Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.
OK
A associação
Notícias
Guias
Congressos
Dados educacionais
Edital
Editora pública
Banco de fontes
CONTATO
ASSOCIE-SE
LOGIN ASSOCIADO
Institucional

Cinco anos de Jeduca: conheça as principais realizações

Além do congresso internacional, a Jeduca criou um curso online e um edital para estimular a produção de reportagens e TCCs sobre o tema e produziu conteúdos de orientação alinhados com os debates na área

08/07/2021
Redação Jeduca

Em 2021 a Jeduca completa cinco anos. Nesse período produziu uma diversidade de ações e conteúdos – guias, matérias, vídeos, cursos e webinários –, sempre com foco na formação dos jornalistas e profissionais que produzem conteúdos sobre educação. A associação tem hoje mais de 1,5 mil associados em todo o país. Reunimos aqui algumas das principais ações.

 

Congressos

Foram quatro congressos internacionais, que se consolidaram como espaços de debate sobre os desafios da pauta, do jornalismo e da cobertura de educação.

 

O primeiro Congresso Internacional de Jornalismo de Educação da Jeduca teve 17 mesas, debates e oficinas, com participantes de 5 países. A programação se dividiu entre o jornalismo especializado em educação e temas em debate na área.

 

No ano seguinte, em agosto, foi realizada a segunda edição do congresso da Jeduca, cujo tema principal eram as eleições municipais de 2018. A terceira edição discutiu o jornalismo de educação na era da desinformação.

 

Por causa da pandemia de Covid-19, o 4.º congresso foi online e teve debates importantes sobre o jornalismo de educação em meio à pandemia.

 

A quinta edição do evento, em 2021, está prevista para setembro, novamente no formato online.

 

Edital de jornalismo de educação

Em 2019, foi lançado o primeiro Edital de Jornalismo de Educação, uma parceria entre a Jeduca e o Itaú Social, para incentivar a produção de material jornalístico sobre a educação pública. Foram financiadas oito pautas de educação e premiados  três TCCs (Trabalhos de Conclusão de Curso).

 

O edital foi lançado novamente em 2020, com mais reportagens e TCCs  premiados.

 

A iniciativa também ajuda a produção de conteúdo sobre educação fora dos grandes centros, onde se concentram os grandes veículos. 

 

Curso online de jornalismo de educação

A Jeduca já realizou duas edições do curso online Jornalismo de Educação: Bases para a Cobertura, uma iniciativa em parceria com a Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo), em 2020 e 2021.

 

O curso, voltado para estudantes e profissionais que atuam na produção de conteúdo sobre educação, tem 15 aulas sobre temas-chaves conduzidas por jornalistas especializados na área. A primeira e a segunda edições atraíram inscritos de 26 unidades da federação.

 

Antes disso, em 2018, a Jeduca também realizou 15 oficinas sobre jornalismo de educação, com duração de 2 horas, em faculdades de jornalismo pelo país. Essas oficinas seriam retomadas em 2020, mas com a pandemia, intensificou-se a necessidade de também ter uma versão on-line e ampliada da iniciativa.

 

Conteúdos de apoio e de orientação à pauta 

Na diversidade de temas e formatos, há questões que percorrem as matérias e os guias produzidos pela Jeduca nesse período: desigualdades, avaliação, indicadores,  financiamento e os impactos da pandemia de Covid-19 na educação são algumas delas. Ao longo de cinco anos, a Jeduca produziu 19 guias e miniguias de cobertura, disponibilizados em seu site.

 

Diversidade, inclusão e desigualdades

As desigualdades em suas múltiplas formas são temas transversais na produção da Jeduca. O assunto foi tema específico de uma mesa no 4.º congresso, O coronavírus e as desigualdades educacionais, que enfocou a exclusão do acesso à educação no contexto da pandemia nas perspectivas socioeconômica, racial, de gênero e deficiência.

 

Outros conteúdos, sobre diversos temas, também enfocam o tema: o miniguia Onde encontrar dados sobre desigualdade de gênero na educação e o webinário Abandono e exclusão escolar na pandemia, que chama a atenção para a centralidade da desigualdade nesta cobertura, são exemplos. 

 

Há também matérias sobre as desigualdades de raça e cor no ensino superior e sobre a importância de a cobertura levar em conta a equidade na cobertura sobre as escolas militares, além de um webinário sobre igualdade de gênero na educação.

 

A educação inclusiva foi tema de um miniguia, Para cobrir educação inclusiva como direito, sem simplificações, além de ter sido tema de uma matéria e um webinário sobre a intenção do MEC (Ministério da Educação) de revisar a política de educação especial.

 

Ainda em 2021, a Jeduca lançará um guia sobre as desigualdades educacionais. 

 

Indicadores e avaliações

Os indicadores e avaliações, que têm destaque na cobertura de educação porque fornecem dados que permitem compreender os avanços e desafios das políticas educacionais, foram tema de várias matérias e guias publicados no site.

 

O Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) foi abordado no Guia explica tudo sobre o Ideb, Guia explica o Ideb e em Miniguia reúne pontos de atenção para a cobertura do Ideb 2019, publicados na época das divulgações dos resultados do indicador.

 

O Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes) também foi assunto de matérias e guias, em todas as edições do exame desde o surgimento da Jeduca. Em 2016, quando foram divulgados os resultados do Pisa 2015, foi publicado um guia com orientações para cobertura. Em 2019, foram produzidos um vídeo e um guia, além de uma matéria sobre os destaques da edição 2018 do exame.

 

Com o objetivo de mostrar como as avaliações podem ser úteis na cobertura de educação, a Jeduca publicou um texto detalhando o Enem e  o Pisa.  As mudanças do Saeb em 2019 e a reformulação do Ideb para o período pós-2021 também foram temas de matérias no site.

 

A Jeduca ainda tem um material de orientação sobre as mudanças no Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) em 2019 e realizou um webinário sobre o futuro das avaliações e indicadores sob responsabilidade do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais).

 

Muito em breve, pela importância dos dados para a cobertura, a Jeduca lançará uma página especial em seu site com informações sobre onde os jornalistas e comunicadores podem encontrar os dados educacionais.

 

Financiamento da educação

Um dos temas mais relevantes para compreender o funcionamento das políticas educacionais é o financiamento, tema de um guia publicado pela Jeduca.

 

O novo Fundeb (Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação) foi abordado em diversos materiais, como em um webinário, ainda na fase em que o projeto estava em discussão no Congresso Nacional.

 

Depois de aprovado em 2020, o Fundeb foi assunto de dois vídeos, explicando suas características e desafios, e de uma matéria sobre a regulamentação do novo fundo.

 

Efeitos da Covid-19 na educação

A pandemia teve um impacto forte na pauta de educação, trazendo para o noticiário questões que não faziam parte da cobertura ou não tinham tanto destaque, a oferta de ensino remoto, o ensino híbrido, as questões socioemocionais.  Esses e outros assuntos foram temas de webinários e materiais de apoio publicados no site da Jeduca.

 

Cenários do jornalismo de educação

Uma das primeiras ações da Jeduca foi a defesa da divulgação com embargo de estudos e relatórios oficiais. Em 2016, a associação divulgou uma nota sobre a importância da divulgação antecipada desse tipo de material para uma cobertura jornalística de qualidade.

 

O fazer jornalístico e o dia a dia dos profissionais no contexto da pandemia de Covid-19 foram tema  de suas séries de vídeo, Ao longo do tempo, a associação também produziu séries de vídeos, Rotina na quarentena e Jornalistas contra o coronavírus.

#retrospectiva #jeduca #editaldejornalismodeeducação. #congressointernacionaldejornalismodeeducação #cincoanos

PARCEIROS FINANCIADORES
PARCEIROS INSTITUCIONAIS
ASSOCIAÇÃO DE JORNALISTAS DE EDUCAÇÃO