Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.
OK
A associação
Notícias
Guias
Congressos
Dados educacionais
Edital
Editora pública
Banco de fontes
CONTATO
ASSOCIE-SE
LOGIN ASSOCIADO
Alice Vergueiro/Jeduca
Institucional

Defesa da imprensa e atividades de formação marcam ações da Jeduca em 2022

O ano também foi marcado pela eleição da nova diretoria e pelo 6º congresso internacional, que voltou ao formato presencial

23/03/2023
Redação Jeduca

Em um ano marcado pelas eleições presidenciais, intensa polarização política e ataques ao jornalismo, a Jeduca elegeu como prioridades as atividades formativas para a cobertura dos temas da educação nas campanhas eleitorais e o engajamento em ações em defesa da democracia e da liberdade de imprensa. É o que mostra o Relatório de Atividades 2022 da associação.

 

Diante do aumento dos ataques aos jornalistas, em especial às mulheres, a Jeduca participou de iniciativas em defesa da liberdade de imprensa e da democracia e pela transparência da divulgação dos dados públicos. 

 

A associação passou a integrar a coalizão de organizações que atuam em defesa da liberdade de imprensa, composta por dez entidades, participando de manifestações, como o Ato de Defesa do Jornalismo e da Democracia, entre outros.

 

A Jeduca, como membro do Fórum de Direito de Acesso a Informações Públicas,  participou de  campanhas e publicações, como o e-book “A LAI é 10: o Brasil após uma década da Lei de Acesso à Informação”, com um ensaio sobre a cobertura de educação.

 

Ainda no campo da defesa da transparência, a Jeduca promoveu dois webinários sobre a mudança da difusão de microdados educacionais pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), que ocorreu em fevereiro do ano passado.

 

A associação também apoiou a celebração do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa de 2022 (3/5), mobilização liderada pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), que teve como tema o impacto do avanço da era digital sobre a liberdade de expressão, a segurança dos jornalistas e a privacidade.

 

Formação e qualificação da cobertura

Um dos marcos do ano foi o 6º Congresso Internacional de Jornalismo de Educação que, após dois anos de pandemia, voltou a ser presencial. O evento, realizado na Fecap, em São Paulo, nos dias 12 e 13 de setembro, contou com transmissão online da maioria das sessões e atraiu 640 participantes, somando os que foram ao evento presencialmente e aqueles que o acompanharam pela internet. O tema foi “Eleições e a cobertura de educação nos próximos anos”.

 

Para colaborar com a melhoria da cobertura de educação nas campanhas eleitorais, a Jeduca ofereceu a série de minicursos “Jornalismo de Educação e as eleições de 2022”, com 11 aulas sobre temas ligados a pautas relevantes no ano: 200 anos de Independência, avaliações externas, 10 anos de cotas, implementação do Novo Ensino Médio, educação nos planos de governo e desinformação e verificação da informação. Ao todo, 230 jornalistas, professores ou estudantes de jornalismo/comunicação participaram.

 

Ainda no campo do apoio à cobertura e formação, a editora pública, Marta Avancini atendeu a 132 novas demandas de jornalistas e estudantes de comunicação de todo o país. 

 

Nova diretoria

Um marco no ano de 2022, foi a eleição da nova diretoria para o biênio 2022-2024. A presidência é agora ocupada por Renata Cafardo e a vice-presidência por Mariana Tokarnia, ambas fundadoras da associação. Desde que a Jeduca foi fundada, em 2016, é a primeira vez que duas mulheres estarão à frente da associação. 

 

Também foi aprovada a nova composição da diretoria, integrada pelos jornalistas Cintia Gomes, Fábio Takahashi, José Brito, Paulo Saldaña e Tatiana Klix. Cíntia e Brito ocuparam as vagas que eram de Antônio Gois e Ângela Chagas, que deixaram a direção da Jeduca.

 

Gois passou a fazer parte de uma nova instância da associação, o Conselho Curador, cuja criação também foi aprovada na assembleia ao lado de outras alterações no Estatuto. Ângela passou a integrar o Comitê da Jeduca, que também ganhou o reforço dos jornalistas Ana Carolina Moreno e Raphael Kapa.

 

Edital de Jornalismo de Educação

Em 2022, foi divulgado o resultado da 3ª edição do Edital de Jornalismo de Educação - Categoria Estudante e foram veiculadas as oito reportagens resultantes das pautas selecionadas na 3ª edição na Categoria Jornalista.

 

Além disso, em função de um ajuste de formato, foi lançada a 4ª edição do Edital – Categoria Jornalista, com oferta de seis bolsas que resultaram reportagens publicadas em dezembro.

 

Leia o Relatório de Atividades 2022 da Jeduca aqui.

#transparencia #relatoriodeatividades #prestacaodecontas #jeduca

PARCEIROS FINANCIADORES
PARCEIROS INSTITUCIONAIS
ASSOCIAÇÃO DE JORNALISTAS DE EDUCAÇÃO