A Jeduca (Associação de Jornalistas de Educação) realiza, de 21 de junho a 12 de julho, a segunda edição do curso on-line e gratuito “Jornalismo de educação: bases para a cobertura”. A iniciativa conta com a parceria da Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) e tem o objetivo de colaborar para a qualificação da cobertura de educação.
O curso, assim como na sua primeira edição, realizada em novembro e dezembro do ano passado, é exclusivo para estudantes de jornalismo e de comunicação, além de profissionais formados na área e que tenham interesse em ampliar o seu conhecimento sobre a cobertura de educação.
As inscrições para essa edição foram encerradas em 16/6. Foram 1.315 inscritos de todas as UFs, só não do Tocantins. Dos inscritos, 56,1% são estudantes de jornalismo/comunicação, 40,5% são jornalistas formados e 3,4% atuam como jornalistas, mas não são formados em jornalismo/comunicação. Do total, 74,2% têm entre 18 e 30 anos e 73% são mulheres. Em relação à raça/cor, 56,3% se declararam brancos, 26,7% pardos, 13,7% pretos, 1,3% amarelos e 1,9% preferiu não declarar.
A nova edição traz novidades em relação à primeira, absorvendo as sugestões dos participantes sobre o formato e com a inclusão de novos instrutores. Em relação ao formato, contaremos com um fórum de discussão na própria plataforma do curso e serão promovidos três encontros ao vivo para estimular trocas e ajudar com as principais dúvidas.
“A experiência com a primeira edição foi muito positiva e achamos importante ajustar o período que o curso estará no ar para o primeiro semestre, uma vez que a maioria dos cursos das faculdades se encerra ao final do segundo semestre e também há um acúmulo de eventos nesse período”, afirma Ângela Chagas, diretora da Jeduca e uma das coordenadoras do curso.
“A ideia também é apoiar aqueles que têm interesse em participar na categoria jornalista do 3º Edital de Jornalismo de Educação, que será lançado no segundo semestre, ou que está realizando ou pretendendo fazer um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) sobre jornalismo de educação, que também poderá concorrer ao Edital na categoria Estudante”, completa. O Edital é um projeto da Jeduca, em parceria com o Itaú Social, que oferece bolsas para o desenvolvimento de reportagens de educação e premia TCCs sobre jornalismo da área, saiba mais aqui.
As aulas acontecem na plataforma de cursos da Abraji. Os participantes receberão certificado. O curso é gratuito e conta com a coordenação dos jornalistas Ângela Chagas, diretora da Jeduca, e Sérgio Lüdtke, da Abraji, e com apoio de Amanda Cieglinski, coordenadora do Comitê da Jeduca.
Dois módulos
O programa divide-se em dois módulos: Ecossistema da Educação e Prática do Jornalismo nesta área. São 15 aulas, com vídeos e textos. A cada semana serão liberadas cinco aulas, sempre às segundas-feiras. Todas contam com interpretação em Libras e legendas opcionais.
Os encontros ao vivo com foco nas aulas da semana serão feitos sempre às segundas-feiras seguintes, às 19h. Esses encontros não serão de participação obrigatória.
A abertura do primeiro módulo será feita pelo jornalista Luiz Fernando Toledo, que abordará a estrutura e o sistema de ensino atual no Brasil. O tema de políticas educacionais será orientado por Marta Avancini, editora pública da Jeduca. Sobre o tema de legislação, Ricardo Falzetta abordará o direito à educação, as principais leis vigentes e o impacto da área para a redução da desigualdade no Brasil.
Ainda no primeiro módulo, Paulo Saldaña abordará as principais políticas e fontes de financiamento da educação no Brasil, e Tatiana Klix falará sobre metodologias e práticas pedagógicas.
Antônio Gois mostrará como a educação é avaliada, para que servem e como são usados indicadores e avaliações como Pisa, Enem, Enade, Prova Brasil, Saeb, além de propostas alternativas, como o Sinaeb. Fechando essa primeira parte, Fábio Takahashi, Gois e Mariana Tokarnia trazem um breve histórico do jornalismo de educação, a importância da cobertura de educação e sua interrelação com outras políticas públicas. Eles abordarão, ainda, oportunidades de atuação para o jornalista de educação.
Passando à prática, o módulo 2 focará em informações essenciais na qualificação profissional para a cobertura do tema. As jornalistas Ana Carolina Moreno e Thays Lavor mostrarão quais são os principais bancos de dados sobre educação existentes no Brasil, como usá-los para trazer contexto e criar narrativas, passando também pela Lei de Acesso à Informação.
Rodrigo Ratier falará sobre as diferentes fontes da área. Bruno Scartozzoni preparou duas aulas com dicas e métodos de storytelling para produzir narrativas atraentes em educação, que contem histórias para além das estatísticas. Fechando o segundo módulo, Mariana Tokarnia, Renata Cafardo, Margarida Azevedo, Ítalo Cosme, Cintia Gomes, Raphael Preto falarão sobre os impactos da cobertura da área nas políticas públicas para educação de diferentes perspectivas e também sobre oportunidades .
Programa
Confira o programa completo do curso:
Módulo 1 - O ecossistema da educação
Aulas 1 e 2: Educação no Brasil hoje - Instrutor: Luiz Fernando Toledo
Aula 3: Políticas educacionais - Instrutora: Marta Avancini
Aula 4: Legislação - Instrutor: Ricardo Falzetta
Aula 5: Financiamento da educação - Instrutor: Paulo Saldaña
Aula 6: Metodologias e práticas pedagógicas - Instrutora: Tatiana Klix
Aula 7: Como se avalia a educação - Instrutor: Antônio Gois
Aula 8: O jornalismo de educação – Fábio Takahashi, Antônio Gois e Mariana Tokarnia
Módulo 2 - A prática do jornalismo de educação
Aulas 9, 10 e 11: Como reportar com dados - Instrutoras: Ana Carolina Moreno e Thays Lavor
Aula 12: As fontes no jornalismo de educação - Instrutor: Rodrigo Ratier
Aulas 13 e 14: Storytelling - Instrutor: Bruno Scartozzoni
Aula 15: Impacto do jornalismo de educação e oportunidades- Depoimentos: Mariana Tokarnia, Renata Cafardo, Margarida Azevedo, Cíntia Gomes, Ítalo Cosme, Raphael Preto
Encontros ao vivo e on-line