Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) e mais de 330 indicadores de saúde, educação, renda, trabalho, habitação, vulnerabilidade social, meio ambiente e participação política para municípios, estados, DF, macrorregiões, regiões metropolitanas, regiões integradas de desenvolvimento e cerca de 17 mil bairros de cidades brasileiras.
O Balanço do PNE (Plano Nacional de Educação) é produzido anualmente e traz análises dos principais dispositivos da Lei do PNE e o ritmo para cumprimento de cada uma das suas metas com os dados mais recentes disponíveis.
Dados públicos sobre finanças municipais, estaduais e nacionais por área, incluindo educação.
Resultados da avaliação da pós-graduação no Brasil e informações sobre bolsas, auxílios e a atuação da Capes.
Dados educacionais, sociais e demográficos apresentados de maneira visual e analítica.
O Ioeb (Índice de Oportunidades da Educação Brasileira) indica as oportunidades educacionais oferecidas para todas crianças e jovens em um município ou estado. Inclui informações referentes à qualidade da oferta para alunos que frequentam as redes públicas e privadas e dados sobre crianças e jovens que não frequentam a escola.
Conta com uma plataforma de Dados Educacionais que permite a consulta de dados em série histórica, com diferentes níveis de desagregação e um Simulador de Custo-Aluno Qualidade (SimCAQ), sistema que calcula o custo da oferta de ensino em condições de qualidade nas escolas públicas de educação básica.
Resultados do Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes) por país e por região e estado brasileiro, incluindo desempenho conforme o nível socioeconômico.
Dados sobre primeira infância nos municípios brasileiros. Indicadores de educação, saúde e assistência social, além de 100 planos municipais para a primeira infância e mais de 300 publicações sobre o tema.
Indicadores sociais ligados direta ou indiretamente à infância e à adolescência no Brasil.
Reúne informações, dados e análises que mostram como caminha o alinhamento de políticas como a reelaboração dos currículos municipais e estaduais aos editais do PNLD, formação de professores, matrizes das avaliações e outras ações de apoio e indução à implementação da Base Nacional Comum Curricular.
Indicadores que monitoram as 20 metas e as 254 estratégias do Plano Nacional de Educação.
A partir de levantamentos e a análises quantitativas de dados do Censo Escolar, traz dados, indicadores e um painel de monitoramento da Educação Especial. A ferramenta está organizada em três blocos temáticos: indicadores de estudantes: matrícula e permanência, indicadores de professores: perfil e formação, e indicadores de escolas.
A partir dos dados do Censo Escolar, a ferramenta traz informações das redes estaduais e municipais de ensino, permitindo a aplicação de filtros de interesses que permitem acessar informações sobre tamanho das redes, matrículas, modalidades de ensino e até mesmo transporte escolar.
Indicadores educacionais por município - matrículas, resultados do Ideb, investimento por aluno, taxas de aprovação etc.
Os Painéis de dados do Observatório da EPT (Educação Profissional e Tecnológica) trazem dados do Ideb do Ensino Médio Integrado, da oferta da EPT de Nível Médio, das Metas da EPT de Nível Médio; e indicadores da modalidade de Nível Médio na EJA.
A plataforma está dividida em três áreas: educação (acesso e aprendizagem), juventude e trabalho (emprego, informalidade e desemprego) e vulnerabilidades (violência e gravidez na adolescência).
33 indicadores de saúde, nutrição, segurança e proteção, parentalidade e educação infantil, por município, conforme metodologia conhecida como Nurturing Care, estabelecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), pelo UNICEF e pelo Banco Mundial, além de dados demográficos.
Dados de aprendizagem, perfil dos alunos, matrículas, taxas de aprovação, distorção idade-série, infraestrutura escolar, Ideb e nível socioeconômico - por escola, município, estado e Brasil.
O Indicador de Desigualdades e Aprendizagens (IDeA) aponta, para cada município brasileiro, qual é o nível de aprendizagem e, ao mesmo tempo, a desigualdade de aprendizagem entre grupos sociais definidos por nível socioeconômico, raça/cor ou gênero.
Reúne e organiza dados de bases públicas sobre educação, saúde, habitação, meio ambiente, mobilidade, segurança e orçamento de cada município brasileiro.
Informações sobre o Orçamento Geral da União; permite gerar relatórios a partir do Sistema Integrado de Administração Financeira (SIAFI) e de outras bases de dados sobre planos e orçamentos públicos.
Estima o custo da oferta de ensino em condições de qualidade nas escolas públicas de educação básica, o chamado Custo-Aluno Qualidade (CAQ). Faz um diagnóstico do contexto educacional em nível municipal, estadual e nacional e permite a inserção e a edição de inúmeros parâmetros de condições de oferta para simular o orçamento anual necessário para um período de até 10 anos.
Dados sobre os orçamentos de educação da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, incluindo informações sobre a aplicação de recursos em Manutenção e Desenvolvimento do Ensino (MDE), o Fundeb e a remuneração dos profissionais do magistério.
Informações geradas ou consolidadas pelo Tesouro Nacional, uma espécie de biblioteca das finanças públicas brasileiras.
Mapeia o uso de tecnologias de informação e comunicação (TIC) em escolas públicas e privadas da educação básica no Brasil.
Dados econômicos e de áreas como educação, saúde e meio ambiente, entre outros, inclusive por país.
Levantamento das condições de vida de toda a população em todos os municípios do Brasil.
Deixou de ser realizada em 2016, com a divulgação das informações referentes a 2015. Pesquisava, de forma permanente, características gerais da população, educação, trabalho, rendimento e habitação, e, com periodicidade variável, outros temas, de acordo com as necessidades de informação para o país. A PNAD foi substituída, com metodologia atualizada, pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua − PNAD Contínua, que propicia uma cobertura territorial mais abrangente e disponibiliza informações conjunturais trimestrais sobre a força de trabalho em âmbito nacional.
Acompanha as flutuações trimestrais e a evolução, no curto, médio e longo prazos, da força de trabalho, e outras informações necessárias para o estudo do desenvolvimento socioeconômico do País. No segundo trimestre, inclui tópico sobre educação.
Informações sobre aspectos variados relativos à saúde e às condições de vida de alunos do 9º ano do ensino fundamental e de estudantes de 13 a 17 anos que frequentam os anos finais do ensino fundamental ou o ensino médio, com foco, entre outros, em fatores de risco e proteção, como alimentação, tabagismo e consumo de álcool e drogas ilícitas.
A Pesquisa de Informações Básicas Municipais - Munic é um levantamento pormenorizado de registros administrativos sobre a estrutura, a dinâmica e o funcionamento das instituições públicas municipais, em especial a prefeitura, compreendendo, também, diferentes aspectos das políticas públicas setoriais sob responsabilidade dessa esfera de governo.
A pesquisa fornece informações variadas sobre a gestão pública estadual, incluindo a legislação vigente e os instrumentos de planejamento existentes nessa esfera da administração; organização do governo estadual; composição do quadro de pessoal por vínculo empregatício, tanto na administração direta quanto na indireta; recursos financeiros utilizados para a gestão; políticas públicas setoriais no âmbito das áreas pesquisadas (habitação, transporte, agropecuária, meio ambiente etc.), entre outros aspectos.
Avalia as estruturas de consumo, de gastos, de rendimentos e parte da variação patrimonial das famílias, oferecendo um perfil das condições de vida da população a partir da análise dos orçamentos domésticos.
Analisa a qualidade de vida e os níveis de bem-estar, a efetivação de direitos humanos e sociais, bem como o acesso a diferentes serviços, bens e oportunidades sob a perspectiva das desigualdades sociais, com três recortes: estrutura econômica e mercado de trabalho, padrão de vida e distribuição de renda, e educação.
Percentual de professores nas diferentes etapas da educação básica, conforme a adequação de sua titulação à(s) disciplina(s) que leciona. São adotadas cinco classificações: · Grupo 1 - Docentes com formação superior de licenciatura (ou bacharelado com complementação pedagógica) na mesma área da disciplina que leciona; Grupo 2 - Docentes com formação superior de bacharelado (sem complementação pedagógica) na mesma área da disciplina que leciona; Grupo 3 - Docentes com formação superior de licenciatura (ou bacharelado com complementação pedagógica) em área diferente daquela que leciona; Grupo 4 - Docentes com formação superior não considerada nas categorias anteriores; e Grupo 5 - Docentes sem formação superior.
O Censo da Educação Superior, realizado anualmente pelo Inep, é o instrumento de pesquisa mais completo do Brasil sobre as instituições de educação superior (IES) que ofertam cursos de graduação e sobre seus alunos e professores.
O Censo Escolar é o principal instrumento de coleta de informações da educação básica e a mais importante pesquisa estatística educacional brasileira. É coordenado pelo Inep e realizado em regime de colaboração entre as secretarias estaduais e municipais de educação e com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país. A pesquisa estatística abrange as diferentes etapas e modalidades da educação básica e profissional.
Classifica as escolas em seis níveis crescentes de complexidade, de 1 a 6, sendo 6 o de maior complexidade, com base no porte da escola, no número de turnos de funcionamento e na quantidade e complexidade de modalidades/etapas oferecidas. Nível 1: Porte inferior a 50 matrículas, operando em único turno e etapa e apresentando a Educação Infantil ou Anos Iniciais como etapa mais elevada. Nível 2: Porte entre 50 e 300 matrículas, operando em 2 turnos, com oferta de até 2 etapas e apresentando a Educação Infantil ou Anos Iniciais como etapa mais elevada. Nível 3: Porte entre 50 e 500 matrículas, operando em 2 turnos, com 2 ou 3 etapas e apresentando os Anos Finais como etapa mais elevada. Nível 4: Porte entre 150 e 1000 matrículas, operando em 2 ou 3 turnos, com 2 ou 3 etapas, apresentando Ensino Médio/profissional ou a EJA como etapa mais elevada. Nível 5: Porte entre 150 e 1000 matrículas, operando em 3 turnos, com 2 ou 3 etapas, apresentando a EJA como etapa mais elevada. Nível 6: Porte superior a 500 matrículas, operando em 3 turnos, com 4 ou mais etapas, apresentando a EJA como etapa mais elevada.
O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.
O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) foi realizado pela primeira vez em 2002 para aferir competências, habilidades e saberes de jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental ou ensino médio na idade adequada, permitindo que recebam o certificado de conclusão do ensino fundamental e/ou do ensino médio, conforme seu desempenho no exame.
Classifica o docente em seis níveis crescentes de esforço no exercício da profissão, de 1 a 6, sendo 6 o de maior esforço, com base no número de escolas em que atua, turnos de trabalho, alunos atendidos e etapas nas quais leciona.
· Nível 1 - Docente que, em geral, tem até 25 alunos e atua em um único turno, escola e etapa.
· Nível 2 - Docente que, em geral, tem entre 25 e 150 alunos e atua em um único turno, escola e etapa.
· Nível 3 - Docente que, em geral, tem entre 25 e 300 alunos e atua em um ou dois turnos em uma única escola e etapa.
· Nível 4 - Docente que, em geral, tem entre 50 e 400 alunos e atua em dois turnos, em uma ou duas escolas e em duas etapas.
· Nível 5 - Docente que, em geral, tem mais de 300 alunos e atua nos três turnos, em duas ou três escolas e em duas etapas ou três etapas.
· Nível 6 - Docente que, em geral, tem mais de 400 alunos e atua nos três turnos, em duas ou três escolas e em duas etapas ou três etapas.
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi instituído em 1998, com o objetivo de avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. O exame teve aperfeiçoada a sua metodologia e, em 2009, passou a ser utilizado como mecanismo de acesso à educação superior, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (ProUni) e de convênios com instituições portuguesas. Os participantes do Enem também podem pleitear financiamento estudantil em programas do governo, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os resultados do Enem continuam possibilitando o desenvolvimento de estudos e indicadores educacionais.
A trajetória dos alunos dos cursos de graduação, a partir da análise dos seguintes indicadores relativos à coorte (ingressantes) de quatro ou mais anos antes: taxa de permanência, taxa de conclusão acumulada, taxa de desistência acumulada, taxa de conclusão anual e taxa de desistência anual. Os dados são apresentados por cursos e instituições de ensino.
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado em 2007 e reúne, em um só indicador, os resultados de dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações. O Ideb é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
Conceito Enade, resultado de avaliação apicada a universitários de diferentes áreas, e Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD), que compara o desempenho obtido, no Enem, por ingressantes no ensino superior com o desempenho de formandos no Enade, a fim de apontar a contribuição do respectivo curso de graduação (valor agregado) na formação dos estudantes.
Série de indicadores sobre o investimento em educação no Brasil, como o percentual do investimento total em relação ao PIB e o investimento público direto em educação por estudante.
INFORMAÇÃO GERAL: O Inep Data é o conjunto de painéis de BI (Business Intelligence) do Inep, que facilitam o acesso da sociedade às informações produzidas pelo instituto. Seu objetivo é auxiliar gestores educacionais, educadores, pesquisadores e estudantes na pesquisa pelos dados produzidos pelo Instituto. Atualmente o Inep tem sete painéis de BI.
INFORMAÇÃO ESPECÍFICA: O Catálogo de Escolas reúne endereço, telefone e informações gerais da oferta educacional das escolas brasileiras de educação básica em uma interface amigável para o usuário. Os dados são atualizados anualmente, de acordo com o Censo Escolar. São mais de 226 mil escolas, que atendem um universo de mais de 50 milhões de pessoas (estudantes e profissionais da educação).
INFORMAÇÃO GERAL: O Inep Data é o conjunto de painéis de BI (Business Intelligence) do Inep, que facilitam o acesso da sociedade às informações produzidas pelo instituto. Seu objetivo é auxiliar gestores educacionais, educadores, pesquisadores e estudantes na pesquisa pelos dados produzidos pelo Instituto. Atualmente o Inep tem sete painéis de BI.
INFORMAÇÃO ESPECÍFICA: O Consulta Matrícula apresenta o quantitativo de matrículas declaradas ao Censo Escolar anualmente e exibe um comparativo com o ano anterior. Em uma interface amigável, o usuário tem acesso às informações por meio de gráficos, tabelas e mapas. Os dados contemplam todas as matrículas da educação básica, em suas distintas modalidades. Todas as informações podem ser exportadas, em vários formatos.
O Estatísticas Censo da Educação Superior fornece dados sobre o número de estabelecimentos de ensino, matrículas e funções docentes na educação superior brasileira. O painel possibilita o acompanhamento dos dados pelas instituições e sua visualização segundo categorias administrativas e modalidades de ensino em uma abrangência geográfica do país e das unidades da federação. É uma ferramenta de pesquisa voltada para professores, estudiosos, pesquisadores, alunos, universitários, pós-graduandos e demais interessados sobre a educação brasileira.
O Estatísticas Censo Escolar fornece dados sobre o número de estabelecimentos de ensino, matrículas e funções docentes na educação básica brasileira. O painel possibilita o acompanhamento dos dados pelas instituições e sua visualização segundo categorias administrativas e modalidades de ensino em uma abrangência geográfica do país e das unidades da federação. É uma ferramenta de pesquisa voltada para professores, estudiosos, pesquisadores, alunos, universitários, pós-graduandos e demais interessados sobre a educação brasileira.
O Painel de Monitoramento do Plano Nacional de Educação (PNE) reúne gráficos e tabelas – com desagregações por regiões, unidades da Federação e perfis socioeconômicos, entre outras – das 20 metas do PNE em uma interface amigável para o usuário. Os dados são atualizados a cada dois anos, de acordo com a conclusão dos relatórios dos ciclos de monitoramento das metas, atribuição do Inep, conforme a Lei do PNE.
O Painel Educacional apresenta informações agregadas sobre o cenário educacional das Unidades da Federação e dos municípios brasileiros, colaborando para o monitoramento do direito à educação. As informações são provenientes do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e do Censo Escolar da Educação Básica, ambos realizados pelo Inep. Disponibiliza os resultados das avaliações aplicadas nos Anos Inicias e Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, além de dar acesso ao Painel Série Histórica, com informações sobre as médias e resultados por nível de proficiência das redes estaduais e municipais. Os dados são divididos em três categorias (trajetória, contexto e aprendizagem), de acordo com as redes de ensino (municipal e estadual).
Número médio de alunos por turma, por dependência administrativa, por localização (urbana/rural), por etapa de ensino e por ano do ensino fundamental e do ensino médio em escolas, municípios, estados, Distrito Federal, regiões e Brasil.
Média de horas-aula diária por turma, por dependência administrativa, por localização (urbana/rural), por etapa de ensino e por ano do ensino fundamental e do ensino médio em escolas, municípios, estados, Distrito Federal, regiões e Brasil
Links para os microdados das seguintes pesquisas e avaliações nacionais e internacionais: ANA (Avaliação Nacional de Alfabetização), Censo da Educação Superior, Censo dos Profissionais do Magistério, Censo Escolar, Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes), Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos), Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), Enem por Escola, IDD (Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado), Provão, Pesquisa de Ações Discriminatórias no Âmbito Escolar, Prova Brasil, PNERA (Pesquisa Nacional da Educação na Reforma Agrária), Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) e Talis (Pesquisa Internacional sobre Ensino e Aprendizagem).
Nível socioeconômico dos alunos, por escola, de maneira que essa dimensão possa ser considerada na análise dos resultados de avaliações de aprendizagem.
O Painel REOMEC permite acompanhar e analisar o orçamento do Ministério da Educação (MEC) a partir de 2012, buscando apoiar no entendimento de como os recursos destinados à Educação foram planejados e efetivados.Por meio de filtros, é possível selecionar período, a unidade orçamentária, a ação (como alimentação escolar, apoio à infraestrutura, capacitação de professores) e a categoria de despesa (GND). Após a aplicação do filtro, o painel é atualizado com todas as informações desejadas. A tabela Indicador de Resultado Primário mostra o tipo de despesa conforme sua classificação – despesa obrigatória, aquelas com garantia legal; despesa discricionária, aquelas que são executadas conforme o planejamento do ministério; e as emendas individuais, de bancada ou de relator, que são instrumentos utilizados pelos parlamentares na destinação dos recursos. Na aba Glossário, a plataforma exibe também a explicação das siglas e termos relacionados ao orçamento.
Percentual de funções docentes com curso superior na educação básica por dependência administrativa, localização (urbana/rural) e etapa de ensino em escolas, municípios, estados, Distrito Federal, regiões e Brasil. Atenção: um professor pode ocupar mais de uma função, se lecionar em mais de uma rede de ensino.
O Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), tradução de Programme for International Student Assessment, é um estudo comparativo internacional realizado a cada três anos. Oferece informações sobre o desempenho dos estudantes na faixa etária dos 15 anos, vinculando dados sobre seus backgrounds e suas atitudes em relação à aprendizagem e também aos principais fatores que moldam sua aprendizagem, dentro e fora da escola. A aplicação do Pisa no Brasil é coordenada pelo Inep.
O Indicador de Regularidade do Docente (IRD) reflete a permanência dos professores nas escolas nos últimos cinco anos (2015 a 2019). Para cada docente em cada escola foi atribuída uma pontuação, conforme os seguintes critérios: total de anos em que o docente atuou na escola nos últimos cinco anos, atuação do docente na escola em anos mais recentes e atuação em anos consecutivos. O indicador varia de 0 a 5. Quanto mais próximo de 0, mais irregular é o vínculo do docente com a escola e quanto mais próximo de 5, mais regular é esse vínculo. O indicador é obtido a partir da média do indicador de regularidade de seus docentes e representa, assim, a regularidade média do corpo docente da escola, adotando a seguinte classificação: Baixa regularidade (IRD médio igual ou menor que 2); Média-baixa (IRD médio maior que 2 até 3); Média-alta (IRD médio maior que 3 até 4); Alta (IRD médio maior que 4 até 5). A tabela apresenta o percentual de escolas da respectiva agregação em cada uma dessas faixas.
Remuneração bruta de professores em exercício na educação básica, no ano de 2014, conforme dependência administrativa e escolaridade do docente.
O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é um conjunto de avaliações externas em larga escala que permite ao Inep realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante. Por meio de testes e questionários, aplicados a cada dois anos na rede pública e em uma amostra da rede privada, o Saeb reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelos estudantes avaliados, explicando esses resultados a partir de uma série de informações contextuais. O Saeb permite que as escolas e as redes municipais e estaduais de ensino avaliem a qualidade da educação oferecida aos estudantes. O resultado da avaliação é um indicativo da qualidade do ensino brasileiro e oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais com base em evidências. As médias de desempenho dos estudantes, apuradas no Saeb, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, apuradas no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Realizado desde 1990, o Saeb passou por várias estruturações até chegar ao formato atual. A partir de 2019, a avaliação contempla também a educação infantil, ao lado do ensino fundamental e do ensino médio.
A Pesquisa Internacional sobre Ensino e Aprendizagem (Talis), tradução de Teaching and Learning International Survey, é coordenada pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Seu foco é avaliar o ambiente de ensino e aprendizagem, bem como as condições de trabalho dos professores e diretores nas escolas. No Brasil, a aplicação e o tratamento dos dados são responsabilidades do Inep. A Talis é uma pesquisa direta, baseada na percepção do entrevistado. Por meio de questionários específicos para professores e diretores, ela busca saber as percepções desses dois atores sobre alguns temas relacionados ao ambiente educacional: clima escolar, desenvolvimento profissional, liderança escolar, gestão, entre outros.
Percentual de alunos com dois anos ou mais acima da idade esperada para a respectiva série - por dependência administrativa, localização (urbana/rural), etapa de ensino e ano do ensino fundamental e do ensino médio em escolas, municípios, estados, Distrito Federal, regiões e Brasil.
Taxas de aprovação, reprovação e abandono de alunos por dependência administrativa, localização (urbana/rural), etapa de ensino e ano do ensino fundamental e do ensino médio em escolas, municípios, estados, Distrito Federal, regiões e Brasil.
Taxas de fluxo escolar: promoção, repetência, evasão e migração para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) no ensino fundamental e no ensino médio regular por série, dependência administrativa e localização (urbana/rural) em municípios, estados, Distrito Federal, regiões e Brasil.
Indicadores educacionais por país, bem como por região, continente, desenvolvimento econômico, área geográfica ou geopolítica.
Indicadores relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 1 e 4.
Indicadores de acesso e participação, como o percentual de crianças e adolescentes na escola e a escolaridade de jovens e adultos.
Indicadores de necessidades especiais.
Indicadores de aprendizagem e desempenho escolar.
Indicadores sobre ambiente de aprendizagem.
Indicadores de acesso, atendimento e cobertura.
Indicadores sobre avaliação e qualidade.
Indicadores de bem-estar dos estudantes.
Indicadores de qualidade, habilidades e competências associados ao uso de computadores/TI
Indicadores relacionados a creches, pré-escolas e primeira infância.
Indicadores de educação superior.
Education at a Glance (Educação num relance, em tradução livre) reúne estatísticas educacionais do Brasil e de mais de 40 países. É divulgada anualmente, com o objetivo de oferecer uma visão geral dos sistemas educacionais dos países participantes, possibilitando a comparação internacional.
Indicadores de equidade.
Indicadores de acesso e exclusão digital.
Indicadores sobre migrantes.
Indicadores de investimento e financiamento da educação.
Indicadores de gênero.
Indicadores de habilidades e competências.
Indicadores demográficos, sociais e econômicos.
Indicadores de internacionalização.
Indicadores de liderança escolar.
Indicadores de necessidades especiais.
Indicadores socioeconômicos.
Indicadores de organização e governança, como matrículas na rede pública, local de tomada de decisões (na escola ou centralizada) e abrangência (faixa etária) da educação compulsória.
Indicadores de pesquisa e inovação.
O Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), tradução de Programme for International Student Assessment, é um estudo comparativo internacional realizado a cada três anos. Oferece informações sobre o desempenho dos estudantes na faixa etária dos 15 anos, vinculando dados sobre seus backgrounds e suas atitudes em relação à aprendizagem e também aos principais fatores que moldam sua aprendizagem, dentro e fora da escola.
Indicadores sobre professores.
Indicadores de resultados econômicos e sociais ligados à educação.
A Pesquisa Internacional sobre Ensino e Aprendizagem (Talis), tradução de Teaching and Learning International Survey, avalia o ambiente de ensino e aprendizagem, bem como as condições de trabalho dos professores e gestores escolares. No Brasil, a aplicação e o tratamento dos dados são responsabilidades do Inep. A Talis é uma pesquisa direta, baseada na percepção do entrevistado. Por meio de questionários específicos para professores e diretores, ela busca saber as percepções desses dois atores sobre alguns temas relacionados ao ambiente educacional: clima escolar, desenvolvimento profissional, liderança escolar, gestão, entre outros.
Indicadores de tendências educacionais.