer somente um ou vários, conforme desejarem. “O foco está em uma formação aprofundada em temas específicos. Outro diferencial é que será possível escolher qual temática mais interessa, sem necessidade de cursar todos os minicursos”, diz a coordenadora.

 

O primeiro minicurso, ministrado pelo jornalista Antônio Gois, tem como tema “200 anos da Independência do Brasil: como o atraso histórico na educação pode ajudar a entender os desafios do presente”, será nos dias 4 e 5 de maio.

 

Em junho (6 e 7), Renata Cafardo vai abordar as avaliações educacionais, enfocando as mudanças no Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica), Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) previstas para ocorrer a partir deste ano.

 

A revisão da Lei de Cotas (Lei 12.711, de 2012), que reserva 50% das vagas das universidades e institutos federais para egressos da rede pública, é o mote para o minicurso oferecido por Marta Avancini e Nadine Nascimento nos dias 28 e 29 de junho.

 

A educação nos planos de governo, o monitoramento e a verificação de desinformação é o tema do curso ministrado pelos jornalistas Rodrigo Ratier e Sérgio Lüdke nos dias 26, 27 e 28 de julho.

 

Em agosto, nos dias 15 e 16, Ângela Chagas e Marta Avancini abordam a implementação do Novo Ensino Médio, traçando um panorama da implementação nos estados e chamando a atenção para alguns pontos relevantes para a cobertura.

 

As inscrições para os minicursos, que são totalmente on-line e gratuitos, podem ser feitas por meio deste formulário. As inscrições serão aceitas até a véspera do primeiro encontro de cada tema. Os certificados serão emitidos por minicurso e para aqueles que participarem de todas as aulas de cada um dos temas (com lista de presença geradas em cada uma das aulas). 

 

Confira a seguir a programação detalhada:

 

200 anos da Independência do Brasil: como o atraso histórico na educação pode ajudar a entender os desafios do presente - Antonio Gois 

Datas: 4 e 5 de maio

Resumo: Conhecer um pouco mais sobre a história da educação no Brasil é importante para a cobertura jornalística dos temas da atualidade e das eleições, pois muitos dos problemas de hoje são em boa parte explicados pelo nosso atraso histórico no setor. O curso vai abordar estudos que tratam das razões desse atraso e debater como essa herança afeta as políticas do presente.

Antônio Gois é colunista de educação do Globo e diretor e fundador da Jeduca. Cobre o tema desde 1996. Autor dos livros Quatro Décadas de Gestão Educacional no Brasil, com depoimentos de ex-ministros da Educação desde o governo Figueiredo, e Líderes na Escola: o que fazem bons diretores e diretoras, e como os melhores sistemas educacionais do mundo os selecionam, formam e apoiam. Lançará neste ano também o livro "O Ponto a Que Chegamos: 200 anos de atraso educacional e seu impacto nas políticas do presente".

Confira aqui todo o conteúdo do primeiro curso da série. 


Avaliações da educação: o que pode mudar a partir de 2023?
- Renata Cafardo 
Datas: 6 e 7 de junho, das 14h às 15h30
Resumo: As avaliações na educação têm movimentado a imprensa nos últimos anos e devem aparecer também nas discussões durante as eleições. Surgiram mudanças no Saeb, Ideb e Enem, mas o que pode ser definido ainda este ano e o que vai ficar para a próxima gestão? A proposta do minicurso é entender a história, a situação atual dos exames e saber como usá-los em reportagens de educação.
Renata Cafardo é uma das fundadoras da Jeduca e é repórter especial do jornal O Estado de S. Paulo, em sua segunda passagem por lá. É ainda colunista de educação do Estadão, da rádio Eldorado e autora do livro O Roubo do Enem, da Editora Record. Cobre educação desde o ano 2000, quando começou no Estadão. Entre 2010 e 2015 foi repórter da TV Globo. Passou pelo Fantástico, onde fez matérias especiais de educação, e por todos os telejornais diários. Foi colaboradora da Folha de S. Paulo em Nova York e cursou o Global Reporting Institute, da Universidade de Columbia. É vencedora dos prêmios Embratel, Ayrton Senna, Andifes, ABMES, Estadão, Troféu Mulher Imprensa, além de finalista do Esso.

Confira aqui todo o conteúdo do micurso sobre as mudanças das avaliações da educação. 


10 anos das cotas nas universidades federais -  
Marta Avancini e representantes da Agência Alma Preta

Datas: 28 e 29 de junho, das 11h às 12h30
Resumo: No ano em que a lei das cotas completa uma década e passará por revisão, este minicurso se propõe a mapear pontos-chave desta cobertura com base em estudos e pesquisas sobre o tema, sistematização dos dados disponíveis, conceitos e perspectivas teóricas que perpassam o debate e conversas com jornalistas que se dedicam ao tema, tendo em vista a visibilidade das cotas e ações afirmativas na campanha eleitoral.

Marta Avancini é jornalista de educação e consultora de organismos internacionais e instituições do terceiro setor. Foi repórter, editora e correspondente em Paris da Folha de S.Paulo e repórter do jornal O Estado de S. Paulo. Jornalista Amiga da Criança premiada pela Andi – Comunicação e Direitos da Infância emdesde 1999. É editora pública, desde 2016, e editora do site da Jeduca, desde 2019.


Confira aqui todo o material referente ao minicurso sobre os 10 anos da Lei de Cotas.

 

Educação nos planos de governo e monitoramento e verificação de desinformação Rodrigo Ratier e Sérgio Lüdtke

Datas: 26, 27 e 28 de julho, das 11h às 12h30

Resumo: Educação nos planos de governo - O minicurso discute boas práticas na leitura e análise da área de educação dos planos de governo dos candidatos a governador e a presidente. Em pauta, a importância de uma visão realista da área e da origem dos recursos para as propostas, o escopo de ação, a conexão com os demais entes federativos, o diálogo com as políticas públicas existentes e com os principais temas da educação contemporânea.

Rodrigo Ratier é jornalista com 24 anos de carreira e doutor em Educação pela USP. É professor e vice-coordenador do curso de jornalismo na Faculdade Cásper Líbero, titular da coluna Rodrigo Ratier, coordenador do blog Entendendo Bolsonaro (ambos no UOL) e idealizador e gestor do curso online contra notícias falsas Vaza, Falsiane.

Resumo: Monitoramento e verificação de desinformação - Em duas aulas, serão abordadas as principais características dos conteúdos virais de desinformação, como detectar e verificar a veracidade desses conteúdos. A primeira aula  trata das narrativas de desinformação e do planejamento, práticas e ferramentas usadas para monitoramento das redes. A segunda,  aborda as ferramentas utilizadas para a verificação dos principais tipos de desinformação e dos cuidados que devem ser tomados pelos jornalistas para evitar a disseminação de conteúdos enviesados, enganosos ou deliberadamente falsos.

Sérgio Lüdtke é jornalista formado pela PUC-RS com Master em gestão de empresas jornalísticas pelo ISE Business School e MBA em Marketing Digital pela FGV. Foi editor de livros, editor-executivo de Internet e Inovação no Grupo RBS e editor de plataformas digitais na Editora Globo. Atualmente,  é editor-chefe do Projeto Comprova e coordenador das equipes de pesquisa do Atlas da Notícia e dos cursos da Abraji.


A aula de Rodrigo Ratier esta disponível aqui.

As aulas de Sérgio Lüdtke podem ser assistidas aqui..


Os desafios na implementação do Novo Ensino Médio
- Ângela Chagas e Marta Avancini 

Datas: 15 e 16 de agosto, das 11h às 12h30

Resumo: Com implementação em todas as escolas a partir de 2022, o Novo Ensino Médio tem desafiado gestores, profissionais da educação e estudantes. O objetivo deste minicurso é compreender as mudanças na última etapa da educação básica, trazer um panorama da implementação nos estados e debater pontos importantes para a cobertura jornalística.

Ângela Chagas é doutoranda em Educação na UFRGS, com pesquisa sobre a implementação do Novo Ensino Médio. Tem mestrado em Educação e graduação em Jornalismo, também pela UFRGS. Trabalhou como repórter e editora de Educação no Portal Terra, no jornal Zero Hora e na Rádio Gaúcha. É diretora da Jeduca desde 2018 e atua na coordenação dos cursos da associação.

O material completo do curso está pode ser consultado aqui.

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