Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.
OK
A associação
Notícias
Guias
Congressos
Dados educacionais
Edital
Editora pública
Banco de fontes
CONTATO
ASSOCIE-SE
LOGIN ASSOCIADO
Reprodução/Jeduca
Institucional

Ênfase em formação dá o tom da atuação da Jeduca em 2021

Além do 5.º congresso internacional, a associação realizou a segunda edição do curso sobre as bases da cobertura jornalística de educação, webinários e oficinas

25/02/2022
Redação Jeduca

No ano em que a Jeduca completou cinco anos, a formação foi um dos principais eixos de atuação da associação.  Em 2021, a associação ofereceu, pela segunda vez, o curso online “Jornalismo de educação: bases da cobertura”, realizou o 5.º Congresso Internacional de Jornalismo de Educação e promoveu, em conjunto com parceiros, webinários e cursos sobre temas estratégicos para a cobertura.

 

O curso “Jornalismo de educação” atraiu 1.273 inscritos, que, em 15 aulas, puderam ter contato com temas relevantes para a cobertura do tema, além de conhecer a experiência e a trajetória de jornalistas experientes na área. Em 2021, além das aulas, foram realizados três encontros ao vivo com instrutores e convidados, nos quais os alunos puderam se aprofundar em questões abordadas no curso.

 

O 5.º congresso da Jeduca, realizado entre 27 de setembro e 1.º de outubro, enfocou “A educação e as desigualdades na pandemia”. Por causa da pandemia de covid-19, o evento foi totalmente online pelo segundo ano consecutivo e contou com a participação de 740 pessoas.

 

Ainda no campo da formação, a Jeduca promoveu oito webinários sobre temas ligados à pandemia e outras questões de interesse da cobertura, como a crise financeira nas universidades federais e a implementação do Novo Ensino Médio.

 

A LAI (Lei de Acesso à Informação) e a educação midiática foram temas de cursos realizados em parceria, respectivamente, com a Fiquem Sabendo e o Instituto Palavra Aberta.  A Jeduca também foi correalizadora da 1.ª Semana da Imprensa no Brasil, idealizada pelo jornal Joca, que tem como objetivo estimular as ações de educação midiática nas escolas. 

 

Novo site e pesquisa

Para marcar seus cinco anos, a Jeduca renovou o site e lançou uma nova área: “Onde encontrar dados educacionais”, uma espécie de hub de informações que dá acesso a mais de 90 bases de dados, a fim de apoiar os jornalistas na busca por informações sobre educação.

 

Também no contexto do aniversário, a Jeduca realizou uma atualização da pesquisa com associados, que traça um perfil dos jornalistas de educação e reúne a avaliação sobre o trabalho da associação.

 

A associação

No ano de 2021, a Jeduca recebeu 188 novos associados, totalizando 1.597 em dezembro. Os associados integram uma rede de diálogo online, mediada pela Jeduca, que contou com 426 tópicos de interação.

 

A editora pública, serviço de orientação gratuito oferecido pela Jeduca para jornalistas executarem suas pautas de educação, atendeu 108 demandas durante todo o ano.

 

O Relatório de Atividades 2021 da Jeduca está disponível aqui.

#relatoriodeatividades #institucional #transparencia

PARCEIROS FINANCIADORES
PARCEIROS INSTITUCIONAIS
ASSOCIAÇÃO DE JORNALISTAS DE EDUCAÇÃO