A trajetória de duas estudantes do interior do Rio Grande do Norte candidatas ao Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2021, o papel da educação na construção da identidade negra de cinco jovens e a LGBTfobia contra estudantes e professores no ambiente escolar são os temas dos três TCCs (Trabalhos de Conclusão de Curso) vencedores do 4º Edital de Jornalismo de Educação – Categoria Estudante, cujo resultado é anunciado nesta quinta-feira (13/4). O edital é uma iniciativa da Jeduca e Itaú Social.
Os TCCs foram escolhidos pela Comissão Julgadora do Edital a partir dos 62 trabalhos inscritos de 18 Unidades da Federação (AC, AM, BA, CE, DF, ES, GO, MA, MG, MS, PB, PE, PR,RJ, RN, RS, SC, SP).
Para Denise Chiarato, coordenadora da Comissão, esta edição do edital foi marcada pela diversidade e aprofundamento dos temas. “De maneira geral,os trabalhos eram muito bons, bem diversificados, com destaque especial para o Nordeste, que apresentou bons projetos”, relata Denise.
O primeiro lugar ficou com o documentário "Porta de trás", de Thífanny Alves (Mossoró, RN), apresentado à UERN (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte), no ano de 2022. O documentário conta a história de Alessandra e Laura, duas jovens do interior do Rio Grande do Norte, durante o processo do Enem de 2021. Considerada por especialistas um dos mais excludentes e realizada em meio à pandemia de covid-19, esta edição do exame registrou o menor número de inscritos desde 2005, além de uma das menores taxas de participação de negros e estudantes egressos da rede pública.
Acompanhando as personagens durante quase um ano, a narrativa mostra suas particularidades, trajetórias escolares e os desafios enfrentados por elas para realizar um exame que se tornou a principal porta de acesso ao ensino superior no Brasil.
Conheça os bastidores deste trabalho no vídeo abaixo.
A segunda colocada foi Caroline Almeida (Brotas, SP) que defendeu a monografia "Eu, negra? A influência da educação na construção da identidade de jornalistas", na UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) em 2021.
O trabalho discute a importância da educação étnico-racial para a formação de uma identidade negra positiva, tomando como ponto de partida uma investigação da trajetória de cinco jornalistas.
O texto intercala relatos e depoimentos com análises e mostra a centralidade da escola nesse processo: de um lado, é um ambiente onde as crianças negras geralmente vivenciam os primeiros episódios de preconceitos e de discriminações; de outro, é um espaço com potencial para promover uma mudança estrutural da sociedade, por meio da educação antirracista.
No vídeo, Caroline conta os bastidores desse trabalho:
A reportagem multimídia "Re(existência) LGBTQIAP+ na escola: relatos humanizados sobre violências de gênero e diversidade sexual no ambiente escolar" de Carlos Augusto Júnior (Riacho Santana/BA), apresentada como TCC à UFOP (Universidade Federal de Ouro Preto) em 2021, é a terceira colocada.
Escrita durante a pandemia de covid-19, a reportagem revela as práticas cotidianas de LGBTfobia contra estudantes e professores no ambiente escolar e aprofunda na análise de aspectos que podem contribuir para a prática, como a disseminação da agenda conservadora durante o governo Bolsonaro e a ausência de espaço para temas como a violência de gênero e a diversidade sexual no currículo
A narrativa prioriza fontes LGBTQIAP+ e reúne testemunhos de estudantes e docentes de diferentes escolas do Nordeste, Sul e Sudeste do país.
Conheça também as reportagens que resultaram as pautas do 4º Edital de Jornalismo de Educação e os TCCs premiados no primeiro, segundo e terceiro editais.
Abaixo, vídeo no qual o Carlos conta sobre os bastidores desse trabalho: