Para apoiar a formação de jornalistas na cobertura de educação, o 6º Congresso Internacional de Jornalismo de Educação ofereceu, aos participantes da versão presencial do evento, quatro oficinas com o objetivo de subsidiar a cobertura do setor.
A oficina “Criança é fonte: como e por que ouvi-las nas reportagens” foi ministrada pelas jornalistas Camila Salmazio (Radinho BdF), Juliana Doretto (PUC-Campinas) e Sarah Fernandes (Radinho BdF) e enfocou a ausência de vozes de crianças do jornalismo e a importância de incluí-las como fontes, sobretudo em pautas sobre educação e direitos humanos.
Além de aspectos conceituais e teóricos relacionados aos direitos da infância e adolescência, as jornalistas falaram sobre os cuidados necessários ao entrevistar crianças, como autorizações legais para realizar entrevistas e utilizar imagens, além de estratégias de abordagem e de interação.
No encontro, também foi debatido o jornalismo direcionado às crianças no Brasil.
“Ensino de Jornalismo de Educação e TCCs” contou com a participação dos jornalistas Carolina Riveira, Gabriela Alves, Lucas Leal e da Sandhra Cabral (USCS) e teve mediação de Rodrigo Ratier (USP). Os participantes debateram sobre como alunos e professores de cursos de jornalismo constroem seu repertório sobre educação, temática que usualmente é abordada de forma dispersa e lacunar nas graduações.
Carolina, Gabriela e Lucas foram premiados em diferentes edições do Edital de Jornalismo de Educação da Jeduca e Itaú Social, na categoria Estudante. Eles apresentaram suas próprias trajetórias na elaboração de TCCs sobre educação na área de jornalismo e deram dicas.
Na oficina “Eleições nas redes sociais”, o jornalista e historiador Raphael Kapa abordou a experiência da agência Lupa no Tiktok para debater a presença, cada vez mais intensa dos veículos de comunicação nessas mídias. Entre os tópicos abordados estão as estratégias para utilizar as redes sociais de forma mais efetiva no jornalismo.
Em “As desigualdades raciais na trajetória dos estudantes”, a professora Maria Teresa Gonzaga Alves (UFMG), apresentou indicadores raciais utilizados para analisar as desigualdades de resultados educacionais. Ela detalhou como os dados sobre raça/cor são obtidos e trabalhados na pesquisa educacional, sua com outros marcadores de desigualdades (nível socioeconômico, gênero etc.), além das disparidades espaciais. Também apresentou exemplos de como os pesquisadores utilizam esses indicadores em seus estudos.
Veja, no vídeo a seguir, como foram as oficinas do 6º congresso da Jeduca:
Confira também a íntegra do papo "Ensino de Jornalismo de Educação e TCCs":
O 6º Congresso Internacional de Jornalismo de Educação da Jeduca conta com o patrocínio master de Itaú Educação e Trabalho e Instituto Educbank, patrocínio de Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, Fundação Telefônica Vivo, Instituto Península, Instituto Unibanco, Itaú Social e Santillana Educação, XP Educação e apoio da Fecap, Canal Futura/Fundação Roberto Marinho, Colégio Rio Branco, Loures Consultoria e Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil.