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Guias e Miniguias

Orientações e dicas para a cobertura do Saeb 2023

Resultados da avaliação, aplicada a mais de 8,4 milhões de estudantes no país, traçam panorama da aprendizagem na educação básica

07/08/2024
Marta Avancini

(Atualizado em 14/8/2024)

(Com apuração de Isabella Siqueira)

 

Até 14 de agosto, o Inep (Instituto Nacional de Estudos Educacionais) deverá divulgar os resultados do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) 2023, conforme publicado na retificação da portaria sobre as diretrizes do exame. A portaria original, que detalha como o Saeb 2023 foi realizado, pode ser consultada no Diário Oficial da União.

 

O objetivo do Saeb é oferecer subsídios e monitorar as políticas educacionais em nos três níveis de governo

Os resultados de 2023 ajudam a compreender como está a educação no pós-pandemia

 

Na mesma data, está prevista a divulgação do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). A série iniciada em 2007 terminou em 2021 e um grupo de estudos está debatendo a reformulação do indicador. No entanto, o Inep deve divulgar, juntamente com o Saeb, o Ideb com os dados de 2023 (leia mais sobre o Ideb 2023).

 

Essa divulgação é importante porque permitie verificar como está a aprendizagem dos estudantes e a qualidade da educação básica no pós-pandemia.

 

Na entrevista de coletiva de lançamento dos resultados do Saeb 2023, realizada em 14/8, não foram divulgados resultados do 2º ano do ensino fundamental. Nos demais anos/série avaliadas (5º e 9º do ensino fundamental e 3ª série do ensino médio), os dados sinalizam níveis de desempenho em língua portuguesa e matemática  comparáveis da 2019, 2017  e até 2015.

 

Assista à transmissão da coletiva de imprensa de lançamento dos resultados do Ideb e Saeb 2023.


Acesse os resultados no site do Inep.


Baixe a apresentação dos resultados na coletiva de imprensa.

 

Histórico do Saeb

O Saeb foi criado na década de 1990 e é realizado a cada dois anos pelo Inep. É uma avaliação de larga escala, com a função de acompanhar a proficiência dos estudantes brasileiros na educação básica. 

 

Diferentemente das provas aplicadas nas escolas pelos professores, que servem para acompanhar a evolução de cada estudante, chamada somativa, seu objetivo é oferecer subsídios e monitorar as políticas educacionais em diferentes esferas (país, estados, municípios e escolas). 

 

Além das provas, coleta informações socioeconômicas sobre as redes de ensino, escolas, alunos e professores por meio de questionários. E seus resultados também são usados para compor indicadores de qualidade da educação, como o Ideb.

 

Desde que foi criado, o Saeb avalia o desempenho de estudantes da educação básica em língua portuguesa e matemática. Mas, ao longo do tempo, sofreu modificações: novas séries passaram a participar (o 2º ano do fundamental e a educação infantil) e novas áreas entraram nas provas (ciências da natureza e ciências humanas), até chegar no formato de 2023.

 

A primeira edição do Saeb, em 1990, avaliou estudantes da 1ª, 3ª, 5ª e 7ª séries do ensino fundamental em língua portuguesa, matemática, ciências naturais e redação. Em 1995, o exame passou a usar a TRI (Teoria de Resposta ao Item), metodologia adotada até hoje, que permite comparar resultados entre anos diferentes. Naquele ano, foram avaliados estudantes da 4ª e  8ª série do fundamental e 3ª série do ensino médio - formato que é mantido até hoje.

 

Saiba como o Saeb 2023 foi realizado em cada etapa e ano/série:

Educação infantil I Avaliação da qualidade da oferta: 

  • Realizado em escolas públicas, privadas e conveniadas com o poder público.
  • Avaliação amostral (escolas participantes são sorteadas).
  • Fornece resultados para o Brasil e estados/Distrito Federal.
  • Coleta informações sobre infraestrutura, gestão e recursos pedagógicos, entre outras.
  • Adota como instrumento questionários respondidos por gestores municipais, diretores e professores. 
  • Realizada em 2019 (em caráter piloto), 2021 e 2023. 

 

2º ano do ensino fundamental I Proficiência em língua portuguesa e matemática: 

  • Realizado em escolas públicas e privadas.
  • Avaliação amostral  (escolas participantes são sorteadas).
  • Fornece resultados para o Brasil e estados/Distrito Federal.
  • Provas alinhadas com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), que foi instituída em 2017.
  • Foi feita pela primeira vez em 2019  e repetida em 2021 e 2023. 
  • Resultados estão sendo usados como referência para identificar se as crianças estão ou não alfabetizadas na idade esperada. 

 

5º e 9º anos do ensino fundamental e 3ª série do ensino médio I Proficiência em língua portuguesa e matemática:

  • Realizado em escolas públicas e privadas.
  • Avaliação censitária (todos os estudantes do ano/série das escolas avaliadas).
  • Fornece resultados para o Brasil, estados/Distrito Federal, municípios, rede de ensino e escolas.
  • Questões seguem a matriz do Saeb, adotada desde os anos 1990.
  • Realizado a cada dois anos desde 1990. 

 

9º ano do ensino fundamental I Proficiência em ciências da natureza e ciências humanas:

  • Realizado em escolas públicas e privadas.
  • Avaliação amostral (escolas participantes são sorteadas).
  • Fornece resultados para o Brasil e estados/Distrito Federal.
  • Provas seguem a BNCC.
  • Realizado em 2019, 2021 e 2023.



Amostra do Saeb 2023

- O exame foi aplicado em todas as unidades da Federação.

- Foram avaliados cerca de 8,4 milhões de estudantes em 384 mil turmas

- A aplicação ocorreu em 190 mil escolas do país.

 

Ponto de atenção

Não são todas as escolas do país que participam do Saeb. 

Os critérios para uma escola participar do Saeb são: ter no mínimo dez estudantes fazendo a prova nas séries avaliadas e 80% do total de estudantes matriculados participando do exame. 

Há também critérios para municípios: além de dez estudantes por turma, é preciso que 50% dos estudantes matriculados façam a prova.

 

- As provas de língua portuguesa e matemática do 5º e 9º anos do ensino fundamental e da 3ª  série do ensino médio são censitárias - ou seja, são aplicadas para todos os estudantes das escolas que atendem aos critérios do Inep para a avaliação.

-  A avaliação de língua portuguesa e matemática do 2º ano e as provas de ciências da natureza e ciências humanas do 9º ano são amostrais.



Matrizes e escalas de avaliação

Para entender como o Saeb funciona é importante conhecer dois instrumentos que orientam a elaboração da prova: as matrizes de referência e a escala. As duas são elaboradas pelo Inep, órgão responsável pelas avaliações externas de nível nacional.

 

A matriz de referência define quais competências e habilidades se espera que os estudantes desenvolvam em cada etapa avaliada. Elas são organizadas por disciplina/área do conhecimento avaliada e servem de referência para as questões, respeitando a legislação.

 

As matrizes do Saeb são mantidas ao longo do tempo - o que permite comparar resultados entre anos diferentes e fazer uma série histórica. Desde 2019, as matrizes estão sendo reformuladas, com o objetivo de adaptar, progressivamente, as questões da prova à BNCC (Base Nacional Comum Curricular).

 

A Base é um documento com força de lei, que contém diretrizes para as escolas e as redes de ensino elaborarem os currículos. O texto também define habilidades e aprendizagens esperadas para cada ano/série (Saiba mais sobre a BNCC).

 

Ponto de atenção

No Saeb 2023 foram utilizadas as matrizes anteriores à BNCC para língua portuguesa e matemática no 5º e 9º anos do ensino fundamental e na 3ª  série do ensino médio.

 

A escala do Saeb pode ser comparada com uma régua, na qual está distribuída a pontuação.

 

Existe uma escala para cada disciplina e para cada ano/série. Ela é dividida em faixas de 25 pontos. Para cada faixa, há uma lista de habilidades esperadas. Assim, por meio da pontuação, é possível saber a faixa em que os estudantes estão e o que conseguem fazer em uma disciplina.

 

Por exemplo, no 5º ano, os estudantes que estão no nível 3 em língua portuguesa fizeram de 175 a 200 pontos e conseguem localizar informações numa reportagem ou reconhecer uma relação de causa e consequência num poema, entre outras coisas.

 

Já no 9º ano, os estudantes que atingem o nível 3 em língua portuguesa ficam na faixa de 250 a 275 pontos e são capazes de comparar textos de gêneros diferentes sobre o mesmo tema ou reconhecer a finalidade de um abaixo-assinado e de verbetes.

 

As escalas do Saeb do 5º e 9º anos do fundamental e 3ª série do ensino médio podem ser consultadas nesta publicação da Diretoria de Avaliação da Educação Básica do Inep.

 

Dica de cobertura

Ao citar, numa reportagem, as pontuações médias no Saeb, pode ser útil dar exemplos do que os estudantes conseguem fazer nas faixas associadas a elas.

 

Resultados do Saeb 2021

Para analisar o Saeb 2023, pode ser útil estar familiarizado com alguns resultados de 2021.

 

De maneira geral, em 2021, o Saeb revelou queda de proficiência dos estudantes em língua portuguesa e matemática em todos os anos avaliados do ensino fundamental e ensino médio, o que foi relacionado a perdas de aprendizagem decorrentes do longo período de fechamento das escolas durante a pandemia de Covid-19, de acordo com diversos analistas.

 

O mesmo ocorreu na avaliação de ciências da natureza e ciências humanas no 9º ano, que foi realizada pela segunda vez em 2021.

 

A seguir, alguns dos principais resultados por etapa e ano/série avaliadas.



Dicas de cobertura

É possivel que a proficiência dos estudantes no Saeb 2023 seja menor do que em 2021. Isso não significa uma piora, necessariamente, mas pode ser uma retomada de padrões pré-pandemia. O Saeb 2021 foi aplicado a um universo menor de estudantes, pois as escolas ainda estavam retomando as aulas presenciias. Por isso, pode ser interessante comparar com os resultados de 2019 e anos anteriores. 

 

Os resultados de proficiência e a distribuição por faixa de desempenho são uma dimensão essencial do Saeb, pois revelam como está a aprendizagem dos estudantes. Mas não é o único tipo de análise possível. Nos relatórios sobre a avaliação e no site do Inep é possível ter acesso a dados por região, estados/Distrito Federal, municípios e escolas, entre outras variáveis. Então é possível utilizar esses dados de outras formas, além da apresentação dos resultados gerais.

 

As comparações exigem atenção e cuidado por parte do jornalista, porque é importante contextualizar  os resultados. Para isso, vale considerar os resultados anteriores da escola com ela mesma ( isso vale também para municípios, estados, regiões e para o Brasil). Vale também verificar como ela está em relação ao município ou em relação às demais escolas da rede. Também é importante considerar a infraestrutura, as condições de ensino, além dos aspectos socioeconômicos da comunidade onde ela se situa.

 

Resultados da educação infantil

Na educação infantil, o Saeb não avalia o desempenho das crianças, como ocorre no ensino fundamental e no ensino médio. Trata-se de uma avaliação das condições de oferta (infraestrutura, condições de gestão e recursos pedagógicos).

 

O Saeb da educação infantil foi realizado em caráter piloto em 2019 e aplicado pela primeira vez em 2021 (confira os resultados neste relatório). Análise da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, a partir dos resultados do Saeb 2021 na educação infantil e do Censo Escolar 2022, mostra desigualdade da oferta entre as regiões e tipo de escola (pública, privada, conveniada), entre outras.

 

Dica de cobertura
A qualidade da educação infantil é um tema central no debate sobre a oferta desta etapa, pois é um aspecto que influencia o desenvolvimento da criança, além de estar associada ao desempenho da criança ao longo de sua vida escolar e na vida adulta, como analisa estudo do NCPI (Núcleo Ciência pela Infância). Então, além de apresentar os resultados e compará-los, evidenciando avanços e desafios, uma linha de pauta possível é aprofundar as relações entre a qualidade da educação e o desenvolvimento infantil.

 

Resultados no 2º ano do ensino fundamental

Língua Portuguesa

O Saeb 2021 mostrou queda da proficiência em língua portuguesa em relação a 2019: a pontuação média foi, respectivamente, 725,5 e 750 (queda de 24,1 pontos). 

 

Isso significa, segundo o Inep, que 56,4% dos estudantes não estavam alfabetizados no Brasil, como noticiou o g1, entre outros veículos, na época. Esse resultado foi um dos pontos de partida para o MEC, já na gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, criar o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, com a meta de assegurar que as crianças dominem a leitura e a escrita ao final do 2º ano até 2030. Para isso, foram definidas metas para estados e municípios e serão feitas avaliações e monitoramento. Saiba mais nesta matéria da Jeduca.

 

Matemática
Também houve queda da proficiência média em matemática no 2º ano do ensino fundamental: em 2019, a média foi 750 e, em 2021, 741,6, segundo os resultados divulgados pelo Inep (veja mais na página 23).

 

Resultados no 5º ano do ensino fundamental

Língua portuguesa
Houve queda do desempenho, a pontuação média caiu de 215 em 2019 para 208 em 2021 (mesma pontuação de 2015).

 

Proficiência média no Saeb - Língua Portuguesa

5º ano do Ensino Fundamental – Brasil – 2011 a 2021

Ano

2011

2013

2015

2017

2019

2021

Pontuação

191

196

208

215

215

208

Fonte: Press kit Saeb 2021 (pág. 26).

 

Em 2021, 43,5% dos estudantes estavam nos níveis mais baixos da escala (abaixo de 1, 1, 2 e 3). Em 2019, eram 39% - ou seja, aumentou. Em contrapartida, houve diminuição da quantidade de estudantes nos níveis mais altos da escala.

 

Percentual de estudantes por níveis da escala de proficiência do Saeb
Língua Portuguesa - 5º ano do Ensino Fundamental – Brasil – 2019 e 2021

Nível

2019 (%)

2021 (%)

Abaixo do nível 1

3,7

5,7

Nível 1

8,0

10,0

Nível 2

11,9

12,7

Nível 3

15,4

15,4

Nível 4

17,8

17,0

Nível 5

17,3

16,3

Nível 6

13,6

12,4

Nível 7

7,8

6,7

Nível 8

3,9

3,2

Nível 9

0,7

0,5

Fonte: Press Kit Saeb 2021 (pág. 25).

 

Matemática

Em 2021, a pontuação média no 5º ano do ensino fundamental  em matemática foi de 217, nove pontos a menos do que em 2019 (228 pontos).

 

Proficiência média no Saeb - Matemática 

5º ano do Ensino Fundamental – Brasil – 2011 a 2021

Ano

2011

2013

2015

2017

2019

2021

Pontuação

210

211

219

224

228

217

Fonte: Press Kit Saeb 2021 (pág. 31).

 

Em 2021, a concentração de estudantes nos quatro primeiros níveis da escala (abaixo de 1, 1, 2 e 3) foi de 38,8%. Em 2019,  eram 30,3% dos estudantes, o que revela uma queda no desempenho deles.

 

O aumento da proporção de estudantes nos níveis mais baixos de proficiência em matemática impulsionou a queda da média nacional, que se mantinha em crescimento desde 2011.

 

Percentual dos estudantes por níveis da escala de proficiência do Saeb
Matemática no 5º ano do Ensino Fundamental – Brasil – 2019 e 2021

Nível/Ano

2019 (%)

2021 (%)

Abaixo do nível 1

1,0

1,9

Nível 1

4,3

6,5

Nível 2

9,8

12,9

Nível 3

15,2

17,5

Nível 4

18,2

18,8

Nível 5

18,3

16,7

Nível 6

15,1

12,6

Nível 7

10,4

8,0

Nível 8

5,4

3,7

Nível 9

2,4

1,4

Fonte: Press Kit Saeb 2021 (pág. 30).

 

Resultados do 9º ano do ensino fundamental

Língua portuguesa

A média nacional caiu dois pontos entre 2019 e 2021 (260 e 258, respectivamente), o que representa uma queda de 0,7% na média nacional, desacelerando a tendência de crescimento desde 2013. A média de 2021 é igual à de 2017.

 

Proficiência médias no Saeb - Língua Portuguesa

9º ano do Ensino Fundamental – Brasil – 2011 a 2021

Ano

2011

2013

2015

2017

2019

2021

Pontuação

245

246

252

258

260

258

Fonte: Press Kit do Saeb 2021 (pág. 33).

 


No 9º ano, também houve aumento da porcentagem dos estudantes nos níveis mais baixos de proficiência e diminuição nos níveis mais altos. Em 2019, os níveis mais altos da escala concentravam 10,3% dos estudantes. Em 2021, esse percentual foi reduzido para 9,1% do total.

 

Esse dado revela que, por parte desses estudantes, o domínio das habilidades mais básicas a serem alcançadas ao final dos anos iniciais do ensino fundamental ainda apresenta fragilidades.

 

Percentual de estudantes por níveis da escala de proficiência do Saeb
Língua Portuguesa  - 9º ano do Ensino Fundamental – Brasil – 2019 e 2021

Nível/Ano

2019

Saeb 2021

Abaixo do nível 1

14,0

14,7

Nível 1

11,6

12,1

Nível 2

15,2

15,7

Nível 3

17,8

18,0

Nível 4

17,4

17,3

Nível 5

13,7

13,2

Nível 6

7,5

6,9

Nível 7

2,6

2,1

Nível 8

0,1

0,1

Fonte: Press Kit do Saeb 2021 (pág. 32).

 

Matemática

No Saeb 2021, houve queda de quatro pontos na média em matemática no 9º ano do ensino fundamental: 256 pontos contra 263 em 2019. Chama a atenção que a média de 2021 seja igual à de 2015.

 

Proficiência média no Saeb - Matemática
9º ano do Ensino Fundamental - Brasil -  2011 a 2021

Ano

2011

2013

2015

2017

2019

2021

Pontuação

253

252

256

258

263

256

Fonte: Press Kit do Saeb 2021 (pág. 37).



Comparando as duas últimas edições, houve aumento da porcentagem dos estudantes nos primeiros quatro níveis (Abaixo de 1, 1, 2 e 3): passou de 57,8% em 2019 e 62,6% em 2021. Em contrapartida, diminuiu a concentração de estudantes nos níveis mais altos.

 

Percentual de estudantes por níveis da escala de proficiência do Saeb
Matemática -  9º ano do ensino fundamental – Brasil – 2019 e 2021

Nível/Ano

2019 (%)

2021 (%)

Abaixo do nível 1

12,4

14,7

Nível 1

11,4

13,1

Nível 2

15,8

16,6

Nível 3

18,2

18,2

Nível 4

17,8

17,5

Nível 5

12,9

11,8

Nível 6

6,9

5,3

Nível 7

3,3

2,0

Nível 8

1,4

0,8

Nível 9

0,0

0,0

Fonte: Press Kit do Saeb 2021 (pág. 36).

 

Ciências da natureza

A avaliação de ciências da natureza é mais recente do que as provas de língua portuguesa e matemática, por isso está alinhada com a BNCC. A prova é composta por 63 questões, distribuídas segundo eixos temáticos e habilidades previstas na Base.

 

A matriz de referência e a escala de avaliação podem ser consultadas no Relatório de Resultados do Saeb 2021 - Volume 3.

 

A comparação entre 2021 e 2019 revela queda do desempenho dos estudantes, revelada tanto pela diminuição da média nacional quanto pelo aumento da concentração de estudantes nas faixas mais baixas de desempenho.

 

Proficiência média no Saeb - Ciências da Natureza
9º ano do Ensino Fundamental - Brasil -  2011 a 2021

Ano

2019

2021

Pontuação

250,0

247,5

Fonte: Relatório de Resultados do Saeb 2021 - Volume 3 (pág. 23).

 

Percentual de estudantes por níveis da escala de proficiência do Saeb
Ciências da Natureza -  9º ano do ensino fundamental – Brasil – 2019 e 2021

Nível/Ano

2019 (%)

2021 (%)

Abaixo do nível 1

17,7

19,4

Nível 1

16,0

15,4

Nível 2

18

17,8

Nível 3

16,8

17,2

Nível 4

14

14

Nível 5

9,8

9,4

Nível 6

5,3

4,7

Nivel 7

1,9

1,6

Nível 8

0,5

0,4

Fonte: Relatório de Resultados do Saeb 2021 - Volume 3 (pág. 22).



Ciências humanas

O Saeb de ciências humanas tem a mesma estrutura da avaliação de ciências da natureza: segue os eixos de conhecimento e as habilidades descritas na BNCC.

 

A matriz de referência e a escala foram apresentadas no mesmo relatório de resultados das ciências na natureza.

 

Os dados revelam um padrão semelhante às outras áreas e anos/séries avaliadas, com queda da média nacional e aumento da porcentagem de estudantes nos níveis mais baixos da escala.

 

Proficiência média no Saeb - Ciências Humanas
9º ano do Ensino Fundamental - Brasil -  2011 a 2021

Ano

2019

2021

Pontuação

250,0

244,4

Fonte: Relatório de Resultados do Saeb 2021 - Volume 3 (pág. 49).

 

Percentual de estudantes por níveis da escala de proficiência do Saeb
Ciências Humanas -  9º ano do ensino fundamental – Brasil – 2019 e 2021

Nível/Ano

2019 (%)

2021 (%)

Abaixo do nível 1

17,0

19,9

Nível 1

16,6

17,5

Nível 2

18,6

19,2

Nível 3

17,4

17,2

Nível 4

13,4

12,4

Nível 5

9,3

7,8

Nível 6

4,8

4,0

Nível 7

2,2

1,4

Nível 8

0,6

0,5

Nível 9

0,1

0,1

Fonte: Relatório de Resultados do Saeb 2021 - Volume 3 (pág. 48).



Resultados da 3ª série do ensino médio

Língua portuguesa

Entre 2019 e 2021, houve queda de três pontos na média nacional em língua portuguesa, revertendo tendência de aumento da pontuação desde 264.

 

Proficiência média no Saeb - Língua Portuguesa
3ª série do Ensino Médio - Brasil -  2011 a 2021

Ano

2011

2013

2015

2017

2019

2021

Pontuação

269

264

267

268

278

275

Fonte: Press Kit do Saeb 2021 (pág. 51).

 

Nesta série também houve aumento da quantidade de estudantes nas faixas mais baixas da escala.

 

Percentual de estudantes por níveis da escala de proficiência no Saeb
Língua Portuguesa  - Ensino Médio tradicional – Brasil – 2019 e 2021

Nível/Ano

2019 (%)

2021 (%)

Abaixo do nível 1

17,9

19,3

Nível 1

12,3

13,1

Nível 2

15,6

16,3

Nível 3

17,2

17,5

Nível 4

16,2

16,0

Nível 5

12,5

11,4

Nível 6

6,6

5,4

Nível 7

1,7

1,3

Nível 8

0,1

0,0

Fonte: Press Kit do Saeb 2021 (pág. 47).

 

Matemática

Em 2021, a proficiência média voltou ao nível de 2017 (270 pontos) e foi sete pontos menor do que em 2019 (277 pontos).

 

Proficiência média no Saeb - Matemática

3ª série do ensino médio - Brasil – 2011 a 2021

Ano

2011

2013

2015

2017

2019

2021

Pontuação

275

270

267

270

277

270

Fonte: Press Kit do Saeb 2021 (pág. 51).

 

No ano de 2021, mais da metade dos estudantes estão nos níveis mais baixos de proficiência (54,2%), um aumento em relação a 2019, quando 48,4% estavam nessas faixas. Em contrapartida, a diminuiu a porcentagem de estudantes nos níveis mais elevados.

 

Percentual de estudantes por níveis da escala de proficiência no Saeb
Matemática  - Ensino Médio tradicional – Brasil – 2019 e 2021

Nível/Ano

2019 (%)

2021 (%)

Abaixo do nível 1

19,1

22,1

Nível 1

13,1

14,6

Nível 2

16,0

17,5

Nível 3

17,4

17,4

Nível 4

14,1

12,8

Nível 5

9,8

8,0

Nível 6

5,6

4,3

Nível 7

2,8

2,1

Nível 8

1,3

0,9

Nível 9

0,5

0,3

Nível 10

0,0

0,o

Fonte: Press Kit do Saeb 2021 (pág. 50).

 

Baixe o miniguia da Jeduca sobre o Saeb 2023.

 

Saiba mais

 

Resultados do Saeb no site do Inep

Saeb e Ieb 2023 - Recomendações para interpretar os resultados, do Instituto Unibanco


Resultados do Saeb e Ideb 2021 exigem cuidado nas comparações
, da Jeduca


Miniguia reúne pontos de atenção para a cobertura do Ideb 2019
, da Jeduca

 

#saeb2023 #ideb #desempenho #avaliação #aprendizagem

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