Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.
OK
A associação
Notícias
Guias
Congressos
Dados educacionais
Edital
Editora pública
Banco de fontes
CONTATO
ASSOCIE-SE
LOGIN ASSOCIADO

Dados de bolso reúnem informações-chaves sobre professores

Iniciativa da Jeduca tem o objetivo de contribuir para um debate mais informado sobre temas relevantes da área de educação

16/12/2019
Maria Vitória Ramos, Especial para a Jeduca

A Jeduca lança hoje os #dadosdebolso sobre Educação, com o objetivo de veicular informações sobre a área em um formato pensado para o compartilhamento nas redes sociais e grupos de Whatsapp.

 

Inspirada na iniciativa da Gênero e Número para os Direitos Humanos, a intenção é colaborar  o combate à desinformação e estimular a produção de conteúdo com embasamento.

 

Nesta primeira série dos #dadosdebolso de Educação da Jeduca selecionamos sete informações fundamentais para quem quer começar a entender o cenário dos professores e professoras no Brasil. Para fazer o download de todas as artes de uma só vez, basta acessar esta pasta.

 

1. As mulheres são maioria dos docentes da educação básica, representando 81% do total. Chama a atenção que a discrepância entre homens e mulheres é maior na educação infantil - etapa na qual as mulheres representam 86,6% de todos os docentes - e tende ao equilíbrio no ensino médio. A pesquisa "Perfil Professores da Educação Básica", publicada pelo Inep, é um bom ponto de partida para quem quer entender melhor quem são os professores brasileiros.

 

 

 

2. A falta de representatividade de professores pretos e pardos no Brasil fica evidente quando comparamos os dados do Censo Demográfico de 2010 com os do Censo Educacional de 2017. Enquanto 7,6% da população geral se autodeclara preta, esse número cai para 4% entre professores. Pardos também se encontram sub-representados: são 43,1% da população geral e apenas 25,2% dos docentes. 

 

 

 

3. A Meta 15 do PNE e a LDB definem que o requisito mínimo para o professor atuar na educação básica é a qualificação em nível superior. Atualmente, 78% dos professores da rede pública têm formação compatível - um crescimento de 10 pontos percentuais nos últimos oito anos. O detalhamento da formação de professores por etapa de ensino também está disponível no perfil do Inep.  

 

 

4.  A formação de professores com pós-graduação completa na rede pública vem crescendo na última década. Entretanto, ainda temos muito trabalho pela frente! A Meta 16 do PNE estabelece que ao menos 50% dos docentes da educação básica devem ser formados em nível de pós-graduação, lato ou stricto sensu. (Dica: acompanhe o cumprimento das metas do Plano Nacional da Educação no Observatório do PNE)

 

 

 

 

 

5. Duas pesquisas divulgadas recentemente - “Talis”, da OCDE, e “Professores do Brasil: Novos cenários de formação”, publicada pela Unesco Brasil em parceria com a Fundação Carlos Chagas – também são boas fontes de informação para quem quer se aprofundar na temática da formação de professores. Assista ainda nosso webinário com Bernadete Gatti e Carlos Vargas sobre o tema:

 

 

6. Quem quer ser professor no Brasil? De acordo com pesquisa da OCDE, apenas 2,4% dos alunos brasileiros com 15 anos de idade pretendem ser professores quando completarem 30 anos. A média nos países-membros da OCDE é de 4,2% dos estudantes nessa faixa etária. Leia mais no relatório "Effective Teacher Policies - Insights from PISA". 

 

 

 

 

7. Você sabia que a maioria dos professores brasileiros é formada em universidades particulares? Veja a distribuição dos alunos matriculados em cursos de graduação em licenciatura no Brasil em 2018 nos gráficos, feitos a partir do Censo da Educação Superior 2018, publicado pelo Inep. Mais de 80% dos estudantes de licenciatura de instituições públicas frequentam cursos presenciais. Na rede privada, prevalece os cursos a distância, com quase 70% dos alunos.

 

 

 

 

Assista ainda a nossa análise dos resultados do Censo da Educação Superior 2018 no canal do Youtube da Jeduca:

 

#valorizaçãodocente #professores #magistério #formaçãodocente #docentes #dadosdebolso #dados

PARCEIROS FINANCIADORES
PARCEIROS INSTITUCIONAIS
ASSOCIAÇÃO DE JORNALISTAS DE EDUCAÇÃO