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TCCs premiados no 5.º Edital enfocam ensino médio e ensino superior público e privado

Os projetos vencedores da Categoria Estudante do 5º Edital de Jornalismo de Educação foram selecionados entre 83 candidatos de 20 UFs

20/03/2024
Isabella Siqueira

O uso de narrativas transmídias no jornalismo para tratar das problemáticas do Novo Ensino Médio, a permanência na educação superior no interior da Bahia e a história do ProUni (Programa Universidade para Todos), esses são os temas dos três TCCs (Trabalhos de Conclusão de Curso) premiados pelo 5.º Edital de Jornalismo de Educação, iniciativa da Jeduca em parceria com a Fundação Itaú. 

 

A Comissão Julgadora do Edital selecionou os projetos vencedores a partir dos 83 TCCs inscritos na Categoria Estudante. Ao todo, foram recebidas inscrições de trabalhos de 20 UFs (Unidades da Federação). Os trabalhos selecionados nesta edição são do Rio Grande do Sul, Bahia e São Paulo e receberão os prêmios de R$ 3 mil, R$ 2 mil e R$ 1mil, respectivamente para primeiro, segundo e terceiro lugares.

 

Para Denise Chiarato, coordenadora da Comissão do Edital, o que mais impressionou nesta edição foi a apresentação de reportagens de fôlego. “Esses novos jornalistas foram a campo para mostrar o dia a dia das escolas e das universidades, contando boas histórias”, reflete Denise.   

 

“Nesses trabalhos, que exploram diferentes formatos jornalísticos, é possível ver como, por exemplo, o novo ensino médio impactou a vida de alunos no interior do Rio Grande do Sul e também as dificuldades que afetam os que acabaram de ingressar na faculdade no interior da Bahia. É muito bom ver esses bons conteúdos feitos pelo Brasil”, completa.

 

Narrativa transmídia sobre o Novo Ensino Médio

O primeiro lugar do Edital ficou com o projeto multimídia Educação em Trilha, realizado por Eduarda de Medeiros Paz (Santa Maria/RS) e apresentado à UFSM (Universidade Federal de Santa Maria) em 2023.

 

O trabalho se propôs a responder “de que forma as narrativas transmídias contribuem para o fazer jornalístico ao pautar as problemáticas do Novo Ensino Médio em diferentes formatos?”. A partir de conhecimentos teóricos, ele se propôs a mostrar como o jornalismo transmidiático pode aprofundar e desenvolver diferentes visões sobre uma pauta e contextualizar o tema para o público, buscando contribuir para o aprofundamento e desenvolvimento de diferentes visões dentro da pauta.

 

Tendo o podcast Educação em Trilha, composto por três episódios, como fio condutor, o projeto conta ainda com uma reportagem em texto e conteúdos para o Instagram

 

No vídeo, Eduarda conta mais sobre o projeto.

 

 

 

Permanência no ensino superior

O segundo colocado foi o documentário Caminhos Abertos, produzido por Bárbara Lima (Seabra/BA), apresentado à UFRB (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia) em 2023. Através das trajetórias de quatro jovens, o filme discute questões relacionadas à permanência dos estudantes em universidades públicas do interior da Bahia.

 

A partir de entrevistas, a narrativa resgata o percurso dos estudantes desde o ensino fundamental até o ensino superior público, além das dificuldades e desafios enfrentados na jornada para concluir a universidade. 

 

No vídeo, Bárbara conta os bastidores do projeto.

 

 

 

Um olhar sobre os 18 anos do ProUni

A terceira colocada é Larissa Lopes (São Paulo/SP), que produziu o livro-reportagem Vagas Abertas, apresentado como TCC à Fapcom (Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação) em 2022.

 

A obra conta a história do ProUni, política criada em 2005, que alcançou a marca de mais de 1,2 milhão de brasileiros formados com bolsas no ensino superior privado. 

 

Em seu trabalho, Larissa, que se graduou no curso de jornalismo com bolsa do ProUni, remonta a história do programa até os dias de hoje, incluindo as fraudes, polêmicas e mudanças do programa, e traz o perfil de jovens universitários que, assim como ela, chegaram ao ensino superior por meio do programa. 

 

O livro também conta com análises de dados obtidos via LAI (Lei de Acesso à Informação) e um depoimento de Fernando Haddad, um dos criadores do ProUni. Na época, ele era ministro da Educação.

 

Larissa conta, no vídeo, um pouco mais sobre seu projeto.

 

 

 

Histórico editais

Nas cinco edições, o Edital já recebeu inscrições de 647 trabalhos de estudantes universitários recém-formados de todas as Unidades da Federação (UFs). Os 15 trabalhos finalistas vieram de 9 UFs: BA, MG, PA, PR, RJ, RN, RS, SC e SP.

 

Os trabalhos premiados nas edições anteriores podem ser conferidos aqui: primeiro, segundo, terceiro e quarto editais.

 

As reportagens que resultaram das pautas selecionadas na Categoria Jornalista do 5º Edital de Jornalismo de Educação.

 

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