O Edital
O Edital de Jornalismo de Educação, uma iniciativa da Jeduca - Associação de Jornalistas de Educação em parceria com a Fundação Itaú, tem o objetivo de fomentar a produção de material jornalístico e de trabalhos de qualidade sobre temas relevantes da educação pública brasileira.
A Categoria Jornalista concede bolsas para a produção de reportagens e, a CATEGORIA ESTUDANTE, premia Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) sobre o tema.
Nesta 6ª edição, serão oferecidas 8 bolsas de R$ 10 mil para a produção de uma grande reportagem ou uma série de reportagens sobre educação pública brasileira. Pautas sobre a educação no RS e profissionais do Estado serão priorizados. As inscrições para esta Categoria podem ser feitas até 20 de julho!
O valor da bolsa pode ser usado de acordo com exigências da pauta e para garantir que o profissional possa se dedicar exclusivamente ou parcialmente à reportagem. Os jornalistas podem ainda indicar possíveis despesas adicionais - como deslocamentos, contratação de profissionais adicionais como designers, fotógrafos ou programadores de dados - e solicitar até R$ 2 mil adicionais.
Inscrições para a Categoria Estudante: aguarde! As inscrições para esta categoria, que premia TCCs sobre educação ou jornalismo de educação, serão abertas no fim deste ano para formados em 2024, 2023 e 2022.
Sobre esta edição
Em virtude da tragédia ambiental sem precedentes no Rio Grande do Sul, nesta 6ª edição do Edital, metade das pautas, ou seja, 4 delas, serão escolhidas priorizando dois aspectos:
- profissionais e/ou indicação de veículos do Rio Grande do Sul, com pautas sobre os impactos da crise climática local na educação ou sobre qualquer outro tema da educação brasileira;
- profissionais e/ou veículos de qualquer parte do país que tratem do impacto da crise climática na educação no Rio Grande do Sul e ou em outras regiões do Brasil e/ou que discutam educação ambiental;
- pelo menos 2 dessas 4 bolsas devem ser especificamente para profissionais residentes ou que trabalhem/indiquem para publicação veículos do Rio Grande do Sul.
Para as outras 4 bolsas, não há indicação de temas.
As pautas selecionadas serão divulgadas até o dia 5 de setembro e devem ser publicadas até o dia 15 de dezembro de 2024.
Antes de se inscrever, confira o texto do Edital completo aqui.
Dúvidas podem ser enviadas para contato@jeduca.org.br.
Podem se inscrever profissionais que já exerçam a profissão há pelo menos dois anos, apresentando uma proposta de pauta com roteiro de apuração e carta de aprovação do editor do veículo que sinalize o interesse pela publicação. A regra é válida para jornalistas que tenham ou não vínculo com veículos.
Jornalistas que foram contemplados na última edição do Edital, ou seja, a 5ª edição, não podem se inscrever.
Os critérios de avaliação levarão em conta as pautas apontadas como prioritárias, originalidade, qualidade, formato, relevância do tema e a importância do recurso financeiro oferecido para que a reportagem seja executada.
A reportagem ou série produzida poderão ser publicadas em veículos impressos, portais, sites, emissoras de rádio ou TV ou plataformas de podcast. Não serão aceitas indicações de blogs ou publicações pessoais e não jornalísticas.
A seleção é feita pela Comissão Julgadora e Editorial do Edital, composta por jornalistas experientes, coordenados pela jornalista Denise Chiarato. A comissão faz o acompanhamento da produção das pautas, sempre respeitando a independência dos profissionais e veículos envolvidos.
Jornalista. Em seus mais de 15 anos na Folha de S.Paulo, foi editora do Caderno Cotidiano, da Homepage da Folha e coordenadora da Agência Folha. Assinou por dois anos uma coluna de política no Diário de S.Paulo. Hoje, trabalha com branded content e produção de vídeos e podcasts.
É jornalista e biólogo, com doutorado em jornalismo ambiental. Em 30 anos de carreira passou por várias redações, entre elas Gazeta Mercantil, Agência Fapesp e Folha de S. Paulo. Foi editor do especial “Engolindo Fumaça”, publicado pelo Infoamazonia, vencedor do prêmio Rei da Espanha. Atualmente colabora com o Estadão e escreve para a revista Piauí e o jornal Valor Econonico. Além de outros veiculos especializados em ciência e meio ambiente. É também comentarista esportivo na plataforma Flashscore.
É jornalista de educação e consultora de organismos internacionais e instituições do terceiro setor. Foi repórter, editora e correspondente em Paris da Folha de S.Paulo e repórter do jornal O Estado de S. Paulo. Jornalista Amiga da Criança premiada pela Andi – Comunicação e Direitos da Infância desde 1999. É editora pública, desde 2016, e editora do site da Jeduca, desde 2019.
É jornalista e matemático, trabalhou por 16 anos na revista Nova Escola, onde foi repórter e editor, e editor dos sites de Nova Escola e Gestão Escolar. Foi gerente de conteúdo da Abril Educação e do Todos Pela Educação. Hoje, desenvolve projetos editoriais na área da Educação para instituições como Icep, Cenpec e Instituto Singularidades. É conselheiro do Instituto Rodrigo Mendes.
É jornalista com 24 anos de carreira e doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professor de jornalismo da USP, colunista de educação no UOL e diretor de relações institucionais na Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo (Abej).