Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.
OK
A associação
Notícias
Guias
Congressos
Dados educacionais
Edital
Editora pública
Banco de fontes
CONTATO
ASSOCIE-SE
LOGIN ASSOCIADO
Outros

Mudanças climáticas e eleições municipais foram temas de destaque da Jeduca em 2024

Relembre o #Jeduca2024, editais, webinários e outras ações realizadas pela associação ao longo do ano

13/02/2025
Redação Jeduca

Eleições municipais e impactos de eventos climáticos extremos na educação foram os temas de destaque na atuação da Jeduca em 2024. As ações desenvolvidas durante o ano pela associação estão descritas no Relatório de Atividades, divulgado hoje.

 

Confira o relatório completo aqui.

 

No contexto das eleições, a Jeduca promoveu a série de webinários sobre a cobertura de educação na campanha eleitoral, e lançou a publicação “Educação nas eleições municipais: guia de cobertura 2024”. 

 

 

 

Ao longo do ano, diante dos eventos climáticos extremos que ocorreram no país, como as chuvas no Rio Grande do Sul e Maranhão e a seca na Amazônia, a associação focou em como a educação foi impactada e consequentemente, a cobertura jornalística da área. 

 

Em maio, a associação produziu um material de apoio, além de três mesas do 8º Congresso Internacional de Jornalismo de Educação que abordaram os impactos da crise climática na educação.

 

As sessões trouxeram a perspectiva da nova geração, os efeitos no dia a dia das escolas e a experiência de jornalistas na cobertura de tragédias ambientais, inclusive com a presença da pesquisadora Sarah Carr, que escreveu livro sobre o impacto do furacão Katrina nas escolas de New Orleans. 

 

Apoio à cobertura

 

Em 2024, foram produzidos 74 novos conteúdos para o site, incluindo materiais de apoio à cobertura sobre temas da pauta de educação, incluindo alfabetização e educação infantil, as mudanças no ensino médio, inclusão nas escolas e carreira docente.

 

No debate educacional e na cobertura jornalística, um tema de destaque foi o ensino à distância no ensino superior. Nesse contexto, a Jeduca promoveu dois webinários, um sobre formação de professores na EAD, e outro que abordou os desafios de regulação da modalidade.

 

 

Para apoiar comunicadores e estudantes em suas pautas e trabalhos de educação, a Jeduca conta com uma Editora Pública, a Marta Avancini, que realizou o atendimento de 129 demandas.

 


Gestão

 

Outro destaque foi a eleição da nova diretoria da Jeduca para o biênio 2024-2026. As jornalistas Renata Carfado e Mariana Tokarnia seguem na presidência e vice-presidência, respectivamente. A diretoria ganhou dois novos membros, Luiz Fernando Toledo e Thais Borges, que se juntaram a Cíntia Gomes, José Brito e Tatiana Klix. Fábio Takahashi e Paulo Saldaña, até então diretores da associação, passaram a compor o Conselho Curador, juntamente com Antônio Gois.

 


Congresso 

 

A 8º edição do Congresso Internacional de Jornalismo de Educação, o #Jeduca2024, que aconteceu entre 2 e 3 de setembro, reuniu 644 pessoas (presencial ou remoto). O evento teve 12 mesas de debate e 4 oficinas de formação. 

 

Neste ano, 30 jornalistas de 23 Unidades da Federação (UFs) foram selecionados e participaram do evento em São Paulo (SP) com bolsas oferecidas pela Jeduca.

 

            

 

 


Edital 

 

Em março, a 5ª edição do Edital de Jornalismo de Educação foi finalizada com o anúncio dos 3 TCCs (Trabalhos de Conclusão de Curso) vencedores da Categoria Estudante. 

 

A Categoria Jornalista da 6ª edição, que foi aberta no meio do ano recebeu 69 inscrições. Doze jornalistas de 6 UFs foram selecionados para desenvolver reportagens que abordaram a crise climática e outros desafios da educação pública.

 

Esta edição deu prioridade na seleção de pautas que abordassem os impactos da crise climática na educação, especialmente no estado, e educação ambiental e jornalistas e veículos gaúchos. 

 

No fim do ano, foi aberta a Categoria Estudante da 6ª edição, que está em andamento. O anúncio dos estudantes e TCCs vencedores deve acontecer até o final de março.

 


Coalizão em Defesa do Jornalismo

 

Desde o fim de 2023, a Jeduca faz parte da Coalizão em Defesa do Jornalismo, composta por 11 organizações da sociedade civil que trabalham para proteger as liberdades de imprensa e de expressão no Brasil.


Em maio, a CDJor foi lançada publicamente durante a Reunião Ordinária do Conselho de Comunicação Social do Senado Federal e uma das principais ações da Coalizão no ano foi o monitoramento dos desafios enfrentados pela liberdade de imprensa durante o período de campanha das eleições municipais de 2024.

#RelatóriodeAtividades #jornalismodeeducação #atividadesJeduca #2024

PARCEIROS FINANCIADORES
PARCEIROS INSTITUCIONAIS
ASSOCIAÇÃO DE JORNALISTAS DE EDUCAÇÃO