Em 2021 a Jeduca completa cinco anos. Nesse período produziu uma diversidade de ações e conteúdos – guias, matérias, vídeos, cursos e webinários –, sempre com foco na formação dos jornalistas e profissionais que produzem conteúdos sobre educação. A associação tem hoje mais de 1,5 mil associados em todo o país. Reunimos aqui algumas das principais ações.
Congressos
Foram quatro congressos internacionais, que se consolidaram como espaços de debate sobre os desafios da pauta, do jornalismo e da cobertura de educação.
O primeiro Congresso Internacional de Jornalismo de Educação da Jeduca teve 17 mesas, debates e oficinas, com participantes de 5 países. A programação se dividiu entre o jornalismo especializado em educação e temas em debate na área.
No ano seguinte, em agosto, foi realizada a segunda edição do congresso da Jeduca, cujo tema principal eram as eleições municipais de 2018. A terceira edição discutiu o jornalismo de educação na era da desinformação.
Por causa da pandemia de Covid-19, o 4.º congresso foi online e teve debates importantes sobre o jornalismo de educação em meio à pandemia.
A quinta edição do evento, em 2021, está prevista para setembro, novamente no formato online.
Edital de jornalismo de educação
Em 2019, foi lançado o primeiro Edital de Jornalismo de Educação, uma parceria entre a Jeduca e o Itaú Social, para incentivar a produção de material jornalístico sobre a educação pública. Foram financiadas oito pautas de educação e premiados três TCCs (Trabalhos de Conclusão de Curso).
O edital foi lançado novamente em 2020, com mais reportagens e TCCs premiados.
A iniciativa também ajuda a produção de conteúdo sobre educação fora dos grandes centros, onde se concentram os grandes veículos.
Curso online de jornalismo de educação
A Jeduca já realizou duas edições do curso online Jornalismo de Educação: Bases para a Cobertura, uma iniciativa em parceria com a Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo), em 2020 e 2021.
O curso, voltado para estudantes e profissionais que atuam na produção de conteúdo sobre educação, tem 15 aulas sobre temas-chaves conduzidas por jornalistas especializados na área. A primeira e a segunda edições atraíram inscritos de 26 unidades da federação.
Antes disso, em 2018, a Jeduca também realizou 15 oficinas sobre jornalismo de educação, com duração de 2 horas, em faculdades de jornalismo pelo país. Essas oficinas seriam retomadas em 2020, mas com a pandemia, intensificou-se a necessidade de também ter uma versão on-line e ampliada da iniciativa.
Conteúdos de apoio e de orientação à pauta
Na diversidade de temas e formatos, há questões que percorrem as matérias e os guias produzidos pela Jeduca nesse período: desigualdades, avaliação, indicadores, financiamento e os impactos da pandemia de Covid-19 na educação são algumas delas. Ao longo de cinco anos, a Jeduca produziu 19 guias e miniguias de cobertura, disponibilizados em seu site.
Diversidade, inclusão e desigualdades
As desigualdades em suas múltiplas formas são temas transversais na produção da Jeduca. O assunto foi tema específico de uma mesa no 4.º congresso, O coronavírus e as desigualdades educacionais, que enfocou a exclusão do acesso à educação no contexto da pandemia nas perspectivas socioeconômica, racial, de gênero e deficiência.
Outros conteúdos, sobre diversos temas, também enfocam o tema: o miniguia Onde encontrar dados sobre desigualdade de gênero na educação e o webinário Abandono e exclusão escolar na pandemia, que chama a atenção para a centralidade da desigualdade nesta cobertura, são exemplos.
Há também matérias sobre as desigualdades de raça e cor no ensino superior e sobre a importância de a cobertura levar em conta a equidade na cobertura sobre as escolas militares, além de um webinário sobre igualdade de gênero na educação.
A educação inclusiva foi tema de um miniguia, Para cobrir educação inclusiva como direito, sem simplificações, além de ter sido tema de uma matéria e um webinário sobre a intenção do MEC (Ministério da Educação) de revisar a política de educação especial.
Ainda em 2021, a Jeduca lançará um guia sobre as desigualdades educacionais.
Indicadores e avaliações
Os indicadores e avaliações, que têm destaque na cobertura de educação porque fornecem dados que permitem compreender os avanços e desafios das políticas educacionais, foram tema de várias matérias e guias publicados no site.
O Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) foi abordado no Guia explica tudo sobre o Ideb, Guia explica o Ideb e em Miniguia reúne pontos de atenção para a cobertura do Ideb 2019, publicados na época das divulgações dos resultados do indicador.
O Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes) também foi assunto de matérias e guias, em todas as edições do exame desde o surgimento da Jeduca. Em 2016, quando foram divulgados os resultados do Pisa 2015, foi publicado um guia com orientações para cobertura. Em 2019, foram produzidos um vídeo e um guia, além de uma matéria sobre os destaques da edição 2018 do exame.
Com o objetivo de mostrar como as avaliações podem ser úteis na cobertura de educação, a Jeduca publicou um texto detalhando o Enem e o Pisa. As mudanças do Saeb em 2019 e a reformulação do Ideb para o período pós-2021 também foram temas de matérias no site.
A Jeduca ainda tem um material de orientação sobre as mudanças no Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) em 2019 e realizou um webinário sobre o futuro das avaliações e indicadores sob responsabilidade do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais).
Muito em breve, pela importância dos dados para a cobertura, a Jeduca lançará uma página especial em seu site com informações sobre onde os jornalistas e comunicadores podem encontrar os dados educacionais.
Financiamento da educação
Um dos temas mais relevantes para compreender o funcionamento das políticas educacionais é o financiamento, tema de um guia publicado pela Jeduca.
O novo Fundeb (Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação) foi abordado em diversos materiais, como em um webinário, ainda na fase em que o projeto estava em discussão no Congresso Nacional.
Depois de aprovado em 2020, o Fundeb foi assunto de dois vídeos, explicando suas características e desafios, e de uma matéria sobre a regulamentação do novo fundo.
Efeitos da Covid-19 na educação
A pandemia teve um impacto forte na pauta de educação, trazendo para o noticiário questões que não faziam parte da cobertura ou não tinham tanto destaque, a oferta de ensino remoto, o ensino híbrido, as questões socioemocionais. Esses e outros assuntos foram temas de webinários e materiais de apoio publicados no site da Jeduca.
Cenários do jornalismo de educação
Uma das primeiras ações da Jeduca foi a defesa da divulgação com embargo de estudos e relatórios oficiais. Em 2016, a associação divulgou uma nota sobre a importância da divulgação antecipada desse tipo de material para uma cobertura jornalística de qualidade.
O fazer jornalístico e o dia a dia dos profissionais no contexto da pandemia de Covid-19 foram tema de suas séries de vídeo, Ao longo do tempo, a associação também produziu séries de vídeos, Rotina na quarentena e Jornalistas contra o coronavírus.