Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.
OK
A associação
Notícias
Guias
Congressos
Dados educacionais
Edital
Editora pública
Banco de fontes
CONTATO
ASSOCIE-SE
LOGIN ASSOCIADO
Congressos

Minicursos abordam novo Fundeb e uso de dados na cobertura

Formações integraram a programação do 4.º Congresso Internacional de Jornalismo de Educação da Jeduca

02/11/2020
Redação Jeduca

Além das mesas e debates, a programação do 4.º Congresso Internacional de Jornalismo de Educação também incluiu dois minicursos, voltados para jornalistas que querem conhecer ou se aprofundar em dois assuntos de interesse da cobertura de educação: o novo Fundeb (Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação) e o uso de dados e microdados públicos.

O evento, que aconteceu de 19 a 23 de outubro de 2020, foi online e gratuito. A programação completa pode ser conferida aqui e, até dia 23 de novembro, caso ainda não tenha feito inscrição, ainda dá para se inscrever para assistir às mesas aqui. Caso tenha feito inscrição, basta entrar no site com o login e a senha cadastrados. 

O curso sobre o novo Fundeb foi ministrado por Claudio Tanno, que é ligado à Consultoria de Orçamento da Câmara dos Deputados. Além de explicar como o fundo se estrutura e suas diferenças em relação ao que está em vigor até o fim de 2020, Tanno dá dicas de cobetura sobre o processo de regulamentação do Fundeb, que deve ocorrer até dezembro. Confira o resumo do minicurso:

 

 

Os dados são um insumo cada vez mais importante para a produção de notícias sobre educação. No minicurso Dados e microdados que ajudam a entender a educação, o estatístico Roberto Padovani ensina a extrair dados disponíveis em sites oficiais, como o do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) e a trabalhar com eles em plataformas públicas, sem a necessidade de recursos de programação.  Veja como foi o minicurso:

 

 

O 4.º Congresso Internacional de Jornalismo de Educação tem o patrocínio da Fundação Lemann, Fundação Telefônica Vivo, Instituto Unibanco, Itaú Social, Itaú Educação e Trabalho, e apoio do Colégio Rio Branco e Loures Consultoria.

#robertopadovani #microdados #jeduca2020 #fundeb #dados #claudiotanno #4.ºcongressointernacionaldejornalismodeeducação

PARCEIROS FINANCIADORES
PARCEIROS INSTITUCIONAIS
ASSOCIAÇÃO DE JORNALISTAS DE EDUCAÇÃO